OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

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OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Tecnologias Digitais, Mídias, Cultura e Educação nas Realidades de Ibero-América OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA LOS GÉNEROS TEXTUALES DEL CINE EN CLASES DE LENGUA PORTUGUESA Alcione da Silva Santos Secretaria de Estado da Paraíba 1 INTRODUÇÃO Esse projeto foi desenvolvido a partir da oportunidade que tivemos de, no âmbito do programa Gira Mundo Finlândia do governo do estado da Paraíba, vivenciarmos formas de trabalho colaborativo. A partir dessa metodologia, desenvolvermos um projeto de produção de curtas-metragens em sala de aula. No lastro desse trabalho, o cinema vem demonstrando exercer um fascínio sobre os alunos que pode ser utilizado como força motriz para conduzir um processo de ensino no qual intenta-se ampliar o domínio sobre competências de leitura e escrita, pois a realização de um filme envolve o conhecimento de gêneros textuais escritos subjacentes à produção de uma película. 2 OBJETIVOS Desenvolver competências de leitura e escrita por meio do uso de ferramentas digitais. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Analisar os gêneros textos que subjazem ao processo de produção de uma película. Figura 1: Grupos colaborativos de trabalho na elaboração do roteiro 3 METODOLOGIA O tipo de pesquisa realizado é a pesquisa-ação (MOREIRA; CALEFF 2008), pois ela oferece subsídios para uma intervenção em pequena escala no mundo real, ao mesmo tempo que proporciona um exame dos efeitos dessa intervenção. No processo de geração dos dados, os alunos realizaram em equipe de trabalho (cf. figura 1) as atividades propostas no Portal Tela Brasil, cujo print pode ser visto na figura 2. Assim, os alunos produziram um total de 18 sinopses que é o primeiro gênero textual escrito para produzir um filme. Esses dados serão analisados à luz de teorias que versam sobre a apropriação de letramentos Vs alfabetismos (ROJO, 2009). 4 RESULTADOS A pesquisa está em andamento, mas a análise preliminar dos dados sugere o desenvolvimento da competência de compreensão das partes de um enredo, pois na primeira versão que os grupos de trabalho apresentaram, elementos típicos da apresentação da narrativa como a espacialização e a caracterização socioeconômica dos personagens acontecia muito rapidamente. À medida que os textos são escritos e reescritos pelos alunos em seus grupos de trabalho, esses elementos tendem a ser melhor caracterizados. Figura 2: Site para suporte acerca da temática 5 CONSIDERAÇÕES Os alunos ampliaram suas competências de leitura e escrita, compreendendo que uma narrativa é composta por elementos, entre os quais estão as quatro partes do enredo. Outro aspecto importante para o desenvolvimento dessa pesquisa foi o programa Gira Mundo Finlândia, pois, naquele país, este pesquisador aprendeu a utilizar o trabalho colaborativo que, por sua vez, foi responsável pela multiplicação de conhecimentos/solução de problemas executados pelos próprios alunos no processo de aprendizagem. REFERÊNCIAS GERBASE, C. Cinema primeiro filme: descobrindo, fazendo e pensando. Porto Alegre: Artes e ofícios 2012.   MIGLIORIN, C. et al. Inventar com a diferença. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2014. MOREIRA, H. CALEFF, Luís Gonzaga. Metodologia da Pesquisa para o professor pesquisador. 2ª ed. Rio de Janeiro, 2008. ROJO, R. CORDEIRO, G. S. Apresentação: gêneros orais e escritos como objeto de ensino: modo de pensar e modo de fazer. In: SCHENOUWLY, B. DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. ______ Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. http://www.telabr.com.br/oficinas-virtuais/sala/roteiro Último acesso: 29/03/2017.