Total de Escolas: escolas

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Transcrição da apresentação:

Total de Escolas: 183.487 escolas Matrículas Matrículas em creches 3.049.072 estudantes Matrículas em pré-escolas 4.923.158 estudantes Matrículas anos iniciais 15.562.403 estudantes Matrículas anos finais 12.368.807 estudantes Matrículas ensino médio 8.076.150 estudantes Matrículas EJA 3.491.869 estudantes Matrículas educação especial 179.700 estudantes

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) completa dez anos em 2017 e é uma das mais importantes políticas de qualidade do ensino no Brasil. Foi a partir dele – e da Prova Brasil, criada em 2005 – que o Brasil construiu, pela primeira vez, uma forma de medir e acompanhar a aprendizagem em todas as escolas

metodologia de cálculo (Ideb) Ideb combina informações da pontuação média dos estudantes em exames padronizados (Prova Brasil) ao final de determinada etapa da educação básica com as informações sobre o rendimento escolar, mais especificamente com a taxa média de aprovação dos estudantes na correspondente etapa de ensino. Ele é calculado para o 5º e 9º ano do ensino fundamental e para o 3º ano do ensino médio.

Importância do IDEB É importante porque sintetiza em um único indicador duas dimensões importantes da qualidade da educação: o aprendizado e o fluxo escolar.

Qualidade Um sistema de ensino com qualidade é aquele em que os estudantes passam de ano e aprendem. Se um sistema de ensino reprova os alunos de baixo desempenho, de tal forma que ao final de cada etapa de ensino apenas os alunos com alto aprendizado sobrevivem, ele não é um sistema bom, porque parte da população não está sendo atendida de forma adequada. Se um sistema educacional aprova seus alunos sem o aprendizado adequado, ele também não cumpre com o que se espera de um sistema educacional.

Impactos do ideb Induziu diversas políticas e programas públicos Passou a balizar os investimentos do terceiro setor Nas escolas, deu um instrumento concreto para que famílias, professores e gestores pudessem dialogar e agir para melhorar a qualidade.

evolução

evolução

evolução

desafios Com o índice nacional, também surgiram versões municipais e estaduais, gerando sobreposições. A divulgação das notas levou ao ranqueamento e a busca por melhores posições conduziu a práticas de treinamento e ao foco curricular nos descritores de Língua Portuguesa e Matemática da Prova Brasil. “Acabamos criando mecanismos sofisticados de avaliação, mas não de mudança pedagógica na escola” (Gestão Escolar, abril/17) https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1775/as-escolas-de- todos

desafios Para que mudanças pedagógicas aconteçam, é preciso saber transformar os números das provas em ações. “Na gestão essas ações se materializam na garantia da formação continuada, do número adequado de alunos em sala, na valorização e permanência dos professores e na infraestrutura. Dentro de sala, é priorizar mais os erros do que os acertos. É da reflexão sobre o erro que vem a transformação da prática” (Gestão Escolar, abril/17)

desafios Precisamos criar mecanismos de avaliação que considerem o impacto da Educação integral, a relação da escola com a comunidade e a cidade, novas metodologias de ensino e as demandas de aprendizagem dos alunos.

avanços Nas séries iniciais do ensino fundamental, cerca de 70% das escolas melhoraram seu desempenho na edição 2015 do Ideb, quando comparamos com o Ideb anterior de 2013, onde houve 58% de melhora.

avanços Emenda constitucional 59/2009 Escolaridade obrigatória entre 4 e 17 anos Plano Nacional de Educação (junho/14) 20 metas 10% do PIB até 2024 Educação integral

Sítios de pesquisa www.inep.gov.br http://www.qedu.org.br/brasil/ideb http://www.observatoriodopne.org.br www.convivaeducacao.org.br

contatos Pilar Lacerda pilar.lacerda@fundacion-sm.com Telefone: +55 11 2111.7570