Coordenadoria de Ensino Gerência de Educação Infantil

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Transcrição da apresentação:

Coordenadoria de Ensino Gerência de Educação Infantil NJE-1901.1439-20090519-rnicHR1 Coordenadoria de Ensino Gerência de Educação Infantil Encontro de PA e CP Planejamento na Educação infantil 2011

Por que estamos juntos? Apresentar a proposta de trabalho para os centros de estudos de 2011; Divulgar os documentos elaborados pela equipe e os que estão em andamento; Divulgar as ações previstas para o ano; Trocar experiências; Fortalecer a figura do PA e do CP.

Nossas ações

AÇÕES DE FORMAÇÃO Centro de Estudos EI Subsidiar teoricamente os Centros de Estudos das Creches e EDI's, fortalecendo a figura do PA e do CP, como formadores. II Jornada Pedagógica - Troca de Experiências Bem Sucedidas Capacitar os profissionais de creche e pré-escola. Seminário de ambientação para os PEI Capacitar os profissionais que irão atuar na Educação Infantil – Creche.

PUBLICAÇÕES Orientações Curriculares para a Educação Infantil Orientações para os profissionais da Educação Infantil Planejamento na Educação Infantil

Caderno de Atividades da Pré-escola Manual do Professor e Caderno de Atividades do Aluno

Em andamento Cadernos: Linguagens Atividades Avaliação

No mistério do Sem-Fim, equilibra-se um planeta No mistério do Sem-Fim, equilibra-se um planeta. E, no planeta, um jardim, e, no jardim, um canteiro: no canteiro, urna violeta, e, sobre ela, o dia inteiro, entre o planeta e o Sem-Fim, a asa de urna borboleta Cecília Meirelles

Qual a finalidade da Educação Infantil?

Planejar? Para quê?

Qual o ponto de PARTIDA ? ..

E o ponto de CHEGADA?

Gato: - Isso depende muito até onde queres ir! Alice: - Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? Gato: - Isso depende muito até onde queres ir! Alice: - Preocupa-me pouco aonde irei. Gato: - Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas.” (Carroll, 1865)

Planejamento: A longo prazo – a instituição A médio prazo – a pré-escola e creche A curto prazo – os grupamentos Interligação entre os níveis

Como planejar? Situações significativas; Contexto educativo; Preparar o ambiente.

Políticas nacionais e locais. Relações humanas Políticas nacionais e locais.

Metas para a Educação Infantil

Na seleção das experiências: Intencionalidade; Interesse; Interação; Complexidade.

Desconstruir para reconstruir... Fazer o novo... ... para construir de novo...

Se, no teu centro um Paraíso não puderes encontrar, não existe chance alguma de, algum dia, nele entrar. (Angelus Silésius)

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL 2976-2558 2293-3635 geisme@rioeduca.net