Processo Administrativo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processo Administrativo
Advertisements

FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
PROFESSOR RUBENS DE FRANÇA
ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. Características da Teoria Neoclássica Ênfase na prática da Administração. Reafirmação relativa dos postulados.
Controle Interno e Gestão Pública Contemporânea Renato Santos Chaves Auditor Federal de Controle Externo do TCU.
Material Avaliação Sistema de avaliação de desempenho Professor Douglas Pereira da Silva 1Aula 1 Av de Desempenho.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
UNIDADE 1 – Introdução À Administração Estratégica.
Estrutura do SGSO no SISCEAB A presentar a Estrutura do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional no SISCEAB. Objetivo.
Henri Fayol A Teoria Clássica da Administração. Jules Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841 — Paris, 19 de Novembro de 1925) foi um engenheiro de.
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
Aula 2: Processo de Organização
Gestão em Saúde – Introdução à Gestão
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONGs: principais funções.
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
HABILIDADES ADMINISTRATIVAS
Fundamentos de Administração Introdução
CONCEITOS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
Administração Financeira III
O PLANO DE MARKETING.
Metodologia otimizada
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Princípios Administrativos
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
Evolução do Planejamento Estratégico.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 02 Prof
Definição da Estratégia Organizacional
Control Objectives for Information and related Technology – COBIT 5
Sistema de Gestão Econômica:
Elaboração de Projetos
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Gestão de Negócios aula 2
Professor Norival Carvalho Cunha
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES E LOGÍSTICA
BENCHMARKING.
Professor Norival Carvalho Cunha
Instrumentos Utilizados
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Processo e gestão administrativa
Introdução à Administração
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
ABORDAGEM CLÁSSICA Administração Científica Teoria Clássica
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
CONTROLE ADMINISTRATIVO
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Execução e Controle
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Introdução à Teoria Geral da Administração PARTE CINCO ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (SOME)
Funções de administração
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Gestão de Produção Yuri Simão 2015.
CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Processo Administrativo Professor Flávio Toledo
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Planejamento Estratégico e ações de Marketing.
Transcrição da apresentação:

Processo Administrativo

FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR Resgata os princípios da Administração Científica propostos por Taylor; Aceita-se atualmente como sendo planejar, organizar, dirigir e controlar; Quando as funções são interligadas entre si, ocorrendo uma contínua correlação e ajustamento por meio da retroação, são chamadas de processo administrativo.

A evolução das funções administrativas Fayol Urwick Gulick Koontz e O'Donnell Newman Dale Prever Investiga-ção Previsão Planeja-mento Planejamento Planeja-mento Organi-zar Organiza-ção Organização Coman-dar Coorde-nar Comando Coordena-ção Administração de Pessoal Direção Coordenação Designação de Pessoal Direção Liderança Direção Contro-lar Controle Informação Orçamento

Planejamento Organização Direção Controle As funções Administrativas Planejamento Organização Direção Controle Dividir o trabalho Designar as atividades Agrupar as atividades em órgãos e cargos Alocar recursos Definir autoridade e responsabilidade Designar as pessoas Coordenar os esforços Comunicar Motivar Liderar Orientar Definir os padrões Monitorar o desempenho Avaliar o Ação corretiva Definir a missão Formular objetivos Definir os planos para alcançar os objetivos Programar as atividades

O processo administrativo Planejamento Formular objetivos e os meios para alcançá-los Recursos Humanos Financeiros Materiais Tecnológicos Informação Resultados Desempenho Objetivos Produtos Serviços Eficiência Eficácia Controle Monitorar as atividades e corrigir os desvios Organização Modelar o trabalho, alocar recursos e coordenar atividades Direção Designar pessoas, dirigir seus esforços, motivá-las, liderá-las e comunicar

Planejamento É o processo onde se define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüência.

Planejamento Definir objetivos Verificar onde as coisas estão hoje Desenvolver premissas sobre condições futuras (cenários) Identificar meios para alcançar os objetivos Implementar os planos de ação necessários.

As premissas do planejamento Presente Futuro Onde pretendemos chegar Objetivos pretendidos Onde estamos agora Situação atual Planejamento Planos

Planejamento O planejamento começa com a definição dos objetivos; Os objetivos são alvos futuros que se pretende alcançar dentro de um certo espaço de tempo e aplicando os recursos disponíveis ou possíveis; Os objetivos devem ser listados dentro de uma hierarquia. Os obj. organizacionais são mais amplos e menos detalhados do que as normas.

O desdobramento dos objetivos Objetivos organizacionais Estabelecimento dos objetivos da organização Políticas Colocação dos objetivos como guias para a ação Diretrizes Linhas mestras e genéricas para a ação Metas Alvos a atingir a curto prazo em cada órgão Programas Atividades necessárias para cada meta Procedimentos Modos de execução de cada programa Métodos Planos de ação para a execução de tarefas Normas Regras para cada procedimento Maior Amplitude Menor Detalhamento Menor Maior

Planejamento estratégico Conteúdo: Tempo: Amplitude: Definição: Genérico, sintético e abrangente; Longo prazo, 5 anos Aborda a empresa como uma totalidade. Pela Direção

Planejamento Tático Conteúdo: Menos genérico e mais detalhado Tempo: Amplitude: Definição: Menos genérico e mais detalhado Médio prazo (anual). Aborda cada unidade da empresa separadamente. Pelos chefes de Departamentos.

Planejamento Operacional Conteúdo: Tempo: Amplitude: Definição: Detalhado, específico e analítico Curto prazo; Microorientado. Aborda cada tarefa ou operação. Pelos níveis operacional.

Os quatro tipos de planos Relacionados com métodos de trabalho; Fluxogramas; Nível operacional. Relacionado com o dinheiro; Orçamento; Relacionados com o comportamento; Regras e normas; Nível operacional. Relacionados com o tempo; Cronograma.

A função de organizar Dividir o trabalho Agrupar as atividades em uma estrutura lógica; Designar as pessoas para sua execução; Alocar os recursos; Coordenar os esforços.

Os três níveis de organização Nível institucional: Nível intermediário: Nível operacional: Tipos de organização; Tipos de departamentalização; Análise e descrição de cargos.

A função de dirigir Dirigir os esforços para um propósito comum; Comunicar; Liderar; Motivar; Orientar as pessoas; Impulsionar as pessoas.

Os três níveis de direção A empresa ou áreas da empresa; Cada departamento ou unidade da empresa Cada grupo de pessoas ou tarefas Direção: Gerência: Supervisão:

A função de controlar Definir padrões de desempenho; Monitorar o desempenho; Comparar o desempenho com os padrões estabelecidos; Tomar a ação corretiva para corrigir desvios e assegurar o alcance dos objetivos.

As quatro fases do controle Estabelecimento de padrões Ação corretiva Observação do desempenho Comparação do desempenho com o padrão

Os quatro tipos de padrões Volume de produção Níveis de estoque Número de horas trabalhadas Volume de vendas Controle de qualidade do produto Controle de qualidade do processo Especificações do produto Controle da Q da matéria-prima Tempo padrão de produção Tempo médio de estocagem Padrões de rendimento Tempo médio de atendimento Custo de produção Custo de estocagem Custo padrão Custo médio de financiamento Padrões de Quantidade Qualidade Tempo Custo Tipos de Padrões