Campinas – SP, 19 de Junho de 2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Painel: Aspectos destacados
Advertisements

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Departamento de Geografia Curso de especialização em Gestão.
ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL IEGM. CONTEXTO HISTÓRICO Situação econômica Conscientização da população Impactos sociais Administração gerencial.
II Simpósio de Planejamento Institucional “Gestão Estratégica Alinhada ao PDI” Junho 2016 Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento O PPA como Instrumento.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
ESTUDOS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE MANAUS.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
Secretaria de Administração GESTÃO ESTRATÉGICA COM PESSOAS: Caminho para uma Administração verdadeiramente pública.
I - firmar convênios, contratos, acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas; Lei nº /05.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA Profa. Elizabete Nunes.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – Princípios e fundamentos
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
TECOM – ESTRUTURA DO COMEX.
CIDADES INTELIGENTES E IOT
Judicialização da Saude
SAÚDE DO TRABALHADOR Aula 1 – Relação entre conceito de saúde e trabalho.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Seminário Nacional de Saneamento Sustentável
Quem Somos A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - Assemae é uma organização não governamental criada em 1984, com o objetivo de.
da Reunião Especializada das Cooperativas do MERCOSUL
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
47o CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE
Letícia de Arruda Monteiro Albuquerque
Projeto BRA/01/039 MINERAÇÃO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento e Inclusão Produtiva em Territórios Quilombolas.
PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST O desenvolvimento de ações de Saúde.
Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos (MERFI) - V Turma
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS E APLICAÇÃO DA
Mesa redonda 4: 10 anos da Lei 11
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Redes de escolas de governo, disseminação de conhecimento e educação a distância. Guilherme Ribeiro Escola do Legislativo da ALMG/PUCMinas.
1º AUDIÊNCIA PÚBLICA TRIMESTRAL DE SAÚDE
Os CONSÓRCIOS PÚBLICOS INTERMUNICIPAIS e a estratégia para gestão e regulação do saneamento no maranhão Campinas/SP 20/ Junho/ 2017.
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
PRODEL 2017 Programa de Desenvolvimento Local
Núcleo de Saúde Coletiva
Prof. Arruda Bastos (85) Gestão em Saúde Prof. Arruda Bastos (85)
Diz o Professor Emérito da USP, Dr. Antonio Delfin Neto
Sistema Único de Saúde SUS
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Siconv Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse.
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
– Família real – Família real.
TEMA: CIDADANIA E MEIO AMBIENTE 1º ano do Ensino Médio Disciplina: Geografia.
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
Fabiana Meurer Arquiteta e Urbanista
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
RELATÓRIO DE FREQUÊNCIA
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
O PAPEL DA REGULAÇÃO PARA MELHORIA DA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO.
O que nós, em Regime de Colaboração, gostaríamos de entregrar para o(a) secretário (a) de Educação no ano que vem?
Curso: Engenharia Civil Disciplina: Saneamento Básico I Prof. FIRMINO Fevereiro de 2017 LEI Nº /2007.
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
ROTEIRO – DINÂMICA Abertura Nivelamento Institucional (1)
Estrutura Administrativa
Seminário – Judicialização da Saúde
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 Art. 3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento.
Palestrante: RUBENS PEREIRA E SILVA JUNIOR
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

Campinas – SP, 19 de Junho de 2017.

Painel Especial I Criação e estruturação de serviços municipais e intermunicipais de saneamento básico Prof. Dirceu Scaratti Instrutor Convênios Assemae/Funasa Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Saneamento Básico: Direito do Cidadão e Dever do Estado (Constituição Federal) “Art. 196: a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco da doença e de outros agravos e de acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. (Grifo nosso) “Art. 225: todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” (Grifo nosso)

Saneamento Básico: Direito do Cidadão e Dever do Estado (LEI Nº 8 “Art. 3º Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.” (Grifo nosso) Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde - SUS [ ... ] II - a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico; (Grifo nosso)

Abrangência dos serviços: SNIS, 2017 (2015)

O Protagonismo dos Municípios na Gestão do Saneamento

PRESTADORES DE SERVIÇOS LOCAIS: Abastecimento de Água e/ou Esgotamento Sanitário   Administração pública direta: Prefeitura Municipal Autarquias: SAAs; Departamentos; Superintendência; Centro de Operações; Autarquia Municipal; etc. Sociedade Mista/Empresa Pública: Sociedade de economia mista com administração pública; Empresa Pública; Organização Social; Empresa Privada: Águas; Concessionárias; PPPs; Soluções, Saneamento; etc. Obs.: Os Municípios sem identificação são atendidos por prestadores de serviços regionais: Companhias estaduais, Autarquias estaduais ou Empresa privada ou não fazem parte da amostra SNIS. FONTE: SNIS 2016 E SNIS 2017

