OS na Educação da Paraíba

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
Advertisements

Maio/2015 PMAT Automático MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
2ª ETAPA - ACORDO DE RESULTADOS 2009 METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO SRE e Escolas Estaduais.
II SIMPÓSIO DE PLANEJAMENTO Oficina PGA. Plano de Gestão Anual - PGA PGA ESTRATÉGICO 2016 Recorte anual do PDI que detalha os objetivos e as ações previstas.
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
PROCESSO DE MONITORAMEN TO E PRESTAÇÃO DE CONTAS Obrigações e prazos.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
Reunião de Análise Crítica dos Processos Corporativos Data: 20/02/2014 Local: Sala 7 – Subsolo – Bloco A Sistema de Gestão Integrada Processo: Gestão.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Gestão Integrada.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Total de Escolas: escolas
Fundamentos para uma nova Pró Reitoria de Administração
Plano Estratégico de Ação do PAAEB
O Observatório da Despesa Pública é uma unidade de produção de informações estratégicas e monitoramento dos gastos públicos Identificar riscos de fraude,
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Prefeitura Municipal de Guarujá
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
Programas de qualidade – Formas de participação e avaliação
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
Indicadores de Gestão.
Educação Especial e Inclusiva
SANASA em números Índice de cobertura: Sede Administrativa
Avaliação e Indicadores Educacionais
Resultados dos alunos dos Programas Alfa e Beto vs. demais programas
Informações importantes
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
Definição da Estratégia Organizacional
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Ilha Comprida
SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL APAE - Itatiba 11 a 29 de agosto de 2008 CICLO INTEGRADO DE ESTUDOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO Educação Especial e Educação.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Sistema de Gestão Econômica:
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
Curso - Avaliação e Aprendizagem
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Cálculo dos Indicadores referentes ao ano de 2011
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
Análise do Desempenho Quadrimestral - 1º Quadrimestre –
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
Ministério da Educação / República de Angola
Estratégias Pedagógicas a partir do resultado do Ideb
Prevdata Aquisição de ERP
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
Estrutura Organizacional Câmpus Boa Vista Centro - IFRR
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
DISCIPLINA: Gestão Ambiental DEFINIÇÃO DE GESTÃO E GERENCIAMENTO.
TRANSPARÊNCIA E UNICIDADE
Método de Melhoria de Resultados MMR Nome da Unidade Escolar
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
VIII Fórum Institucional de Ensino
NAPNE – campus Inconfidentes. Perspectiva da educação inclusiva  EDUCAÇÃO ESPECIAL  É a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Educação Especial Curso: Pedagogia UAB – UFC aulas 1 e 2 20 e 21 de março de 2019 Professor Marney Eduardo Ferreira Cruz.
Transcrição da apresentação:

OS na Educação da Paraíba

Objeto: apoio A Gestão Pactuada das ações e serviços de apoio escolar em unidades escolares e afins da Secretaria de Estado da Educação Limpeza Manutenção Segurança Suporte de Secretariado Gestão de Estoque Suporte de Tecnologia da Informação (TI) Alimentação Suporte à Educação Inclusiva Suporte Pedagógico Acompanhamento pedagógico ao aluno Suporte ao professor Gestão dos Espaços Pedagógicos

Escopo Análise da situação Análise da vantajosidade econômica Modelagem: definição dos lotes e seleção de escolas Modelagem do Contrato de gestão e da sistemática de Monitoramento e Avaliação

Análise da situação Análise Estatística das unidades escolares da PB Variáveis de desempenho (dependentes) IDEB 2015 Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática 2016 (IDEPB) IDEPB 2016 Taxas de Abandono do Ensino Fundamental e Médio de 2015 Variáveis-atributo: porte, quantidade de alunos, funcionários e professores, gastos e infraestrutura

Conclusões iniciais Gasto não influencia no desempenho da escola Maior proporção de professores efetivos afeta negativamente o desempenho Maior quantidade de apoio afeta negativamente o desempenho na maioria dos casos

