. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES.
Advertisements

Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Proposta de Elaboração do Plano de Curricularização da Extensão do IFPA Maio
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
DIDÁTICAS DO ENSINO SUPERIOR Profa. Liane Saenger Unidade 1.
GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
A PESQUISA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Estágio IV.
Relatório de Autoavaliação Institucional
Ler e Escrever: Desafio de todos
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Que saberes o professor precisa ter para trabalhar uma sequência didática de forma produtiva? Se um professor o procura dizendo que considera que os seus.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
SINAES ENADE.
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
Fórum - Unidade I - Sua experiência
I Encontro de Licenciaturas da
Recursos Humanos Setor de Pessoal.
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
TÍTULO DO TRABALHO XV ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DO UNIFACEX
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Capacitação Pedagógica Aula 02
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
A prática pedagógica do portfólio como método avaliativo no curso de Bacharelado em Educação Física na modalidade EAD Katiuscia Mello Figuerôa - UNINTER.
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Relatório de Autoavaliação Institucional Referência: exercício de 2016 CÂMPUS SUZANO Endereço: Av. Mogi da Cruzes,
Eleições de representantes para compor o Conselho Escolar
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Orientações de estágio
A docência na educação superior
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO CEP 77950.000 FONE: 0XX-63-3474.1179 www.eafa-to.gov.br

ESTÁGIO PEDAGÓGICO MISSÃO DO IFTO-CAMPUS ARAGUATINS Preparar indivíduos para o exercício da cidadania, preparar técnicos competentes e atuar como centro difusor de tecnologias através de seu corpo docente, de especialistas e de sua estrutura física, pedagógica e tecnológica, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento e crescimento humano, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o progresso da Região e do País.

RECURSOS INSTRUCIONAIS ESTÁGIO PEDAGÓGICO PLANO DE ATIVIDADE IDENTIFICAÇÃO Nome: Josiani Mendes Silva Disciplina: Módulo III – Estágio Pedagógico Escola: IFTO - Campus Araguatins Série: Curso na modalidade PROEJA Período de Estágio: 16 a 27 de novembro de 2009 Curso: Técnico em Informática TEMA A SER TRABALHADO 1) OBJETIVOS GERAIS: Conhecer a realidade do ensino através da observação e da reflexão em Instituição de Ensino diferenciada do ambiente de trabalho próprio. 2) OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer a Instituição onde será realizado o Estágio Pedagógico; Conhecer o funcionamento pedagógico da instituição; Identificar as atividades desenvolvidas na Instituição de Ensino; Conhecer a estrutura e organização didático-pedagógica da mesma; Utilizar da reflexão como mediação no processo de transformação de sua realidade. PROCEDIMENTOS Participação em reuniões; Visita aos setores administrativos e produtivos da instituição; Conversa com coordenadores de curso, direção, alunos e professores; Observação . RECURSOS INSTRUCIONAIS Máquina fotográfica; Caderno de campo; Projetor multimídia; Computador; Pen drive. AVALIAÇÃO Observação de aulas teóricas; Observação de aulas práticas (práticas profissionais e laboratórios); Conversa com gestores, técnicos, professores e alunos.

COMO O RELATÓRIO ESTÁ ESTRUTURADO ESTÁGIO PEDAGÓGICO COMO O RELATÓRIO ESTÁ ESTRUTURADO

ESTÁGIO PEDAGÓGICO - CONCLUSÃO Possibilidade para perceber alguns desafios que são enfrentados pela equipe de gestores do Departamento de Ensino, de forma crítica, consciente e comparativa; Alguns membros da equipe já trabalham há muito tempo na escola, porém não tem formação básica no que se refere à Coordenação de um Trabalho Pedagógico; O planejamento e o acompanhamento do que se planejou, não faz parte das rotinas cotidianas dos dois campi. Os planos de ensino dos professores são entregues aos gestores pedagógicos, porém não há uma discussão, um acompanhamento, muito menos uma avaliação do mesmo para poder ter idéias de como se processou o trabalho pedagógico, o que pode permanecer e o que precisa ser mudado, ou seja, não se reflete nem se avalia o que se planeja.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO SUGESTÃO Seria mais produtivo que a socialização desses saberes tivesse ocorrido, envolvendo professora-supervisora de estágio, alunos-estagiários e profissionais do Campus onde se fez o estágio. Os estagiários encontrariam em quaisquer Campi a oportunidade de elaborarem uma práxis, que poderia ocorrer ao retornarem para o Curso de Mestrado do PPGEA levando um material colhido em observações que submeteriam à reflexão teórica - até para se planejar quais seriam os módulos subsequentes, ou estudos dirigidos -, e que poderiam subsidiar teoricamente as reflexões feitas nos estágios. Somando-se aos seus conhecimentos anteriores da prática docente, ao mesmo tempo, essa produção de conhecimento, advinda do confronto com a realidade dos Campi estagiados, deveria ser socializada com os mesmos, buscando uma possibilidade mais efetiva de transformação em seu cotidiano escolar, através da apropriação de práticas reflexivas, pelos profissionais da educação em serviço e pelos mestrandos em formação, no sentido de implantar a intervenção sugerida pelos mestrandos. Fica aqui uma sugestão para os futuros estágios do curso de Mestrado do PPGEA.

ESTÁGIO PEDAGÓGICO REFERÊNCIAS GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 2007. __________; CRUZ, Carlos Henrique Carrilho. Planejamento na sala de aula. 8. Ed. Petrópolis: Vozes, 2008.