Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prática de Ensino de Matemática I Aula 02
Advertisements

Revisão de Aritmética.
ÁBACO EMEFM GUIOMAR CABRAL Isaura Aparecida Torse de Almeida 2016.
CONTAGEM Princípios Básicos Permutações Arranjos Combinações.
Fundamentos de Aritmética
Conceitos Básicos Prof.: Nivaldo T. Schiefler Jr. / Edson H. Watanabe
Conheça-os: CONJUNTOS NUMÉRICOS
MATEMÁTICA.
1 – Estudo dos Movimentos Parte I
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Contagem Aula 2, ciclo 3.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 11
Notação Científica e Algarismos Significativos
A ordenação: séries e sequências
Sistema Métrico Decimal
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 04
RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 1 - Introdução a Teoria de Conjuntos.
Razão e Proporção Matemática Prof. Alisson Ferreira.
Barão de Cocais, 26 de Fevereiro de 2016 – Pólo: Barão de Cocais
ELD - Eletrônica Digital
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 12
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05
Atividades com bases de sistemas de numeração
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
O número de divisores naturais de um número natural é igual ao produto dos expoentes dos seus fatores primos aumentado, cada expoente, do número.
Fundamentos de Aritmética
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 02
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 14
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 03
Um novo enfoque para o MMC e MDC
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 15
Escalas de medidas aula 2
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Dimensões Euclidianas
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
Noção de números inteiros
Pedagogia Metodologia do Ensino de Matemática Profª Sueli Fanizzi
números inteiros e decimais
SENAI / MG - CFP AG APRENDIZAGEM EM MANUTEÇÃO MECÃNICA INDUSTRIAL TURMA:AIMMI04T-1 INSTRUTOR: Hebert Nascimento de Paula NOVA LIMA/MG CALCULO APLICADO.
Tema Números..
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 13
Introdução à Computação
Introdução à análise combinatória
Aula 2: Representação de dados
Lógica matemática FACVLDADE MAURICIO DE NASSAU – FAP PARNAIBA
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Operações Básicas da Matemática
MEDIÇÃO EM QUÍMICA. MEDIÇÃO EM QUÍMICA INCERTEZA DE UMA MEDIÇÃO Efetuar uma medição é realizar uma comparação do valor de uma grandeza com outro predefinido,
AULA: REPRESENTAÇÕES FRACIONÁRIAS. OBJETIVOS: RETOMADA DE CONTEÚDO E RECUPERAÇÃO CONTÍNUA: 7 ANO – 1° BIMESTRE PREPARAR O ALUNO PARA AAP(AVALIAÇÃO DA.
OS CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTOS NUMÉRICOS O conceito de número foi evoluindo ao longo dos tempos, tendo-se criado novos números para responder a problemas.
ESCOLA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DO MAGISTÉRIO – ESFAPEM   ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO 6º AO 9º ANO MATEMÁTICA.
Unidade 1: Analise Combinatória 1.1 Conjunto e operações sobre conjunto 1.2 Factorial 1.3 Princípio fundamental da contagem ( princípio multiplicativo)
TECNOLOGIA EDUCACIONAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA – Candói - PR Instituição: Secretaria Municipal de.
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA
Divisibilidade Múltiplos e Divisores
Frações e porcentagens
Potenciação e Raiz Quadrada Números Decimais.
SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS (Aula 9)
Revisão de Aritmética.
CONJUNTOS.
Observe as seqüências numéricas:
Múltiplos e divisores.
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Matemática na Prática.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Transcrição da apresentação:

Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. M.S.c. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br

Objetivo Geral Compreender os conceitos matemáticos que são desenvolvidos nas séries iniciais do Ensino Fundamental; Conhecer procedimentos metodológicos diversificados e diferentes materiais didáticos; Refletir sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais.

Programa (1) Sistemas de Numeração Sistemas de Numeração Decimal Material Dourado Algoritmos das quatro operações básicas As ideias envolvidas em cada uma das operações Resolução de problemas Critérios de divisibilidade M.D.C. e M.M.C.

Programa (2) Frações Operações com frações Discos de frações Operações com números decimais Expressões numéricas Jogos Noções básicas de geometria plana e espacial Perímetro, área e volume – conceito e cálculo Tangran Mosaicos

Bibliografia

O significado e uso dos números As principais funções dos números são: contar, medir, ordenar e codificar. Para utilizar os números, precisamos primeiro conhecer seus nomes; Aprendemos os nomes dos números associado a uma sequência numérica; Quando associamos cada termo da sequência numérica a cada um dos objetos, estamos contando esses objetos.

