GESTÃO E EMPREENDEDORISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENADE 2012 Ética e Responsabilidade Social Profa. Jeanete Pilger
Advertisements

Ser Ético Ser Gente Ser Empreendedor Ser Excelência.
Como Elaborar um Plano de Negócios Vanize Andrade Oxford Group.
Processos Administrativos Aula 1
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
O QUE É EMPREENDEDORISMO ? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016.
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Aula 2. Segmentação de mercado Uma empresa raramente consegue satisfazer a todos os mercados. Sendo assim os profissionais de marketing precisam segmentar.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA 1 O ESPÍRITO EMPREENDEDOR PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
Gestão de Pessoas - Nadja Guitton Comportamento organizacional/psicologia aplicada à Administração Gestão Por COMPETÊNCIA Como entender competência? INTEGRAÇÃO.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
Aula 2 Apostila – pag. 5 a 8  1 – O que é empreender  2 – O empreendedor e a fábrica de ideias  A importância do empreendedorismo no desenvolvimento.
O que é Coaching? Giuliana Gouveia Mesquita Coach de Carreira 2016.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
Alguém sabe o que é EAD ou Educação A Distância???
Especialização em Gestão de Negócios e Empreendedorismo
Apresentação da Franquia
Mr. Food Manager Cursos e Treinamentos
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
ANÁLISE E LABORAÇÃO DE PROJETOS
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Projeto Empreendedorismo
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
“Reflexões sobre a atitude empreendedora”
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
“Não é a montanha que conquistamos, mas a nós mesmos”.
Professor Douglas Pereira da Silva
Cultura organizacional
Caroline Maria Danubia Alves Hudson Santos Henrique Cabral
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Aprendizagem do Século XXI
CONTEÚDO P2 SUMÁRIO EXECUTIVO
ANÁLISE DE VIABILIDADE
ENADE Ética e Responsabilidade Social
Organizações que mencionaram o item
Disciplina: Administração do Relacionamento com o Cliente (ARC)
Professor Norival Carvalho Cunha
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
Professor Norival Carvalho Cunha
Comportamento Humano nas Instituições de saúde
Enfermagem do Trabalho
Administração de Marketing
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
A definição de Modelo de Negócios
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 7
Trabalho em Grupos: Um desafio 1 Universidade de São Paulo (USP)
Gestão das Organizações
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
Auditoria Interna Operacional Imagens. PLANEJAMENTO DA AUDITORIA OPERACIONAL. A base para o Planejamento da Auditoria Operacional passa pela análise.
Consultoria Referência RH
EIXO DO TURISMO TÉCNICO EM HOSPEDAGEM Professora Liliane Alves EEEP PEDRO QUEIROZ LIMA.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Administração Financeira 3º Adm – Faibi – 2º Sem/2018 adp.:prof: j.l.meneghetti 1.
Mudanças e transformações na área de recursos humanos
AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS Programa Mais Alfabetização
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Empreendedorismo, Perfil e Competências do Empreendedor
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Setembro 2004.
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
COMUNICAÇÃO INTERNA TRABALHOS DE RISCO.
9 BALDES.
Item % Classificação Tratativa 1.1 Como você avalia a possibilidade de crescimento profissional – Capacitação 59,64% (Ótimo e Bom) Fraco.
Estratégias de Marketing
Conceito de Relacionamento Terapêutico Professora: Mayra Loiola.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA 3 O EMPREENDEDORISMO PODE SER APRENDIDO? PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO

INTERATIVIDADE 3)O empreendedorismo é um dos grandes fenômenos do século XXI, ao ponto de “pesquisadores o estudarem, escolas quererem ensiná-lo, governos quererem subsidiá-lo, organizações quererem apoiá-lo e todos quererem ser empreendedores, independentemente do que fazem” (HASHIMOTO, Marcos, Espírito empreendedor nas organizações, 2006). Isto significa que o empreendedorismo é: a) uma característica de determinadas pessoas para o sucesso nos negócios. b) uma forma de ensino e aprendizado que determinadas pessoas receberam e as fazem ter sucesso nos negócios. c) uma maneira de ter um negócio próprio e desenvolvê-lo com sucesso. d) uma espécie de iniciativa que organiza e administra os negócios com sucesso. e) característica de pessoas realizadoras, que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar organizações de negócios. JUSTIFICATIVA:

O EMPREENDEDORISMO PODE SER APRENDIDO? Será que o empreendedor é uma característica nata? Será que eu posso aprender a ser empreendedor?

O QUE DEVO APRENDER PARA SER EMPREENDEDOR? COMPORTAMENTOS E ATITUDES: Ética Respeito ao próximo – Cliente, Concorrente, Fornecedores e Parceiros Persistência Liderança Foco Disciplina Relacionamento interpessoal Criatividade e Imaginação

O QUE DEVO APRENDER PARA SER EMPREENDEDOR? COMPETÊNCIAS TÉCNICAS Ferramentas administrativas – Planejamento e gestão Planejamento financeiro Técnicas de comunicação e expressão Técnicas de marketing

INTERATIVIDADE 14 ) O empreendedor humanizado emerge como um ser relacional, em lugar do herói solitário. Ele age como um ator nas relações sociais. Ao longo do tempo, filósofos têm identificado várias formas de encarar o comportamento ético nas organizações. Entre elas, a visão utilitarista considera o comportamento ético como aquele que traz o maior bem para o maior número possível de pessoas. Sob a lógica da visão utilitarista, considere os itens a seguir: I. Fechamento de uma fábrica em uma cidade, para que a matriz da corporação continue sendo lucrativa e operacional em outras cidades; II. Deslocamento dos habitantes de um vilarejo à beira-mar, para a construção de um condomínio de alto luxo, pequeno e reservado; III. Suspensão do bônus da alta administração, apesar de seu ótimo desempenho, para preservar a sobrevivência da empresa. Está (ão) correto(s) somente o(s) item(ns): a) Apenas a alternativa I b) Apenas a alternativa III c) Apenas as alternativas I e III d) Apenas as alternativas II e III d) Apenas as alternativas I e II JUSTIFICATIVA: