– Introdução ao projeto na engenharia

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Transcrição da apresentação:

0313102 – Introdução ao projeto na engenharia Aprendendo a descrever problemas

EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 3.1 – a ser feito em sala de aula EXERCÍCIO 3.2 – a ser feito em equipe de duas pessoas e entregue na próxima aula. As equipes serão de duas pessoas porque utilizará metodologia que requer dois papéis distintos, o do designer e o do cliente.

Exercício 3.1 – definição de um problema – em duplas de alunos Um problema é basicamente a impressão de uma tensão ou um contraste entre duas condições: condição de desejos ------ condição real. (Peter Nielsen) Um problema é uma entidade desconhecida em um certo contexto. Encontrar ou resolver a variável desconhecida precisa ter algum valor social, cultural ou intelectual... e alguém acredita que este esforço vale a pena. (David Jonassen)

Tipos de Problemas Os problemas diferem entre si quando aos seus atributos e requerem diferentes espécies de processos e estratégias para sua solução. Tipos de problemas: puzzles, algoritmos, problemas descritos por histórias, problemas solucionáveis por meio de regras, tomada de decisão, troubleshooting, problemas diagnose-solução, desempenho estratégico, análise sistêmica, dilemas e problemas de concepção.

Será que é possível algoritmizar a solução de problemas? O problema pode variar significativamente dependendo do contexto e é praticamente impossível conceber e desenvolver modelos para solucionar problemas para cada contexto e domínio. Os tipos de problemas podem talvez serem classificados com base nas similaridades no processo cognitivo exigido para desenvolver as habilidades para solucionar problemas.

PBL: problem based learning ou aprendizado com base em problemas e projetos PBL é uma estratégia de ensino que leva os estudantes a aprender a aprender e os encoraja a desenvolver pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas que serão úteis pelo resto de suas vidas.

PBL - Características principais: 1. Baseado em problemas. Começa com uma apresentação de um problema autêntico da vida real expresso como ele seria apresentado a um engenheiro.

PBL - Características principais: 2. Voltado para a solução do problema. Permite a aplicação de habilidades para resolução de problemas exigidas na prática.

PBL - Características principais: 3. Centrado no aluno. Os alunos assumem a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado e os professores atuam como facilitadores, procurando tornar os alunos dependentes somente de si próprios em relação ao que devem aprender e saber.

PBL - Características principais: 4. Aprendizado auto-dirigido. Desenvolver habilidades de pesquisa. Os alunos precisam aprender como obter informações atualizadas sempre que for necessário, pois esta é uma habilidade essencial para o desempenho profissional.

PBL - Características principais: 5. Reflexão. Ela deve acontecer durante a realização do trabalho relacionado com o problema, preferivelmente através de discussões em grupo, e deve visar a aumentar a transferência do aprendizado para novos problemas.

Motivação e estratégia Motivação: por que alguém aprende? Estratégia: como alguém aprende? A estratégia usada precisa ser: • Pragmática: relevante e prática. • Solucionadora do problema. Proativa, em um trabalho de equipe. • Reflexiva. Pense no que está fazendo, observe, discuta em pares, aproveite toda oportunidade que surgir para revisar e refletir sobre o que aconteceu.

Estratégia teorista Use modelos e conceitos Peça ideias ao professor se não conseguir encontrar um arcabouço teórico apropriado Faça um diário de bordo pessoal. Prepare um script de ação, com instruções sugeridas, num diário de bordo Anote as instruções passo-a-passo. Aproveite todas as oportunidades para fazer perguntas e sondar ideias.

Atitudes do aluno: mente aberta, responsabilidade e sinceridade. Dois tipos diferentes de reflexão: Reflexão na ação – a pessoa reflete acerca do comportamento enquanto ele acontece, de modo a já ter efeito nas suas ações seguintes. Reflexão sobre a ação – a pessoa reflete após o evento, de modo a permitir que ele revise, descreva, analise e avalie a situação, de modo a obter insights para melhorar a prática no futuro.

Sequência de aprendizagem: Discrepância, desconforto, desafio e conflito Identificar o(s) problema(s) Explorar causas Pesquisar (descobrir material novo existente sobre o tema) e analisar Desenvolver soluções e implementar Reorientar e reformar

Exercício 3.2 (em pares): executar os passos da sequência de aprendizagem, até o item 3 (explorar causas) para o problema apresentado a seguir. Problema do Hcor “Basicamente, hoje emitimos 16.000 exames por mês e apenas 50% dos laudos são retirados em menos de 30 dias pelos pacientes. Isto nos gera diversos problemas de logística, armazenagem, custos, retrabalho etc., pois após 30 dias de armazenagem temos que 'destruir' os laudos físicos. E se o paciente vem retirar após 30 dias temos que, p.ex., gravar os CDs de imagem novamente no ato da retirada. Este problema gera até problemas com estacionamento para pacientes no hospital.” Passo 1. Discrepância, desconforto, desafio ou conflito? (JUSTIFICATIVA DO PROJETO) Passo 2: Qual é o problema? Há mais de um problema descrito acima? Passo 3: Quais são as causas possíveis?