Surgimento e Objetivos Conceituando Características de uma parceria

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Transcrição da apresentação:

Surgimento e Objetivos Conceituando Características de uma parceria Unidade 4 Gestão da Cadeia de Suprimentos Por que estudar? Surgimento e Objetivos Conceituando Características de uma parceria Benefícios Implementação

Por que estudar? Gestão da Cadeia de Suprimentos CLIENTE FORNECEDOR FABRICANTE DISTRIBUIDOR VAREJO PRODUTOS E SERVIÇOS INFORMAÇÕES

Surgimento e Objetivos Reduzir tempos dos ciclos Assegurar datas de entrega Reduzir custos e aumentar lucros Reduzir estoques e lotes Fortalecer parcerias com fornecedores e clientes Melhorar fabricabilidade e garantia da qualidade

Supply Chain Management - SCM “Supply Chain Management é a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que proporcionam os produtos, serviços e informações que agregam valor para o cliente”. (The International Center for Competitive Excellence ) Fornecedores dos Fornecedores Empresa Clientes Clientes dos

Cadeia de suprimentos integrada Cadeia de suprimentos integrada. Fonte: Bowersox, Closs e Cooper (2007, p. 6).

Características de uma parceria Clareza do propósito Compromisso Conexão Congruência Criação de valor Comunicação Contínuo aprendizado

Benefícios da Gestão da Cadeia de Suprimentos Redução de custos significativa Possibilidade de oferecer fornecimento global Agregar valor ao cliente Customização e velocidade do atendimento Informações compartilhadas Oferta de níveis de serviço diferenciados

BARREIRAS NA IMPLEMENTAÇÃO Exige mudanças profundas em práticas arraigadas - tanto a nível interno quanto externo Quebrar barreiras organizacionais - gerenciamento por silos Cultura Relacionamentos com fornecedores ainda dominado pela queda de braço - barganha TI apresenta fortes deficiências Dificuldade na escolha dos parceiros

Implementação (Vertical ;Horizontal; Posição do Líder) A estrutura de uma cadeia de suprimentos (Vertical ;Horizontal; Posição do Líder)

Implementação b) Os processos do negócio (vínculos integrados – 4 tipos) Administrados; Monitorados; Não administrados; Não participantes c) Os componentes Físicos e técnicos; Gestão e comportamento

Nova visão de gerenciamento da cadeia de suprimentos

Unidade 5 Estratégias Logísticas   Introdução Estratégias logísticas  Estratégias de Resposta Rápida Tecnologias Logísticas

Estratégias Logísticas Parcerias e “comakership” Alianças estratégicas Terceirização Redução de fornecedores por itens Consórcio modular Milk-run Escolha de Operadores logísticos Postponement Localização geográfica dos agentes da cadeia logística Logística reversa Gestão do conhecimento organizacional Benchmarking no processo logístico

Estratégias de Resposta Rápida

Tecnologias Logísticas da Cadeia de Suprimentos O Código de Barras O Intercâmbio Eletrônico de Dados ou Electronic Data Interchange (EDI) A Identificação via Rádio Freqüência ou Radio Frequency Identification (RFID) O Rastreamento de Frotas com Tecnologia ou Global Positioning System (GPS) O Sistema de Gerenciamento de Armazéns ou Warehouse Management System (WMS)

Resumo – Gestão da Cadeia de Suprimentos e Estratégias Logísticas Unidade 4 Surgimento e Objetivos Conceituando Características de uma parceria Benefícios Implementação Unidade 5 Estratégias logísticas  Estratégias de Resposta Rápida Tecnologias Logísticas