Sistema de informação Questão 1 Gestão da qualidade total Certificação internacional de qualidade
Gestão da qualidade total - GQT Globalização Flexibilidade nas relações Busca por competitividade Satisfação do cliente Em inglês TQM- Total Quality Management trata-se de uma reorganização da gestão que busca a melhoria nos processos e procedimentos buscando a excelência em qualidade. A GQT procura: Focar no cliente; A diminuição dos erros; Participação e envolvimento das pessoas;
GQT Desenvolvida por americanos: Deming, Juran e Feigenbaum Segundo Feigenbaum a gestão da qualidade total é importantíssima, capaz de integrar desenvolvimentos e melhorias a todos setores criando produtos com o máximo de economia. Suas duas principais ideias é foco no cliente e o sistema de qualidade. Segundo Deming, o responsável por grandes avanços nessa área. Esses avanços levaram as empresas japonesas ao crescimento no período pós-guerra. Suas ideias são a otimização de projetos, qualidade do produto e controle estatísticos. o mais importante responsável pela difusão do Ciclo PDCA. Juran trabalha na organização dos custos da qualidade, necessário planejar, controlar e aperfeiçoar a qualidade.
GQT A preocupação com a qualidade total principiou durante a década de 20 com o Walter Shewhart, questionamento da qualidade e variabilidade, desenvolveu o CEP-Controle estatístico do processo, também foi o responsável pelo ciclo PDCA que se popularizou mundialmente como Ciclo de Deming. Posteriormente à 1945 as empresas encarraram uma nova realidade: os produtos não se encaixavam nas novas necessidades dos clientes.
GQT Empresas adotam o planejamento estratégico, focando no ambiente externo, interno, com qualidade, instaurando quatro etapas evolutivas: Inspeção- medidas, padrões e formulários; Controle estratégico da qualidade- avaliação da qualidade através de percentual de defeito; Garantia da qualidade- busca por tentar reduzir os problemas e defeitos; Gestão estratégica da qualidade.
Certificação de internacional Objetivos: Orientação de empresas no Sistema de Gestão de Qualidade; Satisfação dos clientes; Melhorar e assegurar a competitividade da empresa; Pode ser implantado tanto em empresas públicas quanto em privadas; Melhor atuação no mercado, com competitividade internacional; Exigência dos consumidores pelo controle de qualidade
Mais importantes certificações de qualidade O sistema ISO de certificações é um dos mais importantes do mundo O ISSO 9000 é o mais importante atualmente Foi criado com o objetivo de uniformizar as normas de qualidade em escala mundial Determinadas áreas industriais possuem diferentes tipos de certificações específicas.
Sistema ISO Com o ISSO 9001, a empresa alcança nível de excelência em gestão da qualidade Importância da certificação Confiança dos clientes, que se tornam cada vez mais exigentes; Regulador de produtos que afetam a saúde e segurança do consumidor e o meio ambiente; Manter além do controle de qualidade, também, evitando impactos ambientais e acidentes; Maior facilidade ao mercado internacional, com maior competitividade; Melhoria no critério de escolha dos clientes, com imparcialidade.
IS0 9000 e 9001 Criada a partir de uma reunião internacional Visando melhores práticas de qualidade As empresas precisam atingir metas para receber, passando por várias etapas Certifica produtos e serviços em várias organizações do mundo No Brasil As normas são criadas e gerenciadas pela associação brasileira de normas técnicas(ABNT) ABNT NBR ISSO 9000/ABNT NBR ISSO 9001/ABNT NBR ISO 9004
Integrantes Jenifer Castro Nº USP 10318712 Larissa Souza Trabalho apresentado à disciplina Sistema de Informação, Bancos de dados. Docente: Gabriel Departamento de economia e administração – ESALQ