GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação da UNEB.
Advertisements

Educação a Distância como estratégia de educação permanente para profissionais do SUS Profa. Dra. Rita Maria L. Tarcia
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
Blended Learning e sua Aplicação no Ensino Superior Renato Dutra, D.Sc.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
FACES DO DISCURSO: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR NA EAD Marcio Marosti Fabrícia Souto Cruz Siderly do Carmo Dahle de Almeida.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Curso de Filosofia - UFRN
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
IMPORTÂNCIA DO CURSO PARA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS
Graduação em Enfermagem - EAD
Tema proposto para Escola Superior de Guerra (ESG):
Objetivo Alinhar as ações com a perspectiva de agilizar a produção e otimizar a execução dos cursos.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
1º semestre Plano de Formação
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
MATERIAL DIDÁTICO NA EAD E OS REAS
Coordenação: Vani Kenski
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
4ª TEMA CADERNOS DO CURRÍCULO
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O QUE É O PEDAGOGO.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Lidiane Moutinho Neves Celia Maria Haas Rita Maria Lino Tarcia
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
TUTORIAL – PORTAL DO ALUNO
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
RECEPÇÃO DOS PAIS /01/2019.
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

GRUPO POSITIVO

© apops / / Fotolia. (Adaptado).

© apops / / Fotolia. (Adaptado).

Investimento do Grupo Positivo no Curso de Pedagogia = FUTURO DA EDUCAÇÃO

Cursos de Pedagogia nas modalidades: Presencial EAD Semipresencial

Estrutura das disciplinas semipresenciais (80 h) Material didático (ebook, vídeo-aulas, mapas conceituais) e atividades de aprendizagem desenvolvidas exclusivamente para a disciplina, disponíveis no AVA; Acompanhamento e orientação de um professor-tutor no desenvolvimento das atividades online e no processo de ensino-aprendizagem. Aulas presenciais quinzenais, ministradas pelo professor presencial da disciplina, com o uso de metodologias ativas.

Metodologias ativas

ESCOPO DO CURSO DE PEDAGOGIA

DIFERENCIAIS DO CURSO

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO caracteriza-se como um conjunto de atividades de aprendizagem construído por meio da integração da teoria com a situação real de trabalho, levando em conta os meios social, profissional e cultural, em que o futuro pedagogo estará inserido.

O aluno tem a OPORTUNIDADE de entrar em contato com a realidade profissional, complementando sua formação acadêmica quanto ao desenvolvimento de competências importantes, como responsabilidade, compromisso, pensamentos crítico e inovador. Essa aproximação é FUNDAMENTAL, pois é na ação e na vivência do cotidiano que o conhecimento da experiência do fazer pedagógico assume significado, para saber observar, descrever, registrar, interpretar e problematizar e, consequentemente, propor alternativas de intervenção. (PIMENTA, 2001, p. 76)

Responsabilidade da UP

PROPOSTA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA

Estágio 1- Introdução – Mapeamento da Escola Estágio 2 - Educação Infantil Estágio 3 - Ensino Fundamental Estágio 4 - Ensino Fundamental e Gestão TCC - Projeto de Intervenção

RECEPÇÃO AOS CALOUROS METODOLOGIA DO CURSO

METODOLOGIA O princípio da aprendizagem esta pautada na prática (action learning); Comunicação bidirecional entre aluno, professores-tutores e coordenadores; O percurso de aprendizagem prevê que a aprendizagem aconteça de forma cumulativa e formativa, com base em questionamentos e problematizações; Equipe de professores-tutores é composta por especialistas, mestres e doutores que acompanham todo processo de construção do conhecimento, por meio das atividades que serão propostas no seu percurso de estudo.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA

PROPOSTA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ESTÁGIO 1 INTRODUÇÃO | MAPEAMENTO

Vídeo inicial/Leitura do e-book e videoaula Atividades de Observação- Roteiro e observação in loco (Encontro Presencial) Estruturação do Plano de Aula Aprovação do Plano de Aula (Encontro síncrono no ambiente virtual de aprendizagem) Regência Avaliação da Aula (Documentos específicos)

VÍDEO EXPLICATIVO - INICIAL

Calendário Entendendo a Disciplina / E-book e videoaula Atividades/Parada para a prática Documentos Fale com a professora Tira dúvidas Mensagens do Curso Avisos Tutoriais Comunicados do Curso

ESCOLHA DAS ESCOLAS

COMO PREENCHER FICHA FREQUÊNCIA?

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES

PARADA PARA A PRÁTICA

PARADA PARA A PRÁTICA

MOMENTOS DE INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO RECEPÇÃO AOS CALOUROS MOMENTOS DE INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO 1- ENCONTRO PRESENCIAL 2- ENCONTRO SÍNCRONO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

PROPOSTA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ESTÁGIO 2 – EDUCAÇÃO INFANTIL

Vídeo inicial/Leitura do e-book e videoaula (Encontro Presencial) Atividades de Observação- Roteiro e observação in loco Estruturação do Plano de Aula (Encontro síncrono no ambiente virtual de aprendizagem) Aprovação do Plano de Aula Aula propriamente dita Avaliação da Aula (Documentos específicos)

PROJETO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA RECEPÇÃO AOS CALOUROS

Art. 1o Fica instituída a Monitoria Voluntária (não remunerada) nos cursos de Graduação à distância da Universidade Positivo (UP), a ser realizada no respectivo ano letivo, por alunos da Graduação, como auxiliares de professores em tarefas de ensino. § 1o Ao monitor, sob orientação e responsabilidade do professor, compete: Auxiliar as atividades didáticas da disciplina, conforme plano de monitoria. Facilitar o relacionamento entre os professores e os alunos visando a uma maior eficácia na execução do plano de ensino da disciplina. Acompanhar a disciplina, apresentando sugestões ao professor. Conhecer e obedecer aos termos e exigências desta Resolução.

Monitoria voluntária – Projeto piloto EAD – para o Estágio Supervisionado Foco: fortalecimento teoria/prática – proximidade professor-tutor/aluno Alunos das três modalidades do curso, que já tenham cursado a disciplina podem ser monitores Monitor fica vinculado ao Apoio pedagógico/professor tutor CH semanal/Horário a ser definido de acordo com cada vaga/aluno Para 2017- ampliação do projeto para outras disciplinas

NÃO FIQUE DE MÃOS ATADAS, ESTEJA PREPARADO TAMBÉM PARA AS SITUAÇÕES INESPERADAS, BUSCANDO SEMPRE ESCLARECER DÚVIDAS QUE SURGIREM

Josemary Morastoni josimora@up.edu.br Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática. FREIRE, Paulo. A educação na Cidade, p. 58. Josemary Morastoni josimora@up.edu.br