Vantajosidade – Premissas A economia gerada será reinvestida no sistema educacional Foram analisados três modelos diferentes de gestão escolar: Escola pública Escola OS com CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação ) Escola OS sem CEBAS

Vantajosidade – Parâmetros A análise comparativa de custos contemplou os gastos das seguintes naturezas: Merenda escolar Transporte escolar Material escolar Despesas Gerais Contabilidade e assessorias Manutenção predial Gasto com Apoio Prestadores de Serviço Gasto com Professores Prestadores de Serviço

Vantajosidade – Parâmetros Desse modo, o coeficiente de eficiência em compras foi estimado em 20% e 40%, e impacta os seguintes gastos: Eficiência de 20%: Despesas Gerais Contabilidade e assessorias Eficiência de 40%: Merenda escolar Transporte escolar Material escolar

Vantajosidade – Resultados

Paraíba Princípios: Diversificação de riscos Balanceamento de encargos Competição administrada Variedade de requisito

João Pessoa

Campina Grande

2. Suporte administrativo Indicadores e M&A Grupo DESCRIÇÃO Indicadores Nota Média (a) Peso (b) TOTAL DA IN (c) = (a) x (b) 1. AEE, suporte pedagógico e desempenho escolar Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba – Avaliando IDEPB   40% Integração de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação em classes comuns Índice de satisfação do AEE % alunos infrequentes acompanhados Índice de Clima Escolar – ICE 2. Suporte administrativo Índice de satisfação do Atendimento ao Público 20% % Escolas com dados atualizados % Escolas com acesso à internet Índice de satisfação da Merenda Escolar – IME Índice de Segurança Escolar NOTA GLOBAL DA AVALIAÇÃO = Σ(c) Grupo DESCRIÇÃO Indicadores Nota Média (a) Peso (b) TOTAL DA IN (c) = (a) x (b) 3. Acordo de Nível de Serviço (ANS) Índice de Suporte de TI   35% Índice de Limpeza Índice de Manutenção % realização da manutenção predial preventiva no prazo Prazo de atendimento de chamados para manutenção corretiva Prazo de solução dos problemas na manutenção corretiva % Realização da manutenção preventiva anual de TI no prazo Prazo de atendimento de chamados para manutenção corretiva de TI Prazo de solução dos problemas na manutenção corretiva de TI Indice ANS limpeza 4. Índice de Equilíbrio Financeiro – IEF 5% NOTA GLOBAL DA AVALIAÇÃO = Σ(c)

Parcela variável Remuneração do Corpo Técnico e Diretivo com parcela mensal fixa (70%) e outra variável, vinculada ao cumprimento das metas (30%). PONTUAÇÃO GLOBAL CONCEITO IMPACTO 9,1 a 10 A - ÓTIMO Aprovado – Sugestão de Renovação Recebe 100% da parte variável 8,1 a 9,0 pontos B – MUITO BOM Aprovado – Sugestão de Renovação Recebe 60% da parte variável 7,1 a 8,0 pontos C – BOM Aprovado – Sugestão de Renovação Recebe 30% da parte variável 5,1 a 7,0 pontos D – SATISFATÓRIO Aprovado – Passível de Renovação após diagnóstico conjunto 4,1 a 5,0 pontos E – RUIM Reprovado – Não renova o Contrato < 4,0 F – INSUFICIENTE Sugestão de Desqualificação

Desafios da implementação Mudança de cultura do diretor da escola: complacência com falhas para exigência de desempenho da OS Exposição de ineficiências da Administração Pública e possíveis expansões do modelo Capacidade do contratante em fazer uma boa gestão do contrato de gestão

Contato Humberto Falcão Martins Gustavo Coelho humberto@institutopublix.com.br Gustavo Coelho gustavocoelho@institutopublix.com.br