A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira - http://lattes.cnpq.br/3404888997525903-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de Pesquisa Aprendizagem de Expressões Matemáticas Aluna:Izabele Messias Silva Professora: Andrea Padovan Jubileu.
Advertisements

Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
XX Encontro de Educadores Oficina: Confecção de Materiais Didáticos Manipuláveis Para o Ensino de Geografia. Priscila G. de Leonardo Moura Silva-Professora.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Didáticas na sala de aula
RESULTADOS E DISCUSSÃO
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
I SEMANA ACADÊMICA 16 a 20 de maio de 2017
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Resultados e Discussões
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Pesquisa em Educação Ambiental
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PIBID: TRABALHANDO EM GRUPO E SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO
PROBLEMATIZAÇÃO O IVV surge da:
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
Orientações Adaptação – tempo e público Animações – tópicos, simples
Relatório de Autoavaliação Institucional
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Neurociência a favor da educação
Métodos de pesquisa Iniciar o aluno no trabalho intelectual alicerçado na busca do conhecimento por meio da aplicação da metodologia científica. Capacitar.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
Educação Musical e Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire De: Alan Caldas Simões Instituto Federal.
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
I Encontro de Licenciaturas da
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II RELATÓRIO DE ESTÁGIO
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
TÍTULO DO TRABALHO XV ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DO UNIFACEX
Produção de Recursos Educacionais (Aula 1)
Resultados e Discussão
RESULTADOS E DISCUSSÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
<espaço para figura> Opcional.
UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR: a arte e beleza das células na construção das Ciências Morfológicas e sua interação com a sociedade Autor: Alisson.
Contextualização: escola e alunos
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
Transcrição da apresentação:

A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira - http://lattes.cnpq.br/3404888997525903- Unifesspa Janalice Alves de Souza - http://lattes.cnpq.br/7342913335328454 - Unifesspa Gustavo da Silva (Coordenador do Projeto) - http://lattes.cnpq.br/3769303181613098 - Unifesspa 1 - INTRODUÇÃO 3.1 - RESULTADOS E DISCUSSÃO O presente projeto de ensino tem por objetivo a construção de maquetes em representação tridimensional do espaço geográfico, em especifico a Grota do Coringão. Assim, o referido trabalho, está voltado para a formação inicial dos acadêmicos do Bacharelado e da Licenciatura do curso de Geografia e aos alunos do 1º ano do ensino médio de escola pública Pequeno Príncipe com o auxilio da professora Amine de Souza, no qual visa desenvolver a técnica de construção de maquetes como metodologia de ensino em geografia. Segundo Luz (2009), Através da utilização diversificada destes recursos o professor de Geografia assume um importante papel na formação das competências e habilidades necessárias a compreensão do espaço geográfico pelos seus alunos, superando a simples transmissão de informações e memorização de conteúdo. Nesse sentido, a maquete além de representar o espaço geográfico, permite ao aluno à percepção do abstrato no concreto. Desta forma, é importante destacar que a produção destas representações cartográficas como recurso didático para as aulas de geografia, permitirá auxiliar o professor na organização e exposição dos conteúdos trabalhados em sala e contribuirá no desenvolvimento cognitivo do educando de maneira que permita ao aluno compreender a espacialidade e os elementos que influenciam na dinâmica do objeto estudado. Figuras 03 e 04 - Retirada da curva de nível da folha de isopor com o auxilio do estilete. Fonte: Rubernéia,2016 Figura 5- Montagem da curva das curvas de nível na folha base de isopor . 2 - MATERIAIS E MÉTODOS O projeto esta sendo estruturado de acordo com o cronograma das ações/etapas distribuídas da seguinte maneira: 1- Direcionado aos discentes do curso de Geografia; 2- Voltado aos alunos do 1° ano do Ensino Médio. No momento, o projeto está sendo realizado no Laboratório de Cartografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA),com a participação dos acadêmicos do Bacharelado e Licenciatura do curso de Geografia, na qual foram estabelecidos quatro momentos de aprendizagem: constituiu de uma breve explicação acerca do conceito de Bacias Hidrográficas e a escolha da carta topográfica como objeto de estudo; No segundo momento foi realizado discussões teóricas e metodológicas com os discentes a partir de dois textos que abordavam o conceito de Bacias Hidrográficas e as técnicas de construção de maquete; Solicitação aos participantes dos materiais para a produção das maquetes : folha de isopor (1cm), papel vegetal, papel carbono, alfinetes, estiletes, velas e cola; A construção da maquete, no qual os discentes reproduziram no papel vegetal a delimitação da carta topográfica da Serra da Baliza, que serviu como base para as demais camadas da maquete. Com a delimitação das curvas de nível, as mesmas foram recortadas e coladas na base já delimitada a partir da menor altitude para a maior (de acordo com a sua cotação); Fonte: Janalice,2016 4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS O desenvolvimento de novas metodologias aplicada ao ensino de Geografia é importante para o crescimento profissional do futuro professor de geografia. Assim permite que o mesmo desenvolva uma maior interação entre a teoria e a pratica, o que permite aos alunos das escolas publica construir sua base de conhecimento pautado não só em um único tipo de material didático (livro didático), mas tendo em vista outras formas de aprender as categorias geográficas. Desta forma, consideramos que a construção da maquete seja a base para o desenvolvimento de outras metodologias voltadas para a representação em 3D, que contribuirá para uma geografia escolar mais interativa entre o aluno e professor saído de uma geografia tradicional para uma geografia inovadora no qual coloca o aluno como sujeito ativo na dinâmica e na organização do espaço geográfico. 3 - RESULTADOS E DISCUSSÃO Figuras 01 e 02: Delimitação da Carta Topográfica da Serra da Baliza no papel vegetal. 5 - REFERÊNCIAS LUZ, R. M. D.; BRISK, S. J. Aplicação didática para o ensino de Geografia Física através da construção e utilização de maquetes interativas. Anais..10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Porto Alegre, agosto/setembro, 2009. Disponível em: <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT4/tc4%20(27).pdf>. Acesso em: setembro de 2016. SIMIELLI, M. H. et al. Do Plano Tridimensional: a Maquete como Recurso Didático. Boletim Paulista de Geografia, Nº. 70. São Paulo: AGB, AGB, 1991 23ª Brigada de Infantaria de Selva - Marabá Assessoria de Comunicação - ASCOM Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação - CTIC Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura - PROADI Casa da Cultura de Marabá Fonte: Rubernéia,2016 Fonte: Rubernéia,2016 REALIZAÇÃO: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROEG APOIO: