Coordenação: Vani Kenski

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
Advertisements

FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
Roteirização de Casos Clínicos Complexos Alessandra Dahmer Coordenação UNA-SUS/UFCSPA.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
Base Nacional Comum Curricular
Graduação em Enfermagem - EAD
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Programação Formação Continuada 2016
Introdução a Educação a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
A melhor opção para o seu futuro.
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
O QUE É O PEDAGOGO.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
EDUCAÇÃO HÍBRIDA – TEMA 32
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
IV Conferência Estadual
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
EDILENE APARECIDA ROPOLI - UNICAMP -
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Transcrição da apresentação:

Coordenação: Vani Kenski Aprendendo com Arte: a Educação a Distância na formação de professores de artes. Sirlene Giannotti Clarissa Suzuki Julia Kenski Coordenação: Vani Kenski

Segundo ano de oferecimento. O Aprendendo com Arte Objetivo é envolver e auxiliar o educador na compreensão aprofundada do papel da arte, da cultura, dos potenciais educativos da disciplina, dos espaços culturais e causar um impacto real no ensino da Arte em sala de aula. Segundo ano de oferecimento. Neste ano foram 4.466 inscritos para 200 vagas. Foram abertas mais 320 vagas posteriormente.

O que é o Aprendendo com Arte? Curso gratuito de formação continuada em Arte e Educação. Oferecido para professores de Artes do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Duas modalidades: semipresencial e totalmente a distância. Resultado de parceria entre a Fundação Volkswagen e o Instituto Arte na Escola.

Conteúdo do Aprendendo com Arte Nos dois formatos (totalmente a distância e semipresencial), abordam: História do Ensino da Arte; Mediação Cultural; Artes Brasileiras; Artes Híbridas; Metodologias de Projetos em Arte; Patrimônio Cultural; Introdução ao uso das tecnologias como recurso didático.

Conteúdo dos módulos Os seis módulos do curso contam com: Texto-base sobre o tema elaborado por um autor convidado, reconhecido no assunto; Vídeos com o autor, explorando diferentes aspectos do tema, em entrevista ou depoimento; Recurso multimídia sobre o tema; Atividades propostas pelos tutores.

Estrutura de tutoria 8 tutoras, cada uma responsável por duas turmas. Turmas com 40 alunos. Tutor é conhecedor do tema. Atividades semanais/quinzenais são propostas por cada tutor, depois de discussão com os demais tutores em fórum específico na ‘sala de tutores’. Coordenação analisa as propostas e adequa aos objetivos gerais propostos antecipadamente.

Estrutura de tutoria Tutores trocam proposições e sugestões sobre a melhor forma de trabalhar os temas. Encontros síncronos quinzenais para troca de experiências. Objetivo final do curso é a elaboração de um projeto em artes e seu desenvolvimento na escola.

Ampliar conhecimentos e vivências nos campos das Artes e da Educação Objetivos da tutoria Ampliar conhecimentos e vivências nos campos das Artes e da Educação Relacionando conhecimento e cultura; Cultivando o diálogo, a curiosidade, a cooperação, a pesquisa, a experimentação e a inventividade. Auxilio para que os cursistas instaurem processos de criação e realização de projetos significativos para os professores, alunos e a comunidade onde vivem.

Formação a distância Proposta de atividades abertas, que possam seguir por diferentes caminhos e que devam evoluir para diferentes espaços de atuação dos cursistas.

Formação semipresencial Parceria nesse ano com as Secretarias Municipais de Educação de Carapicuíba e Diadema (estado de SP). 120 participantes. 56 hs presenciais e 94 hs a distância. 1 encontro presencial por módulo. Mapeamento dos espaços e equipamentos culturais das cidades participantes.

Gestão colaborativa da equipe Equipe composta por 4 coordenadores; 8 professores-tutores; 3 assistentes, além de equipe de apoio na produção de recursos. Parte da equipe atua remotamente, com reuniões síncronas quinzenais. Autonomia no trabalho de cada profissional. Tutores podem conduzir as atividades da forma que considerem apropriadas. Equipe de gestão acompanha e intervém somente quando necessário, sempre junto ao tutor, auxiliando-o.

Gestão colaborativa da equipe Avaliação e acompanhamento do trabalho pedagógico de cada tutor acontece em reuniões individuais com a equipe gestora. Alinhamento entre o projeto e as propostas pessoais; Definição de metas de desenvolvimento; Contribuições para o aprofundamento e fortalecimento das ações desse no ambiente.

Construção das atividades Cada tutor constrói sua pauta por módulo. Considera as necessidades de seu grupo de alunos; Privilegiando a troca dos diferentes repertórios profissionais. Coordenador pedagógico fornece previamente os objetivos educacionais. Cuidado com o foco e estratégias previstas pelos tutores. Supervisão de EAD auxilia a pensar a viabilidade das propostas e forma estruturar no AVA. Construção das pautas é feita por discussão em fórum na sala de tutores, com mediação da coordenação pedagógica.

Moodle customizado na Plataforma do Letramento. Formação a distância Moodle customizado na Plataforma do Letramento. 150 horas de formação a distância. Base da formação está nas discussões e compartilhamento de práticas pelo fórum. Também usado para reflexão sobre a prática. Processo de construção coletiva de conhecimentos por meio de práticas mediadas e reflexão sobre elas.

Resultados para as tutoras Sentimento de que fazem parte de uma equipe e podem ‘ousar’ tendo ideias novas, que serão amparadas pela coordenação. Confiança na supervisão e nos colegas. Coordenação funciona como apoio ao trabalho com os alunos. Impacto na forma como tutores e cursistas se relacionam: também mais aberto e confiante.

Resultados Não há uma única forma correta de conduzir o trabalho: ela é fluida e variável. Respeito às diferentes leituras e linguagens do tutor. Harmonia do projeto se dá pelo trabalho da coordenação.

Obrigada Sirlene Giannotti – tapiroicos@gmail.com Clarissa Suzuki – clarissa@artenaescola.org.br Julia Kenski – jkenski@siteeducacional.com.br