A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Advertisements

Concepções em Educação Matemática
TITULO: A atuação dos projetos de governo envolvendo as práticas corporais e suas influências no currículo e na formação discente e docente. SILVIO SIPLIANO.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES. TECNOLOGIA NA ESCOLA.
Prof. José Edilmar de Sous a. Introdução Um estudo com pesquisadores iniciantes ingressantes na Pós- Graduação em Educação; Inquietações sobre como os.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Significado Etimológico
Curso de Filosofia - UFRN
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Paulo Vinícius Rampinelli
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
Tema e problema de pesquisa
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Elaboração de um projeto de pesquisa
O ensino de História: teoria e prática
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Metodologia do Ensino de Física I
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
Tiago Nicola Lavoura & Rui Neves
Formação de professores de ciências no Brasil
Documentos e Propostas legais
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
RELEMBRANDO PARA NÃO ESQUECER E CONTINUAR LEMBRANDO: TENDÊNCIAS AULA 02.
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
A formação do professor na UFMS
Currículos e Programas
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Ensino: as Abordagens do Processo MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI Ensino: as Abordagens.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico Aula Baseada na Obra: INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Percursos Teóricos e Metodológicos FIORENTINI D. & LORENZATO, S. Autores Associados http://www.espmatematica.uema.br/down/educacaomatematica.ppt

O professor de Matemática é um Matemático? Práticas profissionais distintas; Vertentes epistemológicas distintas; A matemática é a mesma!!! Olhares diferentes para um mesmo saber

Características de um Matemático Tende a conceber a matemática como um fim em si mesma; Formar Professores para atuarem como pesquisadores matemáticos, pois dão maior ênfase nos objetos matemáticos formais ;

Características de um Educador Matemático Tende a conceber a matemática como um meio ou um instrumento importante à formação intelectual e social de crianças, jovens e adultos e também do professor de matemática do ensino fundamental e médio e, por isso, tenta promover uma educação pela matemática; Tende a colocar a matemática a serviço da educação, priorizando está última sem estabelecer uma dicotomia entre elas.

Produção de Conhecimento Matemático Preocupados em produzir, por meio hipotético-dedutivos, novos conhecimentos e ferramentas matemáticas que possibilitem o desenvolvimento da matemática pura e aplicada. Educador Matemático Realiza seus estudos utilizando métodos interpretativos e analíticos das ciências sociais e humanas, tendo como perspectiva o desenvolvimento de conhecimento e práticas pedagógicas que contribuam para uma formação mais integral, humana e crítica do aluno e do professor.

Bases Epistemológicas Matemática Ciência Milenar com bases lógicas bem definidas. Educação Matemática Área emergente de estudos, recém-nascida, não possuindo uma metodologia única de investigação nem uma teoria claramente configurada. Em resumo: A Matemática e a Educação Matemática possuem objetos distintos de estudo, cada qual com sua problemática especifica, tendo suas próprias questões investigativas.

Educação Matemática como campo de pesquisa: Qual a identidade da Educação Matemática? Quais são os domínios e fronteiras da Educação Matemática? O que é ser um educador matemático? Há necessidade de investigação em Educação Matemática? Quais são os objetos da pesquisa em Educação Matemática? Quais são os principais campos de pesquisa da Educação Matemática? Onde institucionalmente devem se desenvolver as pesquisas em Educação Matemática? Como pesquisar em educação Matemática?

Afinal o que é Educação Matemática? É uma área de conhecimento das ciências sociais e humanas, que estuda o ensino e a aprendizagem da matemática. De modo geral, poderíamos dizer que a Educação Matemática caracteriza-se como uma praxis que envolve o domínio do conteúdo específico (a matemática) e o domínio de idéias e processos pedagógicos relativos à transmissão/assimilação e/ou à apropriação/construção do saber matemático escolar.

Dimensões Educação Matemática Conhecimento Específico Contexto: Histórico Epistemológico Psicocognitivo Contexto: Histórico-Cultural Contexto: Sócio-Político Conhecimento Pedagógico

Relaciona-se Matemática Psicologia Sociologia Semiótica Economia EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Matemática Psicologia Sociologia Semiótica Economia Epistemologia Antropologia Filosofia

Fatores Motivadores da EM Preocupação dos matemáticos e professores de matemática sobre a qualidade da divulgação/socialização das ideias matemáticas; Melhoria das aulas; Atualização e modernização do currículo de matemática. Iniciativa de Universidades européias, no final do século XIX, em promover institucionalmente a formação de professores secundários; Surgimentos do especialista em ensino de matemática. Estudos experimentais realizados por psicólogos americanos e europeus, desde o início do século XX, sobre o modo como as crianças aprendiam a matemática.

O objeto e os objetivos da pesquisa em Educação Matemática (em construção) Objeto de Estudo Múltiplas relações e determinações entre ensino, aprendizagem e conhecimento matemático em um contexto sócio-cultural específico. Objetivos Básicos De natureza pragmática, que tem em vista a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da matemática; De cunho científico, que tem em vista o desenvolvimento da Educação Matemática enquanto campo de investigação e de produção de conhecimentos.

Questões ou perguntas específicas da Educação Matemática Aquelas que surgem diretamente da prática de ensino, ou melhor, da reflexão do professor-investigador sobre sua própria prática e a prática de outros. Exemplos Por que os alunos têm tanta dificuldade para aprender álgebra? Como ensinar frações de modo mais significativo para os alunos? Os alunos aprendem melhor a resolver/interpretar problemas matemáticos por meio de materiais manipulativos ou do uso de desenhos e esquemas? É mais produtivo ensinar matemática iniciando com atividades ou situações-problema do que com explicações teóricas? Por que os alunos confundem tanto o significado das letras em álgebra? Porque os professores geralmente não ensinam geometria? (...)

Aquelas geradas a partir de investigações ou estudos precedentes ou da própria literatura. Exemplos O que as pesquisas brasileiras mostram ou dizem sobre as dificuldades dos alunos em aprender frações? Que tipo de dificuldades de aprendizagem da matemática as pesquisas têm investigado e que explicações são dadas para elas? O que os estudos e a literatura em Educação Matemática dizem a respeito da utilização de calculadoras no ensino da matemática na escola fundamental?

Educação Matemática, como campo profissional e científico Matemático Educador Matemático