Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas

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→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder.
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LIDERANÇA A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida.
Transcrição da apresentação:

Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas Tópicos abordados: Introdução; Empresa Orgânica; Comunicação eficiente; Feedback Liderança; Flexibilidade; Recursos; Didática de Estudo: Prestar atenção na explicação em sala de aula; Para cada tópico ler atentamente e tirar as dúvidas; Fazer uma avaliação do tema. antonio.enesjr@gmail.com

Todos os Problemas são uma Dádiva de Deus “Não Há Vento Bom Para Quem Não Sabe Para Onde Ir”. Sêneca MACRO Todos os Problemas são uma Dádiva de Deus

DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO Nome Área em que trabalha Um hobby Uma paixão

EXPECTATIVAS DO CURSO ???? Montar grupos de trabalho de até 4 pessoas.

Liderança Situacional Objetivo: Preparar os gestores para que compreendam que o papel do líder se baseia em avaliar cada indivíduo separadamente, analisar sua performance e interagir com ele de forma a suprir suas necessidades.

Empresa Orgânica

Atividade: Comunicação Eficiente Atividade em dupla. Objetivo: comunicação eficiente e eficaz para o processo gerencial.

Feedback Pode ser resumido, no nosso caso, pelo conceito de COMUNICAÇÃO. Comunicar significa: Captar Observar Ouvir Perceber Retransmitir Observado Ouvido Percebido 8

1. Estabelecer Objetivos Feedback 1. Estabelecer Objetivos Como estabelecer objetivos e padrões de desempenho e fornecer o “feedback” necessário de que seus funcionários precisam para melhor realizar suas tarefas.

Feedback A maioria dos gestores sabe o que quer do seu pessoal, só não se dá ao trabalho de explicar de um modo que o pessoal entenda.

Feedback 2. Elogio Como obter um alto nível de desempenho e aumentar a produtividade através do reforço positivo. O gestor deve “flagrar” alguém fazendo algo certo e elogiar.

Feedback (ELOGIO) A maioria dos gerentes procura erros no trabalho de seus funcionários, quando na verdade deveria preocupar-se em surpreendê-los fazendo coisas certas. Os elogios incentivam o desempenho desejado.

Feedback 3. Repreensão Como recolocar funcionários no caminho certo para um desempenho superior. O gestor tem que ser franco e sincero, porém atencioso. O gerente deve fazer repreensões, mas nunca focar a pessoa e sim seu desempenho.

FILME E ATIVIDADE EM GRUPO Formar grupos de trabalho Simular situações de: Estabelecimento de objetivos Administração de feedbacks “O Gerente Minuto”

FILME: O Gerente Desorganizado. 1ª parte: A Maldição

Liderança Situacional A qualidade é obtida através das pessoas. A concretização desta qualidade só se dá através da qualidade individual que se reflete na relação da PESSOA do superior hierárquico com a PESSOA do colaborador. Metodologia Proposta Ensino e acompanhamento das ações do dia-a-dia, visando o desenvolvimento das pessoas. 16

Liderança Situacional PESSOA DO LÍDER PESSOA DO COLABORADOR 17

A Liderança Situacional... Requer que a percepção do líder esteja voltada para o outro, percebendo que este outro existe e que é diferente dele. O Líder Situacional deve estar atento para as diferenças individuais. Líder Colaboradores 18

Liderança Clássica Autocrática ou Democrática Poder de Baixo para Cima Centrado nos funcionários Democrático (poder pessoal – Conquistado) Poder de Cima para Baixo Centrado na chefia Autocrático (poder de posição – Adquirido) Crença na existência de apenas uma forma ideal e fixa. 19

ESTILO DE LIDERANÇA “Não há um estilo de liderança que seja o melhor e nem um estilo fixo dentro de cada pessoa". As pessoas que estão em posições de liderança tornam-se mais eficazes quando utilizam "Tratamentos Diferentes para Pessoas Diferentes“. 20

Habilidades de um Líder Situacional O líder situacional eficaz deve desenvolver três habilidades básicas: Flexibilidade Diagnóstico Acordo de Estilo de Liderança 21

1ª Habilidade: Flexibilidade É a capacidade de usar, com naturalidade, os quatro estilos de liderança, com o objetivo de atender a demanda requerida. Os quatro estilos são resultado da combinação dos dois comportamentos básicos de um líder. Comportamento Diretivo Determinar as tarefas a serem executados especificando o como, quando e onde. Manter supervisão do desempenho Comportamento de Apoio Estimular, apoiar e criar condições para a participação do colaborador no processo de tomada de decisão. 22

Flexibilidade Combinações possíveis do Comportamento Diretivo e Comportamento de Apoio: E1 - Direção É uma combinação de comportamentos de alto grau de direção e de baixo grau de apoio. O líder dá instruções específicas sobre as atribuições e as metas a serem cumpridas e, a seguir, supervisiona atentamente o desempenho do(s) colaborador(es). 23

Flexibilidade E2 - Treinamento É uma combinação de comportamentos de alto grau de direção e de alto grau de apoio. O líder explica suas decisões e instruções, pede sugestões, elogia quando o subordinado faz alguma coisa aproximadamente certa e continua a dirigir o cumprimento das tarefas. 24

Flexibilidade E3 - Apoio É uma combinação de comportamentos de alto grau de apoio e de baixo grau de direção. O líder e o colaborador tomam as decisões favoráveis, escutar, encorajar e apoiar. 25

Flexibilidade E4 – Delegação É uma combinação de comportamentos de baixo grau de apoio e de baixo grau de direção. O líder transfere ao funcionário a responsabilidade pelas decisões e pelo cumprimento das tarefa; o colaborador fornece a si próprio a direção e o apoio de que necessita. O líder acompanha os resultados. 26

Flexibilidade Quando usar cada um dos estilos. E1 – Direção É usado quando o colaborador não conhece a tarefa a ser executada. E2 – Treinamento Mais indicado para quando o colaborador já conhece a tarefa, mas não o suficiente para e executá-la sozinho. E3 – Apoio Visa suprir a insegurança de um colaborador que já conhece bem a tarefa, mas, tem receio da independência. E4 – Delegação Suprir a necessidade do colaborador que já conhece integralmente a tarefa, ao deixar que ele mesmo estabeleça seus próprios objetivos 27

Flexibilidade O Grau de participação do colaborador no processo decisório varia de acordo com o comportamento aplicado pelo líder. E1 – Só o superior hierárquico decide E2 - O colaborador é ouvido; ele começa a dar suas contribuições, mas a decisão cabe ao seu superior hierárquico. E3 - O colaborador decide sozinho e o chefe participa zelando pela melhor decisão. E4 - O colaborador decide sozinho e sente-se seguro para traçar seus próprios objetivos. O chefe está à disposição das pessoa. 28

Flexibilidade

FILME: O Gerente Desorganizado. 2ª parte: A Salvação

Atividade de aprendizagem: Conduzindo com Confiança

AVALIAÇÃO

ENCERRAMENTO OBRIGADO!