O Protagonismo dos Municípios na Gestão do Saneamento FONTE: SNIS 2016 E SNIS 2017

Prestador de serviços: Região Norte

Prestador de serviços: Região Centro Oeste

Prestador de serviços: Região Nordeste

Prestador de serviços: Região Sudeste

Prestador de serviços: Região Sul

? ? ? ? ? . . . . . Desafios do Saneamento Estabelecer Ações de Capacitação e Fortalecimento conditio sine qua non O Protagonismo dos Municípios na Gestão do Saneamento

PLANSAB AÇÕES ESTRUTURANTES

CONVÊNIO ASSEMAE/FUNASA Nº 816987/2015

Objeto de Convênio/Meta Promover Eventos de Capacitação para a Criação e Estruturação de Serviços Municipais de Saneamento Básico Realizar 20 oficinas sobre a criação e estruturação de serviços municipais ou intermunicipais de saneamento básico, abordando aspectos políticos, técnicos e operacionais, além dos mecanismos de gestão, planejamento, regulação, fiscalização e controle social Carga horária: 32 horas Vagas: 1.000

Objetivos Capacitar gestores, técnicos e profissionais da área do saneamento básico para criação e/ou estruturação de serviços públicos municipais e intermunicipais, visando o fortalecimento dos municípios como protagonistas do melhor saneamento básico implementado no país (Assemae) Compartilhar o conhecimento e a experiência da Funasa visando fortalecer os municípios nos processos de criação, estruturação e de apoio à gestão dos serviços municipais e intermunicipais de saneamento básico (Funasa)

Objeto de Convênio/Meta EXECUÇÃO DAS OFICINAS: Início: Março de 2017 Término: Abril de 2018 INSCRIÇÕES: www.assemae.org.br INFORMAÇÕES: gestaoemsaneamento@assemae.org.br

Execução do Convênio/Meta Identificação Status Realizadas Programadas

Oficina: Turma Teresina

Oficina: Turma Ponte Nova

Oficina: Turma Jaboticabal

Oficina: Turma Vitória

Oficina: Turma Maceió

Oficina: Turma Porto Alegre

Oficina: Turma São Luiz

Metodologia Módulo 1 – Módulo II CRIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS MUNICIPAIS OU INTERMUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO DE SERVIÇO MUNICIPAL E INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO, COMPREENDENDO AS ÁREAS ADMINISTRATIVA, FINANCEIRA E TÉCNICA CRIAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE SERVIÇOS MUNICIPAIS E INTERMUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO

Caracterização: Serviço Público SERVIÇO MUNICIPAL SERVIÇO INTERMUNICIPAL Serviço Público Interesse local Caráter Universal Prestação de forma contínua Execução direta e/ou indireta Associação cooperativa Lei 11.107/2005 Consórcios Públicos Sociedade empresarial Empresa Pública

CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988) Direta Descentralizada Modelos de Gestão CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988) Lei nº 11.079/2004 Direta Centralizada ORGÃO - Secretaria - Departamento - Divisão, etc Direta Descentralizada ADMINISTRAÇÃO ENTIDADE - Autarquia - Empresa Pública - Empresa de Economia Mista - Fundação Pública Indireta CONCESSÃO PERMISSÃO - Empresa Privada - Consórcio de Empresas AUTORIZAÇÃO - Cooperativa de Usuários - Associação de Usuários Associação cooperativa Lei 11.107/2005 Consórcios Públicos Sociedade empresarial Empresa Pública

GESTÃO ASSOCIADA (EC nº 19) Modelos de Gestão GESTÃO ASSOCIADA (EC nº 19) Lei nº 11.107/2005 Associação Direta - Consórcio Público Associação Indireta ENTE CONSORCIADO - Autarquia - Empresa Pública - Empresa de Economia Mista - Fundação Pública TERCEIROS - Empresa Privada - Consórcio de Empresas AUTORIZAÇÃO - Cooperativa de Usuários - Associação de Usuários Indireta ENTE CONVENIADO Associação cooperativa Lei 11.107/2005 Consórcios Públicos Sociedade empresarial Empresa Pública

Metodologia: Diagnóstico Criação de SMSB e SISB Diagnóstico Administrativo, Financeiro e Técnico Viabilidade Administrativa, Financeira e Técnica Criação Serviço Municipal Constituição Serviço Intermunicipal

Metodologia: Diagnóstico Tomada de Decisão Titular(es) SIM Procedimentos Legais e Operacionais NÃO Adequação/Revisão Arquivo

MUITO OBRIGADO PROF. DR. DIRCEU SCARATTI UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA/UNOESC INSTRUTOR CONVÊNIO Nº 816987/2015 FUNASA/ASSEMAE dirceu.scaratti@gmail.com