Revisão Orçamento Publico e Noções de Divida Publica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
Advertisements

Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) (LDO) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
Analistas de Controle Externo: Jaime Fontes Vasconcelos José Mário Pereira Dantas.
Planejamento e Processo Orçamentário Planejamento de Governo e Políticas Públicas.
Estrutura Tributária 1.Princípio da Neutralidade: obtido quando não alteram os preços relativos, minimizando sua interferência nas decisões econômicas.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 29 de Fevereiro de º.
AS QUESTÕES METROPOLITANAS SOB A ÓTICA DO LEGISLATIVO Recife, 28 de novembro de Deputado Federal PEDRO EUGÊNIO Presidente da Comissão de Finanças.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
Direito Financeiro e Direitos Fundamentais. Direito Financeiro.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
Aula 8: O Controle do Endividamento Público e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
FINANCIAMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA. O orçamento público tem alguns princípios que orientam a sua elaboração: 1. Unidade; 2. Universalidade; 3. Anualidade;
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Instituições da União Europeia Trabalho realizado por: Beatriz Jacob nº5 Mafalda Rosado nº12 Paula Matos nº32.
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE - PES Audiência Pública LC 141/2012.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL LOA – 2017 PROJETO.
LEI ORÇAMENTÁRIA 2 Lei Orçamentária Anual CALENDÁRIO VER LEI ORGÂNICA Prazos Lei Orgânica L O A.
Fomento à Transparência Ativa como Instrumento de Controle Social
Disciplina: Economia Internacional
Lei de falências para entes subnacionais
Disciplina: Economia Internacional
Investimentos, CORRETORAS e tesouro direto
FUNDOS DE INVESTIMENTO
Renúncia de receita Fiscalização pelo TCU
Contabilidade e Orçamento Público Regime Contábil e Plano de Contas
Aula 8: Plano Nacional de Educação
CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
MERCADO DE AÇÕES.
MERCADO FINANCEIRO MONETÁRIO E DE CAPITAIS
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
RECEITA FEDERAL E BACEN
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
Projeto de Redesenho dos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo Papéis de Trabalho Novembro/2016.
FINANCIAMENTO Sistema Único Saúde
Disciplina: Economia Internacional
MUNICÍPIO DE CAMPO DO TENENTE AUDIENCIA PUBLICA – LOA 2016
ORÇAMENTO: CIF, despesas de vendas e administrativas
Pedro Henrique de Oliveira Valdemir Aparecido Pires
Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21.
VI Fórum de Administração e Planejamento do IFCE
Secretaria do Tesouro Nacional Conselho Federal de Contabilidade
A hiperinflação húngara de
CDI – Títulos Privados Selic – Títulos Públicos
II CONGRESSO DE GESTÃO MUNICIPAL
POLÍTICA E LEGISLAÇÃO FLORESTAL
Profjimmypeterson AFO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA.
Sistema Financeiro Nacional
Curso: Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão
OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA GESTÃO DO SUS
Avaliar desempenho de servidores
GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA
Especialização em Direito Civil e Processo Civil
Maneiras de classificar o mercado financeiro
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
Avaliar desempenho de servidores
Planejamento Financeiro e Criação de Valor
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos.
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
Contribuição de Iluminação Pública - CIP
Políticas Macroeconômicas: Monetária e Fiscal
Depois que estes orçamentos são definidos é o momento de realizar as emendas parlamentares, que representam a ocasião na qual os representantes do Poder.
Disciplina: Economia Internacional
Administração Financeira e Orçamentária
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DESAFIOS E AVANÇOS
DÍVIDA PÚBLICA APROPRIAÇÃO DO ESTADO
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
Disciplina: Economia Internacional
Transcrição da apresentação:

Revisão Orçamento Publico e Noções de Divida Publica AUP 5919 01 set 2017 Profa Dra. Luciana Royer

O que é a Dívida Pública Federal? A Dívida Pública Federal (DPF) refere-se a todas as dívidas contraídas pelo governo federal para financiamento do seu déficit orçamentário, nele incluído o refinanciamento da própria dívida, e para outras operações com finalidades específicas, definidas em lei.

A dívida é classificada como interna quando os pagamentos são realizadas na moeda corrente em circulação no país, no caso brasileiro o real, ou externa, quando os pagamentos são feitos em moeda estrangeira, normalmente o dólar norte-americano. A tualmente, toda a Dívida Pública Federal em circulação no mercado nacional é paga em real e captada por meio da emissão de títulos públicos, sendo por essa razão definida como Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi). Já a Dívida Pública Federal existente no mercado internacional é paga em dólar norte-americano e tem sido captada tanto por meio da emissão de títulos quanto por contratos, sendo por isso definida como Dívida Pública Federal externa (DPFe)

Quem administra a Dívida Pública Federal? O Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, é o órgão responsável pela administração da Dívida Pública Federal. Qual o objetivo da administração da Dívida Pública Federal? O objetivo da administração da Dívida Pública Federal é suprir de forma eficiente as necessidades de financiamento do governo federal, ao menor custo de financiamento no longo prazo, respeitando-se a manutenção de níveis prudentes de risco. Adicionalmente, busca-se contribuir para o bom funcionamento do mercado de títulos públicos brasileiro.

O que são títulos públicos federais? Os títulos públicos federais são instrumentos financeiros de renda fixa emitidos pelo Governo Federal para obtenção de recursos junto à sociedade, com o objetivo primordial de financiar suas despesas. Com que finalidade os títulos públicos federais podem ser emitidos? Os títulos da dívida pública podem ser emitidos com duas finalidades principais: • financiar o déficit orçamentário, nele incluído o refinanciamento da dívida pública;  • realizar operações para fins específicos, definidos em lei.

Quais são as formas de emissão de títulos públicos do Tesouro Nacional? O Tesouro Nacional emite os títulos públicos por meio de: ofertas públicas competitivas (leilões) com a participação direta de instituições financeiras; emissões diretas para finalidades específicas, definidas em leis (emissões não-competitivas); e vendas diretas a pessoas físicas, por meio do Programa Tesouro Direto. http://www.tesouro.fazenda.gov.br/conceitos-basicos-faq

Conceitos de Orçamento Público Breve Histórico do Orçamento Público Fundamentos Legais Funções Orçamentárias Técnicas Orçamentárias Princípios Orçamentários

Processo orçamentário Plano Plurianual (PPA) Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) Lei Orçamentária Anual (LOA)

Processo de planejamento orçamentário PPA – Plano Plurianual LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias LOA – Lei Orçamentária Anual O Executivo define o Projeto da LOA, as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas naquele ano. A Lei Orçamentária disciplina todas as ações do governo federal. No Congresso, deputados e senadores discutem a proposta enviada pelo Executivo, fazem as modificações que julgam necessárias através das emendas e votam o projeto. Essa mesma estrutura se repete, com algumas poucas diferenças, nos três níveis da federação.

Presidência da República Plano Plurianual (PPA) Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) Lei de Orçamento Anual (LOA) Congresso Nacional Ministérios (Órgãos Gestores) Programas do Governo Federal Estados - Municípios - Tomadores Fonte: GIDUR/CAIXA

Conceito de Receita Orçamentária Classificação da Receita Orçamentária Noções Básicas sobre Tributo Etapas da Receita Orçamentária

Conceito de Despesa Orçamentária Estrutura e Classificação da Despesa Orçamentária Etapas da Despesa Orçamentária