O que é real e o que é imaginário? Minha percepção de mundo!

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Transcrição da apresentação:

O que é real e o que é imaginário? Minha percepção de mundo! Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Letras Teoria e Prática da Leitura Turma A – 2017 Karise Oliveira Torres e Márcia Formiga Trusz O que é real e o que é imaginário? Minha percepção de mundo!

O imaginário na sala de aula Público-alvo: alunos entre 11 e 12 anos, cursando o sexto ano do Ensino Fundamental, turma que tenha interesse em contos e histórias do folclore brasileiro; Objetivo: estimular o aluno para que reflita sobre questões do mundo do imaginário e do fantástico; proporcionar oportunidade para o desenvolvimento da identidade própria; identificar no texto recursos que explorem a imaginação como uma ferramenta de desenvolvimento crítico, pessoal e coletivo; ampliar o vocabulário a partir da leitura efetiva das obras; estabelecer conexão entre os gêneros literários e tipos de textos vistos.

O imaginário na sala de aula Justificativa: O eixo norteador do presente projeto será a temática do imaginário, observando-se os recursos utilizados para sua abordagem, assim como os conceitos implícitos nela destacados. Partindo-se da ideia de que imaginário é tudo aquilo que povoa nossa imaginação e que não pode ser materialmente provado, pretendemos trabalhar com os alunos a possibilidade de entendimento de si e de mundo através de obras e gêneros literários que abordam o tema.

O imaginário na sala de aula Número de alunos: Entre 25 e 30 alunos; Número de horas/aula: 4 aulas de 50 minutos; Recursos necessários: data show, computador, quadro, textos escritos sobre lendas, folclore, histórias em tirinhas.

O imaginário na sala de aula Resultados esperados: Espera-se que o aluno possa refletir sobre as variedades linguísticas e suas aceitabilidades sociais; refletir a pluralidade da linguagem e as diversas formas de expressão de determinados textos; ler sendo capaz de atribuir sentido ao que foi lido, estabelecendo relação com o contexto; interpretar e depreender ideias centrais da temática do imaginário popular brasileiro; reconhecer gêneros textuais, identificando a abordagem do tema em diferentes contextos estruturais; identificar metáforas, interpretações e inferências de um texto; produzir textos e atividades sobre o assunto, a partir de reflexão sobre o tema; construir o sentido global de um texto; realizar inferências e identificar implícitos nos textos; utilizar em textos de própria autoria recursos que dêem concretude a suas ideias; lançar mão da história pessoal de leitor para a construção do sentido de leitura.

O imaginário na sala de aula Forma de avaliação: produção de um texto com base nos textos lidos sobre lendas, folclore, poemas, tirinhas, contos. Criar uma história usando a própria imaginação. Unidade temática: o imaginário na sala de aula como uma percepção do mundo.

O imaginário na sala de aula – Aula 1 Apresentação do tema imaginário popular e de conceitos relacionados; Preparação para leitura: você conhece alguma lenda brasileira? Já leu alguma história como o Boitatá, Curupira ou Boto? Como são essas histórias? Quais são os personagens que você conhece? Quem são essas figuras? Você conhece ou já leu histórias com estes personagens? Leitura e análise de alguns personagens do folclore brasileiro. Discussão oral.

O imaginário na sala de aula – Aula 1 Leitura silenciosa: Leia a lenda e responda. Você acha que a história é verdadeira? Que parte da lenda te chamou a atenção?

O imaginário na sala de aula – Aula 1 Estudo do texto: Você acabou de ler a lenda da Iara. Siga a orientação da professora para responder o que segue. Tem gente que acha a lenda uma mentira? Você acredita em lendas? Para ir um pouco mais além: Você sabia... Que lenda é uma narrativa transmitida oralmente pelas pessoas, visando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, misturando fatos reais com imaginários ou fantasiosos, e que vão se modificando através do imaginário popular? Que o Brasil é um país riquíssimo de cultura popular, e uma das características que ajuda a reconhecer este título é justamente a grande quantidade de lendas folclóricas?

O imaginário na sala de aula – Aula 2 Leitura silenciosa: Agora você vai ler uma tirinha com personagens do folclore brasileiro. Você acha a tira engraçada? Que título daria para a história?

O imaginário na sala de aula – Aula 2 Leitura silenciosa: Agora você vai ler outra tirinha. Você entende o que diz a tirinha?

O imaginário na sala de aula – Aula 2 Estudo do texto: O que o John quis dizer com “é muita areia para o meu caminhão“? Observe os dois tipos de balões que aparecem no último quadrinho: qual a diferença entre eles? O que cada um expressa? Para ir um pouco mais além: Você sabia... Que o sentido dado à palavra ou à expressão usada com o significado diferente do usual, ou do literal, é chamado de sentido figurado?

O imaginário na sala de aula – Aula 3 Leitura silenciosa: Agora você lerá dois poemas. De qual deles você mais gosta? Órion – A primeira namorada, tão alta Que o beijo não alcançava, O pescoço não alcançava, Nem mesmo a voz o alcançava. Era quilômetros de silêncio. Carlos Drummond de Andrade

O imaginário na sala de aula – Aula 3 Meus oito anos – Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais! Como são belos os dias Do despontar da existência! Respira a alma inocência Como perfumes a flor; O mar é - lago sereno, O céu - um manto azulado, O mundo - um sonho dourado, A vida - um hino d’amor! Casimiro de Abreu

O imaginário na sala de aula – Aula 3 Estudo do texto: O que esses textos têm em comum? No poema “Meus oito anos”, por que o eu lírico tem tantas saudades da infância? Leia novamente o poema “Órion”: a que tipo de amor se refere o poeta? Podemos compará-lo com sentimento descrito no poema “Meus oito anos”? Como? Nos versos abaixo há palavras ou expressões com significados diferentes do usual. Explique quais os sentidos figurados que essas palavras ou expressões assumem dentro do poema: A primeira namorada, tão alta que o beijo não alcançava. Eram quilômetros de silêncio. O mar é – lago sereno, o céu – um manto azulado, o mundo – um sonho dourado, a vida – um hino de amor.

O imaginário na sala de aula – Aula 4 Produção do texto: No início da unidade, lemos e discutimos sobre lendas que lemos e que ouvimos falar. Agora você vai fazer uma tarefa parecida, só que por escrito. Escolha um tipo de texto dos quais você leu e crie uma história usando sua imaginação. Lembre-se que a história envolvendo suas experiências enriquece e valoriza muito o texto.

O imaginário na sala de aula – Aula 4 Planejamento do texto: Sempre é bom planejar o seu texto antes de começar a escrever. Pense no seguinte: o que você gosta nas histórias? O que você não gosta nas história? Quem são os personagens? Qual deles é importante destacar e quais são suas principais características? Qual é a trama da história? Como ela é contada? Para que público, entre os alunos da escola, esta história poderia ser uma leitura interessante? Escreva pensando neste público. Faça anotações de tudo isso: elas serão valiosas na hora de escrever.