POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO

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Transcrição da apresentação:

POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO CEGO NO ENSINO A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Alexandre Guimarães Bezerra Cavalcante - Universidade de Fortaleza Lana Paula Crivelaro Monteiro de Almeida - Universidade de Fortaleza Andrea Chagas Alves de Almeida - Universidade de Fortaleza

A Inclusão A Inclusão

A Inclusão de alunos com necessidades especiais em disciplinas regulares do ensino superior é uma tarefa complexa e desafiadora, exigindo do educador múltiplos saberes da prática educativa, principalmente porque pressupõe o respeito às diferenças existentes entre os educandos, independentemente de sua capacidade ou dificuldade, de sua origem socioeconômica ou cultural. A Inclusão

Segunda Guerra Mundial Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (1993) Dificuldade de acesso às Escolas Regulares Portaria n.º1.679 de 2 de dezembro de 1999 Inclusão Social

Aprendizagem Significativa Relacionar a nova informação com os conhecimentos e experiências prévias; Motivação e disposição de aprender significativamente; Materiais e conteúdos de aprendizagem com significado potencial lógico; Aprendizagem Significativa

Aprendizagem Significativa Materiais e instrumentos apropriados; Adequada organização de tipos específicos de atividades e de estratégias de ensino oferecidas. (HARIS; HODGES, 1999). Aprendizagem Significativa

Aprendizagem Significativa E quando essa realidade está presente em disciplina na modalidade a distância (EAD)? Aprendizagem Significativa

O Estudante Cego Aceitação da condição de ser cego; Características e o funcionamento próprios de cada sentido; Orientado a seguir as mesmas regras e as normas da disciplina; Apresentação de alternativas(o tornem capaz de realizar as atividades). Os estudantes cegos são como quaisquer outros. Eles têm, basicamente, as mesmas necessidades emocionais, intelectuais e físicas relativas a todo ser humano. O Estudante Cego

Relatar os desafios e possibilidades do ensino à distância de um estudante cego matriculado em uma disciplina do Núcleo de Educação a Distância de uma instituição particular de ensino superior. Objetivo do Estudo

Descrição da Experiência Núcleo de Educação a Distância da UNIFOR; Estudante cego, matriculado na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico no semestre 2015.2; Situação ainda não vivenciada pelo setor; Desafios encontrados pela equipe na condução do caso; Estratégias utilizadas para facilitar o processo de ensino aprendizagem do estudante; Ações planejadas para a continuação do acompanhamento da disciplina no decorrer do semestre. Descrição da Experiência

Participação efetiva do estudante; Equipe de assessores NEAD; Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP); Biblioteca da Universidade; Professor x Terapeuta; Ação provocativa do professor. Metodologia

Metodologia

Metodologia

Metodologia

Metodologia

Metodologia

Com a experiência relatada, percebe-se uma maior integração e vínculo docente-discente em uma construção coletiva, o que possibilita maior autonomia do estudante e um aprofundamento do conhecimento docente no que diz respeito ao processo de inclusão. Conclusão

Portanto...

A sociedade é formada por todas as pessoas que fazem parte dela não podendo, ao contrário do que acontece, ser deixado de lado qualquer indivíduo.

cavalcantedocente74@gmail.com