Cardinal Quando contamos os objetos, designamos um número a cada objeto diferente, uma só vez, sem repetir ou contar mais de uma vez cada objeto. Ao terminarmos a contagem, o último número nos diz a quantidade de objetos que já. Esta é uma das funções mais importantes dos números: estabelecer a quantidade de objetos que já em uma coleção, ou seja, seu cardinal. Não importa a ordem em que contarmos os objetos, se contarmos cada objeto uma só vez, o resultado sempre será o mesmo. um dois três quatro cinco seis sete oito

Medidas Medir significa comparar quantas unidades de medida estão contidas numa determinada quantidade. A fita métrica, o relógio, a balança outros instrumentos servem para indicar o número de vezes que a unidade utilizada coube na quantidade medida. As grandezas mais comuns que medimos são o comprimento, a massa e o tempo. Geralmente escrevemos a medida de uma quantidade com um número inteiro e partes do inteiro, seguido da unidade de medida correspondente. OBJETO A SER MEDIDO Unidade - Padrão Unidade - Padrão Unidade - Padrão Unidade - Padrão Unidade - Padrão Unidade - Padrão U.P.

Ordinal Ordenar uma coleção de objetos é estabelecer um critério de prioridade entre eles. Os números servem, além de contar, para indicar a posição em que cada um dos objetos ocupa segundo uma ordem estabelecida. Nesse caso são chamados de ordinais. Por meio do ordinal, sabemos a posição que cada elemento ocupa dentro de uma sequência ordenada, em que há um primeiro elemento e cada elemento é seguido por outro até chegar ao último. Ana Beto Carla Daniel Elza Fábio

Os números como código Os números utilizados como código são aqueles que servem para identificar e distinguir pessoas ou objetos. O número de identificação de uma pessoa não expressa nenhuma quantidade ou medida. São exemplos destes números: R.G.; placas de automóveis, C.E.P., etc. Não tem sentido fazer operações com tais tipos de números, pois nenhum deles indicam quantidades.

A sequência numérica Cada número da sequência numérica possui um nome e é representado por um símbolo. Nome Um Dois Três Quatro Cinco Seis Sete Oito Nove Símbolo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Objetos ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ Podemos representar a sequência numérica através da reta numérica. Na reta numérica os números são escritos da esquerda para a direita, do menor para o maior.

Comparando números Para comparar números temos de saber que lugar eles ocupam na sequência numérica. Um número é menor que outro (<) quando ocupa uma posição anterior da sequência. Um número é maior que outro (>) quando ocupa uma posição posterior na sequência. Qual é o maior 38 ou 63? Por quê? Compare os números 701, 563 ou 298, justificando.

Antecessor e Sucessor O antecessor (antecessivo, precedente) é o número que vem imediatamente antes de um número dado, enquanto que o sucessor (sucessivo, consecutivo) é o número que vem imediatamente depois do número em questão. Qual é o sucessor de 99? Determine o antecessor de 1000. O número 200 é sucessor de qual número? O número 49 é antecessor de qual? Todo número natural possui sucessor? E antecessor?

Seriações Quando usamos uma regra fixa para formar uma sequência numérica, obtemos um conjunto de números que têm uma relação entre si. Chamamos este conjunto de série. As séries aditivas são formadas pela adição ou subtração de uma quantidade constante a partir de um número. Nas séries multiplicativas os termos são formados pela multiplicação ou divisão de um número fixo (diferente de zero). (2, 4, 6, 8, 10, 12, ...) (2, 5, 8, 11, 14, 17, ...) (31, 29, 27, 25, 23, ...) P.A. (4, 8, 16, 32, 64, ...) (243, 81, 27, 9, ...) P.G.

Para refletir Quais são as principais funções dos números? Dê exemplos de cada uma delas. Por quê ao contarmos uma coleção de objetos o último deles indica o cardinal do conjunto contado? Elabore uma estória para seus alunos relacionando este conceito. O que significa medir? Descreva uma atividade informal que o professor pode realizar utilizando este conceito em sala de aula. O quê é fundamental para definirmos a ordem de um objeto numa determinada fila? Por quê não há sentido adicionarmos o número de dois telefone ou a data de nascimento de duas pessoas? Quais objetos o professor pode utilizar na sala de aula para fixar a ideia de reta numérica? Quando podemos afirmar que um número é maior que outro? Ou menor? Todo número natural possui sucessor? E antecessor? Justifique suas respostas. Qual a principal diferença entre as progressões aritméticas e as progressões geométricas?