Prof. Adilson de Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Advertisements

1 Prof º Marcello Utiyama. 2 ABORDAGENS Terceirização Single Sourcing x Multi Sourcing Estratégia de Suprimentos NOVO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES.
REUNIÃO INTEGRADA MLD| Projetos 2016 MLD11 11 OBJETIVO: Facilitar o trabalho dos colaboradores; diminuir prazos de entregas; economizar recursos,
Título da Apresentação 00/00/0000 Uma Abordagem para Modelar Negócios de Governo Palestrante:José Ronaldo Agra jose-
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
Análise de Sistemas ll Profª Andrea Padovan Jubileu Daiane Oliveira Daniele Pires Izabele Messias.
Como aumentar a sua Maturidade em Governança de TI Everton Schonardie Pasqual Jose Crassuski Vieira.
Gestão de TI Aula 3 – PDTI Prof. Luís Fernando Garcia
Reunião de Análise Crítica dos Processos Corporativos Data: 20/02/2014 Local: Sala 7 – Subsolo – Bloco A Sistema de Gestão Integrada Processo: Gestão.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Portfólio de Serviços TI
A Importância do BI dentro da Área de Negócios
Projeto de Redes de Computadores
Soluções inovadoras em governança de TI e de Central de Serviços compartilhados Falar brevemente sobre a empresa Logic IT.
Fundamentos da Inteligência de Negócios.
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Agenda I. Grupo Solví II. CSC III. Tecnologia da Informação.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Métricas de Desenvolvimento e Custo de Software
O Modelo de Governança de TI
IMPLANTAÇÃO CRM 20/09/2017. CONCEITO CRM ESCOPO DO PROJETO GESTÃO DE MUDANÇA CASE - EUCATEX STATUS DO PROJETO AGENDAAGENDA.
Disciplina: Sistemas de Informação
ITIL - Information Technology Infrastructure Library
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
Introdução a Gestão de Projetos de TI
BIBLIOTECA ITIL V3 Uma fonte de boas práticas no Gerenciamento de Serviço; Padrão de mercado Guia de boas práticas aplicável a todos os tipos de Organizações.
Gestão Eficiente de Informática Aplicada
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
Balanced Scorecard e Estratégia
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de TI
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Transporte Prof. Jorge Luiz de Biazzi Bibliografia: BALLOU, R. H. Gerenciamento.
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA GESTÃO
Definição da Estratégia Organizacional
A Globalização dos Mercados e Competição
PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA
Control Objectives for Information and related Technology – COBIT 5
UNIDADE 4 – O Processo Estratégico: Questões Estratégicas, Estratégias e Ações Estratégicas.
Implantação do BSC Profa. Valéria Castro.
BALANCED SCORECARD - BSC
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
Gestão da Cadeia de Suprimentos
A Importância das TIC na Restauração
Aula 08: Ambiente do Suprimento
Logística e Gerenciamento da
Execução e Controle
DONO DO PROCESSO Um Papel responsável por garantir que um processo seja adequado para seu propósito . As responsabilidades incluem: patrocínio; desenho;
Governança de TI Fabrício Costa Santana
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Modelagem de Dados Apresentação da Disciplina
Ferramentas de Software para Gestão de Projetos
Comunicação da Estratégia
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
DEFINIÇÃO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
GESTÃO DE PROJETOS: A iniciação do projeto, a integração e o Encerrametno.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais - ARMP
Empreendedorismo Apresentação da Disciplina
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
Transcrição da apresentação:

Prof. Adilson de Oliveira Governança de TI Prof. Adilson de Oliveira Governança em T.I. (Fundamentos) 7º Período

Apresentação da disciplina Ementa Governança e gestão de TI e a importância do alinhamento entre TI e negócio. Planejamento estratégico. Gestão do desempenho. Apresentação dos principais modelos de melhores práticas usados na atualidade (Balanced Scorecard, CobiT e ITIL)

Apresentação da disciplina OBJETIVO GERAL O propósito desta disciplina é apresentar aos alunos os aspectos da governança e gestão de TI, conceituando-os acerca dos principais modelos de melhores práticas usados na atualidade (Balanced Scorecard, CobiT e ITIL). OBJETIVOS ESPECÍFICOS (Competências/Habilidades – aprendizagens que serão consolidadas pelos estudantes) Capacitar os alunos a aplicar os modelos atualizados de gestão de tecnologia da informação; Demonstrar, através de estudos de caso, a importância do alinhamento entre a TI e Ampliar a capacidade de percepção dos alunos para as principais tendências mundiais, nacionais e locais na área de Gestão da Tecnologia da Informação. Apresentar conceitos dos modelos Balanced Score Card, CobIT e ITIL.

