Elaboração de Projetos: Planejando por Objetivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

Projetos de Aprendizagem
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Equivalente à média dos países da OCDE
Plano de Trabalho Docente
Administração Financeira III
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
POR QUE PLANEJAR!.
Processo Administrativo
Como o Governo formula sua Estratégia
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Referencial Rumo à Excelência
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Planejamento de Campanha – A3
Questões metodológicas do Ensino Religioso
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Afinal, o que é Planejamento?
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Princípio Critério Indicador Verificador
Gerenciamento das Diretrizes
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Goiânia, junho de 2013 Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS.
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
Sistema de Comando em Operações
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer: cooperação regional em políticas de articulação produtiva Seminário Arranjos Produtivos Locais, Projeto Promos/Sebrae/BID,
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Planejamento de estratégias:
Gerenciamento de Sala de Aula
“O Divino Semeador sabia que não bastava plantar os bons princípios e sim oferecer, antes de tudo, à semente, favoráveis condições necessárias à germinação.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
CONTROLADORIA X SISTEMA DE INFORMAÇÕES
Planejamento Ambiental 9º Semestre
ELEMENTOS COMUNS À DECISÃO
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
METODOLOGIAS DE PLANEJAMENTO SOCIAL II UNIDADE 02
Função Planejamento GUI I
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
Uma proposta para organizar Avaliação:
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARA EQUIPES DO PSF/PACS
Introdução ao Planejamento
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Célia Cruz | Renata Brunetti
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROJETOS SOCIAIS # Projeto é uma ação humana que se pensa e se realiza no presente para buscar o futuro tal qual se deseja viver. Projeto Social é ação.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Fases Metodológicas do Planejamento Social
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
O que é PROJETO EXECUTIVO
Fases Metodológicas do Planejamento Social
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
 Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por.
Elaboração e Gestão de Projetos Profª Drª Silvia Helena R. Cruz.
C ICLO PDCA OU C ICLO DE D EMING. H ISTÓRIA Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950,
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Matriz de avaliação processual
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Elaboração de Projetos: Planejando por Objetivos Programa: Escola de Paz Curso: Planejamento, Implementação e Avaliação de Projetos Sociais Encontro: 2º (Novembro / 2004)

Elaboração de Projetos: o que é? Planejamento: atividade do dia-a-dia Método: contínuo e organizado Técnicas: fortalecem nossos planos Resultado: transformar discurso em ação Importância: continuidade na descontinuidade

Da Política ao Projeto: A lógica instrumental da ação planejada Planejar: processo consciente e sistemático de tomar decisões presentes sobre objetivos e atividades a serem buscados no futuro. Níveis de Planejamento: 1. Política 2. Diretriz 3. Objetivo 4. Projeto 5. Programa

Níveis de Planejamento: Política O que é: definição ampla de propósitos comuns de um governo ou de uma organização, estabelecendo linha de orientação para tomadores de decisões subseqüentes, através da forma de um comportamento genérico de uma vontade. Exemplo: “Todas as vezes em que tirar férias, vou viajar” (Marco Orientador).

Níveis de Planejamento: Diretriz O que é: declarações particularizantes e limitadoras com relação a uma política, definindo princípios orientadores quanto ao comportamento dos decisores subseqüentes com relação ao cumprimento da política de referência. Exemplo: “(a) farei duas viagens por cada período de férias; (b) viajarei sempre pelo Brasil; (c) não gastarei mais do que 40% do que tiver em poupança” (Bases de Aderência).

Níveis de Planejamento: Objetivo O que é: expressão de um resultado a ser alcançado, de uma situação desejada a ser buscada e para a qual devem ser operacionalizados recursos, métodos e processos. Exemplo: “Nas próximas férias, passarei 10 dias em Petrópolis (RJ) e depois 10 dias em Salvador (BA)” (Situação Concreta)

Níveis de Planejamento: Programa O que é: conjunto de projetos correlatos e articulados entre si, construídos em torno de um mesmo objetivo de longo alcance. Exemplo: Programa de Férias Projeto 1: Viagem à Petrópolis (RJ) 15/09 à 24/09/04 R$ 3.800,00 Projeto 2: Viagem à Salvador (BA) 05/10 à 14/10/04 R$ 6.200,00

Níveis de Planejamento: Projeto O que é: expressão concreta de um resultado a ser alcançado, contendo definições precisas a cerca de quando, como, para quê e com que meios a ação acontecerá, permitindo a extração de indicadores / medidores de natureza qualitativa e quantitativa; é, portanto, unidade operativa básica da função Planejamento. Dimensões: (1) comunicativa; (2)pedagógica; (3) política; (4) conceitual e valorativa

Delimitando o Foco do Projeto: A Situação Problema e os Objetivos Princípio da Factibilidade: um projeto social de qualidade é sempre factível, pois parte de uma situação problema que, enfrentada de modo direto, pode de fato ser transformada em escala significativa. Princípio do Domínio Técnico: um projeto social de qualidade expressa sólido conhecimento técnico por parte da equipe que o concebe e o opera.

Delimitando o Foco do Projeto: Árvore de Problemas Considere, agora, o momento em que você já tem uma situação problema escolhida, claramente definida a partir do diagnóstico e orientada pelos princípios da factibilidade e do domínio técnico. Aprofundando mais e melhor a análise dessa situação, é preciso trabalhar com causas e conseqüências, formando cadeias de eventos relacionados capazes de permitir plena contextualização da situação problema em um cenário sistêmico e articulado.

Delimitando o Foco do Projeto: Árvore de Problemas Determine o problema focal Determine as causas do problema focal (por que acontece) Determine os efeitos (conseqüências) do problema focal (o que acontece) Construa um diagrama em forma de árvore, indicando a relação de causa e efeito entre os problemas (relação de causalidade)

Delimitando o Foco do Projeto: Árvore de Problemas Efeito (A) Efeito (B) PROBLEMA FOCAL Causa (A) Causa (B)

Delimitando o Foco do Projeto: Árvore de Problemas Para construir sua árvore de problemas você e sua equipe devem pensar nos seguintes passos: Crie o tronco da árvore; Identifique as conseqüências geradas pela situação problema, Identifique as causas da situação problema; Revise as cadeias criadas, testando sua lógica.

Delimitando o Foco do Projeto: A estrutura de objetivos O êxito de um projeto social está na razão direta do quanto seus objetivos agregam valores de clareza e legitimidade. Isso porque é em função do quadro de objetivos traçado que todas as ações do projeto são pensadas, executadas e avaliadas. Assim, os objetivos de um projeto social precisam ser apropriados por todos os atores sociais envolvidos – equipe, parceiros, financiadores e beneficiários.

Delimitando o Foco do Projeto: A estrutura de objetivos A estrutura de objetivos de um projeto compõe-se de: Objetivo geral: é a declaração ampla da transformação social a ser alcançada, diretamente derivado do problema focal e deve ser claro e consistente. Objetivos específicos: é o desdobramento operacional do objetivo geral, ou seja, os resultados pontuais dos quais depende o alcance do objetivo geral. Metas: é uma declaração concreta de resultados esperados, contendo intenções quantitativas ou qualitativas, cronológicas e territoriais. Cada objetivo específico terá, ao menos, uma meta.