A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO As empresas precisam de informações a respeito de: Ambiente de marketing Concorrência Necessidades dos clientes Os gerentes não precisam de mais informações, eles precisam de melhores informações.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING Prof. Jadiel Mestre ADAPTADAO DE MARCOS VASCONCELLOS S.I.M.

O QUE É UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING? “Um SIM consiste de pessoas, equipamentos e procedimentos para reunir, classificar, analisar e distribuir as informações necessárias, precisas e oportunas para tomadores de decisões de Marketing” Marketing Management, Philip Kotler Nota: Todas as empresas possuem dados e informações. O potencial para alavancar vantagem competitiva está no nível de estruturação de seu SIM, em sintonia com as variáveis do negócio.

O QUE É UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM)? O SIM ajuda os gerentes a: Identificar suas necessidades de informação, Gerar as informações necessárias, Distribuir as informações.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO MERCADO Conceitos Básicos & Aplicações DADO É qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz à compreensão de um determinado fato ou situação. Dados Primários São elementos originais levantados com uma finalidade específica EX.: Opinião de um grupo de pessoas sobre um determinado assunto Obtidos através de pesquisa formal - público alvo definido observação, grupo de foco, levantamento & experimentação Dados Secundários São elementos que já existem em algum lugar os primeiros que devem ser analisados podem solucionar o problema total ou parcialmente custo de obtenção baixo e pronta disponibilidade

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO MERCADO Conceitos Básicos & Aplicações INFORMAÇÃO É o dado trabalhado e que permite concluir e tomar decisões. É recurso vital da empresa, que quando devidamente estruturada, integra as diversas funções, processos e sistemas organizacionais. Tomada de Decisão Refere-se a conversão das informações em ação. Decisão é uma ação tomada com base na análise das informações CLIENTE FORNECEDOR FABRICANTE DISTRIBUIDOR VAREJO MATERIAIS INFORMAÇÕES

CARACTERÍSTICAS DA INFORMAÇÃO Estão em toda parte mas nem sempre são adequadas Toda empresa as usa para sustentar seus negócios Grande esforço para localizá-las, tratá-las e integrá-las Poucas empresas tem sistema estruturado para: utilizá-las na otimização do processo decisório disponibilizá-las de maneira abrangente mantê-las atualizadas Quando importantes: São retidas com exclusividade Geralmente chegam tarde Podem ser distorcidas - pouco confiáveis A perda do controle é implacável

FUNÇÕES DE UM SIM: IDENTIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÃO NECESSÁRIAS Informações que os gerentes gostariam de ter Informações que os gerentes realmente precisam

A base – Inteligência de mercado Necessidade da pesquisa de marketing Descrever o mercado; Monitorar as mudanças do mercado; Decidir as atitudes a serem tomadas e avaliá-las.

Dados do mercado obtidos pela equipe de vendas Análise/Comparação/Avaliação Informação de marketing Experiência interna Dados do mercado obtidos pela equipe de vendas Pesquisa de marketing

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO MERCADO Conceitos Básicos & Aplicações INTELIGÊNCIA Análise INFORMAÇÃO Organização DADOS

EVOLUÇÃO DO MERCADO & INFORMAÇÕES Orientação Para o Produto Década de 40 a 60 Orientação Para o Mercado Década 70 a 90 Orientação Para o Cliente

Determinação ou avaliação de potenciais cursos de ação Testes de marketing; Lançamentos (e desenvolvimentos) de novos produtos; Teste de aceitação de produtos modificados; Comunicação da imagem da companhia; Desenvolver e avaliar as campanhas de propaganda e promoção, bem como as campanhas por correspondência.

VARIÁVEIS DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS Ambiente de marketing VARIÁVEIS DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS Sistema de marketing: simples e moderno Concorrentes: concorrência genérica, específica e por segmentos ou nichos Consumidores: pessoa física, pessoa jurídica e setor público

Sistema de Marketing Moderno Ambiente de marketing Sistema de Marketing Moderno Fornecedores Intermediários Consumidores Ofertantes Ambiente Externo Fluxo de bens e serviços Fluxo de dinheiro Adaptado de Ângela Rocha e Carl Christensen, Marketing: Teoria e Prática no Brasil

VARIÁVEIS DO AMBIENTE DA EMPRESA Empregados Ética, valores e cultura Clima organizacional e estilo gerencial Estrutura, processos e logística Modo de fazer negócios Estratégia de atuação Empowerment de seus empregados Gestão do capital intelectual Composto de marketing

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING Consiste de pessoas, equipamentos e procedimentos para reunir, classificar, analisar e distribuir as informações necessárias,oportunas e precisas para os decisores de marketing P. Kotler

Sistema de Informações de Marketing Registros Internos (acontecido) Inteligência de Marketing (acontecendo) Avaliações e decisões de Marketing Pesquisa de Marketing Apoio às decisões de Marketing Banco Estatístico Banco de Modelos Adaptado de Kotler, Administração de Marketing

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING Registros Internos Fornece dados sobre vendas, estoques, custos, fluxo de caixa e contas a receber e a pagar

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MAKETING Inteligência de Marketing Conjunto de procedimentos e fontes usados por administradores para obter informações diárias sobre os acontecimentos pertinentes aos seus ambientes de marketing

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MAKETING Análise e Apoio às Decisões de Marketing Conjunto coordenado de dados, sistemas, ferramentas e técnicas com software e hardware de apoio, pelos quais a empresa reúne e interpreta informações relevantes sobre si e o ambiente

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING Pesquisa de Marketing Planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa P. Kotler

Questões: Quais são as informações do mercado que necessito melhorar as minhas tomadas de decisão: AMBIENTE O QUE? INFORMAÇÃO COMO OBTER? MÉTODO ONDE OBTER FONTE CONCORRÊNCIA CLIENTES FORNECEDORES ?????