Referências FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz – Implantando a Governança de TI – da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Brasport, 2ª Edição, 2011 SILVA, Pedro Tavares; TORRES, Catarina Botelho – Gestão e Liderança para Profissionais de TI. FCA, 1ª Edição, 2010 CobiT 4.1 ITIL V3

Cenário de negócios Competição mais intensa; Concorrência global; Ciclo de vida curto de produtos e serviços; Internacionalização da economia; Clientes mais conscientes e exigentes; O negócio depende da TI (redes, internet, telecomunicações...).

Os avanços na integração tecnológica Integração das cadeias de suprimentos; Aplicações de integração de gestão (ERP, MRP, WMS); Integração através de infra-estrutura de redes e comunicação; Aplicações de gestão de clientes (CRM); Inteligência de negócio e integração das áreas estratégicas táticas e operacionais (Datawarehouse, Datamining, BI)

O que os usuários esperam da TI Projetos dentro do prazo e orçamento; Alinhamento com o negócio; Disponibilidade das aplicações; Disponibilidade da infra-estrutura; Capacidade de expansão do negócio; Rapidez na resolução de incidentes e serviços.

Projetos dentro do prazo e orçamento Alinhamento com o negócio Governança de TI Projetos dentro do prazo e orçamento Alinhamento com o negócio Disponibilidade das aplicações Disponibilidade da infra-estrutura Capacidade de expansão do negócio Rapidez na resolução de incidentes e serviços

Conceito “Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e consequentemente alinhar TI aos negócios.” (PERES, João R.)

Mas afinal, o que a Governança de TI deve garantir? Alinhamento ao negócio; Continuidade do negócio; Alinhamento a marcos de regulação externos.

Principais Frameworks Ferramenta/Framework Utilização BSC (Balanced Scorecard) Planejamento e desempenho. COBIT Governança e controle. ITIL e ISO 20000 Serviço. PMBOK Projeto. CMMI e MPS BR Engenharia de software. Val IT Investimentos em TI. TOGAF Framework de arquitetura de negócio, aplicações e tecnologia. NBR ISO/IEC 38500 Governança Corporativa de Tecnologia da Informação. SIX SIGMA Qualidade. Fonte: Prof. André Moura (Universidade Estácio de Sá)

O ciclo da Governança de TI Alinhamento estratégico e Compliance Decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos Estrutura, processos, operações e gestão Medição de desempenho

Domínios e Componentes da Governança de TI

Alinhamento Estratégico e Compliance

Alinhamento Estratégico Conceito Alinhamento estático e dinâmico Exemplos

Princípios de TI Segundo Weil & Ross (2004) e Boadbent & Kitzis (2005), os princípios de TI tratam de: Papel da TI para a empresa Informação e Dados Padrão de arquiteturas e serviços Comunicações Ativos de TI

Necessidade de Aplicações Novas aplicações Melhorias em aplicações existentes Reestruturação de aplicações existentes Substituição de aplicações existentes Descarte de aplicações existentes

Análise da Necessidade de Aplicações

Arquitetura de TI Conceito Foco da arquitetura de TI Padronização de dados e processos Compartilhamento da Infra-estrutura Como implementar aplicações considerando a arquitetura de dados e processos padrões Como as novas aplicações devem ser integradas ao legado Padrões de acesso e saídas dos usuários Reutilização dos componentes de serviços da arquitetura

Objetivos de Desempenho Conceito “Se você não mede não gerencia” Definição dos Objetivos de Desempenho Acordos de Níveis de Serviço

Capacidade de Atendimento Quantidade de Recursos Humanos necessários para atender a demanda de sistemas e serviços

Estratégias de Outsourcing Conceito Decisões: O que passar Como fazer Como escolher a melhor parceria Como gerenciar os serviços Como gerar o desempenho de fornecedores e prestadores de serviços Como fazer a transição de um modelo de operação para outro Como fazer transferência de um fornecedor para outro

Política de Segurança da Informação Documento de diretrizes e ações relacionadas à segurança da informação e continuidade do negócio

Competências Habilidades e conhecimento necessários para o desenvolvimento e implantação das iniciativas de TI

Processos e Organização apresentam a forma de como os produtos e serviços de TI serão desenvolvidos, gerenciados e entregues aos usuários e clientes

Plano de Tecnologia da Informação Documento que define todas as etapas do alinhamento estratégico

FIM Muito Obrigado