Prof. Roberto Fava Scare

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise do Meio Ambiente
Advertisements

Planejamento de Campanha – A4
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
A Empresa - Cultura Missão: Visão (Maior para Melhor):
Rua Álvares Cabral, 163 Campo do Galvão. Guaratinguetá/SP CEP Apresentação dos Produtos e Serviços.
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Planejamento Estratégico de Marketing
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Prof. Alexandre Mendonça.  “Decisões e ações tomadas por organizações para lidar com seus públicos de interesse para atingir seus objetivos organizacionais”
Luís Todo Bom 5ª Aula O “Marketing-Mix” de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural Uma rede a serviço do desenvolvimento rural sustentável Audiência.
Variáveis Quantitativas Qualitativas Aula 5. 2 TRADE MARKETING E O PONTO DE VENDA - Vantagens do Canal para a Indústria. - Vantagem do Trade Marketing.
1 Administração do CVP e Estratégias de MKT Crescimento –expansão vendas rápida –oportunidades de lucro e escala de produção –expansão características.
Prof. Sousa Curso: Logística Empresarial. Grupo Liga da Logística LEANDRO ANDRADE MIRANDA RA.: LEANDRO APARECIDO DOS R. RIBEIRO RA.:
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
1 Desenvolvimento, Teste e Lançamento de Produtos –Teste de mercado após desempenho funcional e psicológico prova de uso mercado –Comercialização verbas.
1 MATRIZ BCG – Boston Consulting Group Matriz BCG: Modelo matricial criado pelo "Boston Consulting Group" para a administração e planejamento do portfólio.
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
MARKETING PRODUTO.
Ferramentas de Análise
Administração do composto de preço
INTCEX 8 - FUNDAMENTOS EM COMEX.
“Fabricação e Distribuição de Sorvetes Naturais ”
Prof. Dr. Rui Carlos Botter
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães
Apresentação da Franquia
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Administração Estratégica
Planejamento estratégico
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
PLANO DE NEGÓCIOS 1. ANÁLISE DE MERCADO.
Voltando à função do Marketing
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Diretrizes Apresentação formal por agência
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Trabalhos em Grupo Prof. Moacir de Miranda Oliveira Jr.
Criar vantagem competitiva sustentada
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Roteiro de Planejamento Estratégico
Estratégia no Nível de Negócios
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Plano de marketing do [nome do produto]
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Definição estratégica do produto
Administração de Marketing
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Douglas Pereira da Silva
Capítulo 3 Coleta de informações e análise do ambiente de marketing
Analise Swot Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças
GRUPO 1 Planejamento Estratégico
Speed Eco Performance sustentável.
EMPRESA: FRUUT DOCENTE: DR. RICARDO MENA
Logística e Gerenciamento da
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS
MARKETING PRODUTO.
Roteiro de Planejamento Estratégico
ASPECTOS ESTRATÉGICOS E MERCADOLÓGICOS.
Pedro Vale Nelson Rodrigues Ricardo Veloso
ORGANIZANDO A FORÇA DE VENDAS
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
GESTÃO EM MARKETING Prof. José Ozildo. ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Análise de Demandas Regionais
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Professor Flávio Toledo
Estratégias de Marketing
Transcrição da apresentação:

Prof. Roberto Fava Scare rfava@usp.br RAD 1403 Marketing 2 Fechamento das Discussões “Sucos do Bem” Março, 2016 Prof. Roberto Fava Scare rfava@usp.br

Questões para Discussão Estruturar Análise SWOT no ano de 2010. Estruturar Análise SWOT no ano de 2016. Quais são as alternativas de crescimento? Colocar Prós e Contras. Qual alternativa o grupo sugere? Identificar os desafios da implementação de acordo com os 4P's do Marketing.

Análise SWOT 2010 Consolidada Todos os Grupos Oportunidades Ameaças Diversificação dos canais de distribuição População preocupada com hábitos saudáveis e que não demandem tempo de preparo Alcance das classes sociais mais altas Foco em nichos de mercado Mercado de sucos integrais inexplorado Expansão do mercado de sucos Aumento do poder aquisitivo brasileiro Taxa de juros baixas (crédito disponível) Crescimento de vendas de sucos em 17% entre os litros de bebidas não alcóolicas Surgimento de novos mercados como SP Muitos concorrentes com maior poder de barganha no mercado Risco de não aceitação dos consumidores, por ser um produto mais caro e até então não tão popular Mercados regionais de sucos naturais Ameaça de novos entrantes Alto risco de perder o diferencial do negócio por meio de uma estratégia de crescimento agressiva Manutenção do alto controle de qualidade com o crescimento da empresa Aumento do poder de barganha dos novos fornecedores Ameaça de produtos substitutos Sazonalidade da produção das frutas Mudanças na legislação do setor Forças Fraquezas "Eco-friendly” - caráter familiar de produção Produtos naturais ressaltando a preocupação com a saúde das pessoas, e com o meio ambiente Design inovador (embalagens e propagandas) Controle de qualidade Cultura da empresa Pioneiro no mercado de sucos integrais 100% naturais Relacionamento próximo ao cliente Controle da safra vinda das fazendas Parceria com grande distribuidora Área de desenvolvimento de novos produtos Alta dependência dos fornecedores Produto caro para maioria dos consumidores Pequeno portfólio Dependência de pequenos produtores (produção limitada) Produto novo no mercado Validade do produto de curta duração Logística do produto até o produtor final Marca pouco conhecida no mercado Produto não é uma primeira necessidade em um momento de crise A dificuldade de vender um produto que não é de primeira necessidade em situação de crise

Análise SWOT 2016 Consolidada Todos os Grupos Oportunidades Ameaças Mercado potencial de 2 milhões de consumidores Crescimento do mercado nacional de consumo de sucos Câmbio favorável para exportação Pequenos concorrentes em dificuldades devido ao cenário macroeconômico Tem aumentado a preferência dos brasileiros por produtos frescos Parceria com a Tetra Pak Parceria Distribuidores – Logística Concorrentes com maior poder de barganha no mercado Concorrência de novos produtos naturais Sazonalidade da produção Crise econômica Monopólio dos fornecedores Forças Fraquezas Cultura da empresa Investimento continuo em pesquisas Produtos saudáveis Reconhecimento da marca Boa comunicação com os consumidores finais Grandes parcerias firmadas Fidelidade dos clientes pela reputação e qualidade da marca Know-how desenvolvido a partir de pesquisas e benchmarks no Brasil e no exterior Aumento do mix de produtos (barra de cereais e smartband) e da extensão da linha de produtos (lançamento de novos sucos). Altos preço Perda da veracidade do storytelling – o aumento da produção fez com que perdessem o caráter “rustico/caseiro”. Apesar de boa proximidade com o cliente, ela vem diminuindo devido ao crescimento do mercado Não detém todos os meios de produção Dependente da sazonalidade da matéria-prima Poucos canais de distribuição Mix de produtos e extensão de linha de produtos ainda são limitado

Alternativas de Crescimento Alternativas Apresentadas Ampliar linha de produtos Explorar outros tipos de canal de distribuição Expandir distribuição no mercado interno Iniciar distribuição no mercado externo Penetrar nos canais classe A+ Mudar segmento - ir para classes mais inferiores Expansão Geográfico Melhorar eficiência da produção Criar novos tamanhos de embalagem Ampliação da linha de produtos naturais (barrinhas, lanches e etc) Expandir para grandes cidades e centros regionais (São Paulo, Campinas) Ampliação da embalagem para posicionar melhor os produtos 220ml: produto para crianças 500ml: produto para jovens 1000ml: produto para a família toda