Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.

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Transcrição da apresentação:

Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS

Objetivo e Estrutura da Apresentação: De 2014 a 2015 – o que muda? Relação da Psicologia com a EB: os PPGs Relação da Psicologia com a EB: os GTs da ANPEPP Horizontes & Cenários: acenos para o futuro

De 2014 a 2015: o que mudou? Superar a diferença entre a qualidade da Pós e a da Educação Básica. Conduzir pela Pós-Graduação uma análise criteriosa da realidade da Educação Básica. Desenvolver indicadores de impacto de nossas ações e produções na EB. Produzir conhecimento em veículos que chegam às Escolas. Estimular pela ANPEPP que os GT assumam o compromisso de rever as políticas de relação entre a produção em Psicologia e as demandas da Educação. Criação de Seminários Específicos para esses debates. Estimular EDITAIS induzindo trabalhos nessa relação.

Políticas Científicas e produção de Conhecimento: As diretrizes que norteiam a produção – demandas da realidade, mudanças no cotidiano de diferentes grupos sociais e contextos Para quê e para quem produzimos o conhecimento?

PNPG (2011-2020) "Parece ser necessário que ampliemos os estudos sobre novas metodologias, sobre novos conhecimentos desenvolvidos e pesquisas realizadas para que esses resultados possam chegar às nossas salas de aula. Consideramos que os cursos de pós-graduação estão capacitados para essa tarefa destacada porque estão localizados nas universidades, lugares estes, por excelência, voltados para a realização das formações docentes” (p.171).

Nossa análise – uma caracterização dos GT da ANPEPP Como se organiza o simpósio da ANPEPP? Importância dos grupos de pesquisa – vários programas de diferentes IES. Plano de trabalho a cada dois anos. Nosso objetivo de avaliar as propostas dos grupos para o último simpósio em 2014 e as relações com a EB.

Nosso percurso... Identificamos os GT, seus objetivos e relação com a EB. Dos 68 grupos de trabalhos inscritos no Simpósio: 80,8 % (n=55) não indicam nenhuma proposta de trabalho ou produto das pesquisas que possam ser traduzidos em políticas para as questões da Educação Básica. 14,7% (n=10) tangenciam a realidade da escola pública, mas ainda deixam pouco claro encaminhamentos para contribuição com a melhoria na qualidade da Educação Básica. 4,5% (n=3) mencionam aspectos que têm alguma relação possível com a EB .

O Ciclo da Produção do conhecimento PPGs e Grupos de Pesquisa GTs da ANPEPP Produção Científica e Técnica & EB

Compromisso do conhecimento com a realidade Educação Básica Programas de Pós-Graduação Grupos de Pesquisa Formação de Professores Produção Técnica

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