GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS

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Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS Prof. Edvaldo de Farias, MSc.

Histórico das Organizações - Estrutura

Histórico das Organizações Gestão de Pessoas

POTENCIALIZAÇÃO DE TALENTOS PROCESSO GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS (centrada nas pessoas e talentos) POTENCIALIZAÇÃO DE TALENTOS DESMOBILIZAÇÃO DE TALENTOS ASSIMILAÇÃO DE TALENTOS PREPAR0 P/ APOSENTADORIA DEMISSÃO RECRUTAMENTO SELEÇÃO PROGRAMAS DE TRAINEE TREINAMENTO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO CONTINUADA PLANO DE CARREIRA REMUNERAÇÃO BENEFÍCIOS

O que é Gestão de Pessoas? Conjunto de políticas e práticas definidas por uma organização para orientar comportamentos, relações e resultados das pessoas de forma corporativa. ( FARIAS, 2006)

Vocês concordam com essa afirmativa? Uma empresa de excelência é o produto de resultados excelentes gerados por pessoas de excelência !!

Pessoas: recursos ou parceiros da organização? PESSOAS COMO RECURSOS PESSOAS COMO PARCEIROS Empregados isolados no cargo Preocupações com normas e regras Subordinação ao chefe Fidelidade à organização Dependência da chefia Alienação em relação à organização Ênfase na especialização Executoras de tarefas Ênfase nas destrezas manuais Mão-de-obra Colaboradores agrupados em equipe Metas negociadas e compartilhadas Preocupação com resultados Atendimento e satisfação do cliente Vinculação à missão e à visão Interdependência colegas & equipes Participação e comprometimento Ênfase na ética e na responsabilidade Fornecedoras de atividades Ênfase no conhecimento Competência e talento são diferenciais

Processo de Gestão RESULTADOS PROCESSOS RESULTADOS PESSOAS Capacidade de gerar resultados a partir da gestão das pessoas e dos processos inerentes ao negócio

Gestão de Pessoas: Visão Atual “... Maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano.” (Fischer, 2002,p. 12)

Gestão de Pessoas: Visão Atual Fatores condicionantes Da QUALIDADE NA Gestão de Pessoas Pessoas Tecnologia Estratégia de Organização DO Trabalho Cultura DA EMPRESA Estrutura Organizacional Fatores Externos

Conhecimentos Atitudes Habilidades Gestão de Pessoas: Modelo Centrado nas Competências Conhecimento É o “saber” adquirido: conhecimento técnico, conceitos e teorias. Conhecimentos Atitudes Habilidades Habilidade É o “saber fazer” ou seja, saber colocado em prática. Atitude É o ”saber ser”. São as “posturas” adotadas pelo profissional junto aos pares, superiores e subordinados. Estão ligados a valores, princípios e personalidade.

Competências: Categorias Funcionais Essenciais Fonte de vantagem competitiva para a organização Organizacionais Comum a todas as pessoas da organização De Gestão Comum a todos os gestores Específicas De acordo com o processo de trabalho

Competências Múltiplas: Um Ponto de Vista Baseados no artigo Capacitação Profissional e Competências Emergentes (FARIAS, 2005) desenvolvam uma análise crítica e um posicionamento pessoal sobre as 5 dimensões abordadas pelo autor, apresentando pra nós em forma de seminário grupal (4 componentes/grupo)

COMPETÊNCIAS VERSUS RESULTADOS Sofrem pouca influência de variáveis externas Foco em autodesenvolvimento Mais qualitativo Necessidade de mais tempo para o seu desenvolvimento Sofrem grandes influências de variáveis externas Foco em produtividade Mais quantitativo Necessitam de menos tempo para serem observados

GESTÃO DE COMPETÊNCIAS VERSUS RESULTADOS O que fazer com as pessoas?

Para onde vai a Gestão de Pessoas ?? Alinhar competências humanas às estratégias do negócio; Aumentar a importância da capacitação contínua dos gestores; Alinhar a gestão de pessoas às estratégias do negócio e objetivos organizacionais; Alinhar-se aos processos de mudança organizacional; Entender o conceito de competências como um fator articulador da gestão de pessoas. Fonte: Para onde vai a Gestão de Pessoas - HSM Management 44 maio-junho 2004

Política de Gestão de Pessoas: Um Ponto de Vista Baseados no artigo Políticas de RH em Empresas de Fitness: Competitividade e Rentabilidade Baseados no Fator Humano (FARIAS, 2006) e agrupados em duplas ou trios, desenvolvam uma análise de 2 (dois) dos 7 níveis de ação de gestores, apresentando pra nós em forma de seminário grupal

Ação dos Gestores na Gestão das Equipes Baseados no artigo O Feedback como Ferramenta Gerencial na Gestão das Equipes (FARIAS, 2006) e agrupados em duplas ou trios, desenvolvam uma análise crítica e apresentem pra nós!!

AÇÃO DOS GESTORES NA GESTÃO DE EQUIPES: Finalizando o nosso encontro... Discuta e analise as conseqüências tanto para as pessoas quanto para as empresas do empregado ser considerado efetivamente um parceiro? Comente a afirmativa: Todo gerente é gestor de pessoas. Você acredita que as empresas precisam preocupar-se cada vez mais com as pessoas? Justifique sua opinião sinalizando como isso pode ser feito.