Escola Estadual Ernesto Solon Borges Aluna: Dyuli Tainá de oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
Advertisements

GEOMETRIA ESPACIAL.
Segmento: Ensino Médio
Geometria Espacial.
CONE Matemática Dorta.
Estudo do Cone Giovanni Ávila.
ESTUDO DA PIRÂMIDE Giovanni Ávila.
Resolução do trabalho de CONES
ESFERA.
CONE.
CONE Matemática Dorta. DEFINIÇÃO Consideremos um círculo qualquer em um plano alfa e um ponto V qualquer fora de alfa. Chama-se cone, a reunião de todos.
Profª Juliana Schivani São quadriláteros que possuem dois lados paralelos denominados bases.
ÁLBUM DE GEOMETRIA.
Quadriláteros Prof. Valdir Aguiar. O quadrilátero é um polígono que possui quatro lados.
Cilindro. Em Matemática, um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira.
Prismas Prof PH. O que você consegue observar de comum entre os sólidos abaixo?
POLIEDROS  Poliedro é um sólido geométrico cuja superfície é formada por polígonos que são suas faces e possuem dois a dois um lado comum.
Geometria Analítica: Estudo das cônicas: Elipse. Definição: Uma elipse é o lugar geométrico formado pelas posições ocupadas por um ponto que se move em.
SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Integrais Triplas em Coordenadas Cilíndricas
Forças Distribuídas: Momentos de Inércia
PIRÂMIDES Dorta.
Manoel Benedito Rodrigues
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Prof. Alisson Ferreira.
Forças Distribuídas: Momentos de Inércia
E.E. Dona Antônia Valadares
Geometria – Teorema de Pitágoras
* a a 90º V é vértice R é raio da base h é altura g é geratriz V eixo
POLÍGONOS.
Desenho Técnico Aula 02 Geometria Descritiva, Figuras Geométricas
Os sólidos geométricos
Tronco de Cone Prof. Fábio Ravagnani.
Polígonos Regulares.
Circunferência e círculo
MATEMÁTICA – GEOMETRIA I
Arcos, cordas, circunferência
3.º Ciclo do Ensino Básico 9.º ANO
GEOMETRIA DESCRITIVA A
CIRCULOS E CIRCUNFERENCIA
Lisandra Sauer - UFPEL_
Prof. Fernando Cardoso 10/03/15 Geometria Espacial Prof. Fernando Cardoso 1.
FIGURAS GEOMÉTRICAS POLÍGONOS.
Ângulos Triângulos Aplica Aplica
Prismas Prof PH. O que você consegue observar de comum entre os sólidos abaixo?
19/11/2009. Trigonometria 2 O significado da palavra trigonometria, vem do grego e resulta da conjunção de três palavras: Tri – três Gonos – ângulo Metrein.
Estudo dos quadriláteros
Teorema de Tales Dados: um feixe de retas paralelas e retas transversais, a razão entre as medidas dos segmentos quaisquer de uma das transversais é igual.
Figuras geométricas.
Os sólidos geométricos
Volume da Pirâmide Lisandra Sauer UFPEL.
Função de mais de uma variável
Os sólidos geométricos
Os sólidos geométricos
Os sólidos geométricos
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
Os sólidos geométricos
O que você deve saber sobre
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - Matemática Ensino Médio, 9º ano Áreas de figuras planas: Polígonos.
Figuras Planas. os Polígonos 1.- Reta: Em geometria, uma linha infinita que descreve de forma idealiza da imsgem de um raio de luz.
TOP 10 - DINÂMICO matemátICA MÓDULO 6.
2 cm 1,5 cm A = 1,5 · 2 2 = 1,5 cm² 11 V = 1,5 · 11 = 16,5 cm³ Geometria Espacial - áreas e volumes.
Sólidos Geométricos.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - Matemática Ensino Médio, 1ª Série Áreas de figuras planas: Polígonos.
Estudo Dos Neydiwan Poliedros. Estudo Dos Neydiwan Poliedros.
01/10/ Círculo Circunferência 3 Circunferência é uma linha curva, plana, fechada e que tem todos os pontos que a constitui, eqüidistantes de um.
DEFINIÇÃO, ÁREA E OS TIPOS DE TRIÂNGULOS Triângulos.
MATEMÁTICA.
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Escola Estadual Ernesto Solon Borges Aluna: Dyuli Tainá de oliveira Professor: Vanderley Matéria: Matemática Tema: Cone

1) Explique o q que é cone em matemática. Cone é o sólido gerado pela rotação completa de um triângulo retângulo em torno de um de seus catetos. Sua base é circular. Entre o vértice e o centro da base se mede a altura de um cone circular reto. A geratriz do cone corresponde à medida lateral. Ou seja, fazendo-se um corte vertical no cone, forma-se um triângulo isósceles; a geratriz é a medida dos lados iguais (hipotenusa do triângulo retângulo que girando gera o cone).

2) Explique o que é tronco de cone. Se um cone sofrer a intersecção de um plano paralelo à sua base circular, a uma determinada altura, teremos a constituição de uma nova figura geométrica espacial denominada Tronco de Cone.

3) Explique o que é tronco de pirâmide: O tronco de pirâmide é obtido ao se realizar uma secção transversal numa pirâmide, como mostra a figura:

O tronco da pirâmide é a parte da figura que apresenta as arestas destacadas em vermelho. É interessante observar que no tronco de pirâmide as arestas laterais são congruentes entre si; as bases são polígonos regulares semelhantes; as faces laterais são trapézios isósceles, congruentes entre si; e a altura de qualquer face lateral denomina-se apótema do tronco.

4) Explique o que é uma esfera em matemática: A esfera pode ser definida como "uma sequência de pontos alinhados em todos os sentidos à mesma distância de um centro comum". É tida também como um sólido geométrico formado por uma superfície curva contínua, cujos pontos estão equidistantes de um outro fixo e interior, chamado centro; ou seja: é uma superfície fechada de tal forma que todos os pontos dela estão à mesma distância de seu centro; ou ainda: de qualquer ponto de vista de sua superfície, a distância ao centro é a mesma. A esfera pode ser obtida através do movimento de rotação de um semicírculo em torno de seu diâmetro.

Uma esfera é um objeto tridimensional perfeitamente simétrico Uma esfera é um objeto tridimensional perfeitamente simétrico. Na matemática, o termo se refere à superfície de uma bola. Na física, esfera é um objeto (usado muitas vezes por causa de sua simplicidade) capaz de colidir ou chocar-se com outros objetos que ocupam espaço.

5) Explique o que é seção de uma esfera: Toda seção plana de uma esfera é um círculo. Sendo r o raio da esfera, d a distância do plano secante ao centro e s o raio da seção, vale a relação

Se o plano secante passa pelo centro da esfera, temos como seção um círculo máximo da esfera.

6) Explique o que é fuso esférico: O fuso esférico é uma parte da superfície esférica que se obtém ao girar uma semi-circunferência de um ângulo em torno de seu eixo. Conceito: Considerando uma reta s e um semicírculo com diâmetro contido em s, chama-se de esfera o conjunto dos pontos formado pela rotação completa do semicírculo em torno de s. Dessa forma, todos os pontos da esfera distam do ponto médio do diâmetro (centro da esfera) contido em s uma medida igual ou menor a do raio do semicírculo, raio esse que será o raio da esfera .

7) Explique o que é cunha esférica: Note que, quanto maior for o ângulo, maior será o fuso correspondente; a área do fuso é diretamente proporcional a . Note que quanto maior for o ângulo, maior será o volume da cunha correspondente; o volume da cunha é diretamente proporcional a.