Erisson Viana PUC-RIO Alicia Bonamino Tufi Soares UFJF - CAED Efeito da Repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental Um estudo longitudinal a partir do Geres
O problema da repetência no Brasil A relevância do tema
Taxas de Repetência na 1ª série no Brasil, segundo o Censo Escolar e corrigidas pelo Modelo Profluxo - 1981 a 2001
Distorção Idade-Série no Ensino Fundamental e Médio no Brasil - 1998 à 2010
Alunos com experiência prévia de Repetência – PISA 2009
Objetivos da Pesquisa Organização dos capítulos
Objetivo da pesquisa Verificar a eficácia da repetência escolar como medida de recuperação dos alunos com baixo desempenho, analisando seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos alunos Quais os ganhos reais, em termos de aprendizagem, os alunos que passaram pela medida da repetência têm em relação a alunos com mesma proficiência inicial, mas que não foram submetidos ao mesmo expediente?
Perguntas norteadoras 1) Os alunos que passam pela experiência da repetência apresentam ganhos de proficiência que justifiquem a utilização de tal medida mesmo ao custo de um ano extra de escolarização? 2) No caso de haverem ganhos reais na aprendizagem, esses ganhos se mantém ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental?
O Efeito da Repetência O objeto da pesquisa, metodologia e resultados
Esquema conceitual da pesquisa 2005 2006 2007 2008 1ª Série O1 O2 2ª Série O3 3ª Série O4 4ª Série
Pareamento NSE e Proficiência em Língua Portuguesa - Leitura Nº de casos 520 Grupo NSE Proficiência O2 Controle (promovidos) 0,274 105,34 Experimental (repetentes) 0,272 105,29 Diferença 0,002 0,05
Distribuição das proficiências centradas na turma – Geres 2005
Pareamento NSE e Proficiência em Matemática Nº de casos 498 Grupo NSE Proficiência O2 Controle (promovidos) 0,285 107,07 Experimental (repetentes) 0,269 107,18 Diferença 0,016 0,11
Língua Portuguesa - Leitura 2005 2006 2007 2008 1ª série 2ª série 3ª série 4ª série Língua Portuguesa - Leitura Comparação por Onda
Matemática Comparação por Onda 1ª série 2ª série 3ª série 2005 2006 2007 2008 1ª série 2ª série 3ª série 4ª série Matemática Comparação por Onda
Língua Portuguesa - Leitura 2005 2006 2007 2008 1ª série 2ª série 3ª série 4ª série Língua Portuguesa - Leitura Comparação por Série
Matemática Comparação por Série 1ª série 2ª série 3ª série 2005 2006 2007 2008 1ª série 2ª série 3ª série 4ª série Matemática Comparação por Série
Considerações finais Conclusão alcançadas
Diferenças entre as proficiências médias de Repetentes e Promovidos Comparação por Onda 2006 2007 2008 Port. -11,44 -14,55 -15,18 Mat. -23,38 -27,77 -28,37 Ao final dos anos iniciais do Ensino Fundamental, os promovidos têm, aproximadamente, um nível a mais na escala de habilidades Geres que seus pares repetentes tanto em Língua Portuguesa - Leitura quanto em Matemática. A retenção no início da escolaridade introduz uma diferença no desenvolvimento das habilidades de Leitura a favor do promovidos que não será recuperada pelos alunos retidos mesmo ao final do quarto ano. Diferenças entre as proficiências médias de Repetentes e Promovidos
Diferenças entre as proficiências médias de Repetentes e Promovidos Apesar de ocorrerem ganhos na proficiência em Língua Portuguesa entre os alunos retidos, esses ganhos não se mantém ao longo do tempo. Em Matemática, embora os efeitos se mantenham, eles não são suficientes a ponto de colocar estes alunos em níveis de aprendizagem diferentes dos promovidos, de maneira a justificar a repetência. Diferenças entre as proficiências médias de Repetentes e Promovidos Comparação por Série 1ªsérie 2ªsérie 3ªsérie Port. 8,54 3,32 -2,92 Mat. -7,79 13,21 13
Comparação por Onda 2006 2007 2008 Port. -11,44 -14,55 -15,18 Mat. -23,38 -27,77 -28,37 Isso nos permite concluir que, do ponto de vista pedagógico, a repetência não garante a estes alunos melhores condições de aprendizagem que seus colegas promovidos. A ausência de efeito, nas comparações em relação ao grau escolar, demonstram a ineficácia da repetência como medida para ajudar os alunos em dificuldade escolar. Comparação por Série 1ªsérie 2ªsérie 3ªsérie Port. 8,54 3,32 -2,92 Mat. -7,79 13,21 13
Considerações finais Estes resultados se colocam a favor das políticas que visam a diminuição da retenção na séries iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que indicam que reter alunos nessas séries pode comprometer o aprendizado num momento importante no desenvolvimento de habilidades de Leitura – Língua Portuguesa e Matemática.
Considerações finais Infelizmente, esses dados não permitem investigar os efeitos da repetência para além das séries iniciais, dado o escopo da pesquisa Geres. Contudo, apontam para a importância de realização de outras avaliações longitudinais, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.