GESTÃO DE PESSOAS Planejar, organizar, dirigir e controlar. O administrador não executa esse processo sozinho, precisa das pessoas para ajudá-lo.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GESTÃO DE PESSOAS AGREGAR PESSOAS APLICAR PESSOAS RECOMPENSAR PESSOAS DESENVOLVER PESSOAS MANTER MONITORAR RECRUTAMENTO SELEÇÃO DESENHO DE CARGOS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO REMUNERAÇÃO BENEFÍCIOS E SERVIÇOS TREINAMENTO MUDANÇAS COMUNICAÇÕES DISCIPLINA HIGIENE SEGURANÇA QV REL. SINDICAIS BANCO DE DADOS SISTEMAS DE INFORM. GERENCIAIS
Fidelidade à organização Dependência da chefia Alienação à organização PESSOAS COMO RECURSOS Subordinação ao chefe Fidelidade à organização Dependência da chefia Alienação à organização Ênfase na especialização Executoras de tarefas Ênfase nas destrezas manuais Mão-de-obra
OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS INDIVIDUAIS Sobrevivência Crescimento Sustentado Lucratividade Produtividade Qualidade nos produtos/serviços Redução de Custos Participação no mercado Novos mercados Novos clientes Competitividade Imagem no mercado Melhores salários Melhores benefícios Estabilidade no emprego Segurança no trabalho Qualidade de vida no trabalho Satisfação no trabalho Consideração e respeito Oportunidade de crescimento Liberdade para trabalhar Liderança liberal Orgulho da organização
“A maior riqueza das organizações hoje, é o conjunto somado de Capital Humano e Capital Intelectual, riqueza está que só é possível garantir através de seres humanos bem desenvolvidos”