TEORIAS SOBRE MOTIVAÇÃO Quanto a motivação geral das pessoas, são conhecidas 3 grandes teorias. São elas: Teoria das necessidades Teoria dos dois fatores Teoria da expectativa
TEORIA DAS NECESSIDADES Abraham Maslow Parte do pressuposto que todos os motivos do comportamento humano se encontram no próprio indivíduo.
PIRÂMIDE
TEORIA DOS DOIS FATORES Contexto da década de 50 Frederick Herzberg Motivação é influênciada por dois fatores.
TEORIA DA EXPECTATIVA Baseado nas duas teorias anteriores Victor Vroom Motivação composta por duas partes: Os desejos individuais As expectativas de alcançá-los (Valência)
CAUSAS DA DESMOTIVAÇÃO Modelos tradicionais de gestão Falta de recursos Mau clima organizacional Ambiente inadequado de trabalho Falta de capacitação técnica
CONSEQUÊNCIAS DA DESMOTIVAÇÃO Comportamento apático Absenteísmo Atrasos frequentes Acúmulo de tarefas Perda na qualidade
ESTILOS DE ORGANIZAÇÕES QUE PODEM DESMOTIVAR SEUS COLABORADORES Organização paranoide: foco em controle, clima de desconfiança e suspeita. Inibe a criatividade e espontaneidade, incita a postura defensiva. Organização Compulsiva: controle rígido de operações internas e aversão a mudanças (simbolizam alto risco). Os colaboradores passam a ser apáticos e submissos.
Organização teatral: perfil aventureiro e dá pouca importância para ameaças e riscos. Por serem muito voltadas para o meio externo, não dão atenção à comunicação interna e os funcionários se sentem deixados de lado. Assim, guardam rancor e vão perdendo o comprometimento. Organização depressiva: são isoladas, com forte rotina a ser seguida, dificuldade em tomar decisões. Os funcionários são contaminados pelo sentimento de impotência e falta de esperança, e tornam-se passivos e pouco envolvidos. Organização esquizoide: competitividade não colaborativa, pois os interesses particulares se sobressaem em relação aos da equipe. Informações significam poder e não são compartilhas. Os colaboradores tornam-se agressivos e isolados.
ALGUMAS MANEIRAS DE DESMOTIVAR O TRABALHADOR Não permetindo que a pessoa satisfaça suas necessidades Reprimindo ações inadequadas e não valorizando seu esforço Sendo um líder autoritário Não dando crédito a seu trabalho
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT) Ambiente Relações Interpessoais Remuneração Adequada Credibilidade
CONSIDERAÇÕES FINAIS Consideramos o tema de extrema importância pois se trata de um tema enriquecedor para o nosso conhecimento onde antes de ser realizado não tínhamos total conhecimento do mesmo pois não possuíamos informações completas sobre desmotivação, mas já tínhamos gerado tal conhecimento pois abordamos o assunto em classe de aula.