Cursos Administração e Engenharia de Produção Metodologia Científica Natália Robson Silvelino Ednardo Edson Eliene Michelle A importância do Controle Interno.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Advertisements

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL I ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM – UCP/MF e UEMs 03 de Abril de 2002.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: PRINCIPAIS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS PELOS MUNICÍPIOS.
ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL IEGM. CONTEXTO HISTÓRICO Situação econômica Conscientização da população Impactos sociais Administração gerencial.
Maio/2015 PMAT Automático MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL.
SUBCONTROLADORIA DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.
1 Controle do Recurso Público. 2 Como a sociedade pode participar no controle do recurso público: utilizando corretamente o recurso fiscalizando os gestores.
Estrutura do SGSO no SISCEAB A presentar a Estrutura do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional no SISCEAB. Objetivo.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
REGISTRO DE PREÇOS E REGISTRO CADASTRAIS. REGISTRO DE PREÇOS Determina o Estatuto Federal das Licitações – Lei nº 8.666/93 – que as compras, sempre que.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
Administração do composto de preço
Portfólio de Serviços TI
Serviço de Gestão de Contratos GESCON
Temas 2017 de Metodologia da Pesquisa
Os efeitos da PEC do teto de gastos sobre os estados
Channel no Tribunal de Contas do Tocantins Osmarina Rodrigues Andrade
Apresentação Institucional
RE -CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA..
O Observatório da Despesa Pública é uma unidade de produção de informações estratégicas e monitoramento dos gastos públicos Identificar riscos de fraude,
CUSTOS: 4 QUESTOES (8% da prova e 16% das 25)
CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA
O PLANO DE MARKETING.
CONTABILIDADE GERENCIAL
Integração do Compliance, Governança Corporativa e Ética
AUDITORIA.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
CONTABILIDADE PUBLICA
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
2016 RANCHO ALEGRE D´OESTE.
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
MUNICÍPIO DE CORBÉLIA-PR Art. 9º, § 4º da Lei Complementar 101/00
Gestão estratégica de Custos
1º Senso de Determinação e União. 2º Senso de Treinamento. 3º Senso de Utilização. 4º Senso de Ordenação. 5º Senso de Limpeza. 6º Senso de Saúde. 7º Senso.
Proposta MINUTA DE RESOLUÇÃO COEX
Autor1 : NOME Autor2 : NOME Autor3 : NOME Orientador: NOME
CÂMARA MUNICIPAL DE CARAMBEÍ
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
Auditoria Interna Operacional Imagens. PLANEJAMENTO DA AUDITORIA OPERACIONAL. A base para o Planejamento da Auditoria Operacional passa pela análise.
AUDITORIA INTERNA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES. Acadêmica: Ciliane Aparecida Fermino.
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS DA TAREFA Edison Carlos Ferreira Segurança e Meio Ambiente Edison Carlos Ferreira Segurança e Meio Ambiente Legal.... A Análise.
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
A atuação do TCE-RJ junto aos RPPS do estado
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Lei Complementar nº 101 de 19/10/2000
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
As Organizações Vistas como Culturas
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
Responsabilid ade Social Sônia Regina Gouvêa Rezende.
* Essa ferramenta tem suas origens na Teoria Científica da Administração, divulgada no ano de 1903 por meio dos estudos realizados pelo engenheiro mecânico.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
O controle do ensino em suas mãos
Prof. Milton Mendes Botelho
Seminário Internacional – OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho
Qualidade das informações divulgadas nos demonstrativos fiscais
Qualidade das informações divulgadas nos demonstrativos fiscais
Avaliação Econômico- Financeira de Projetos. Levantamento e projeção das receitas, custos e despesas; Projeção dos fluxos de caixa; Aplicação dos métodos.
DISCIPLINAS FIC – FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019 TÍTULO AUTORES
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
FIC – FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019 TÍTULO
Transcrição da apresentação:

Cursos Administração e Engenharia de Produção Metodologia Científica Natália Robson Silvelino Ednardo Edson Eliene Michelle A importância do Controle Interno na Gestão Pública SILVA, J.M.S.; BATISTA JÚNIOR, L.T.M.; BENTES, R.C.R; LIMA JÚNIOR, J.W.P.S; SILVA, A.P. Maracanaú 2017

SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA DA PESQUISA CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONSIDERAÇÕES FINAIS PERSPECTIVAS

INTRODUÇÃO O controle da Administração Pública, nunca foi de forma clara e eficiente para população, porém com o grande avanço tecnológico e a globalização houve uma conscientização que despertou uma maior cultura com qualidade e com controle dos gastas público.

INTRODUÇÃO De que forma o Controle Interno trouxe melhorias e maior qualidade para a gestão?  Portal da Transparência;  Lei de Responsabilidade Fiscal;  Auditorias Internas;

OBJETIVOS Fortalecer a importância do controle interno; Zelar pelo equilíbrio dos gastos, tornando mais transparente e eficiente o controle da gestão; Auxiliar nas tomadas de decisões;

METODOLOGIA DA PESQUISA  Pesquisa Indireta;  Estudo descritivo  Natureza qualitativa  Pesquisa Bibliográfica  Fontes de Pesquisas;  Livros;  Artigos da Internet;

CONTROLE INTERNO  O controle é de fundamental importância;  Como o controle pode ser utilizado?  O controle pode ser conceituado com uso dos: recurso humanos, financeiros e materiais;  O controle apresenta natureza transformadora;

CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA É uma ferramenta fundamental para qualquer serviço, de forma que nos possibilitem indagar se estamos ou não atingindo as metas.  A quem compete o controle na administração pública?  De que forma a população pode auxiliar na fiscalização do controle na administração pública?

CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Diferenciação entre Controle Interno e Órgão de Controle Interno Controle Interno Conjunto de atividades, planos, métodos, indicadores e procedimentos interligados, utilizando com vistas a assegurar a conformidade dos atos de gestão e a concorrer para que os objetivos e metas estabelecidos para as unidades jurisdicionadas sejam alcançados Órgão de Controle interno Unidades administrativas, integrantes dos sistemas de controle interno da administração pública federal, incumbidas, entre outras funções, da verificação da consistência e qualidade dos controles internos, bem como do apoio às atividades de controle externo exercidas pelo Tribunal

CONSIDERAÇÕES FINAIS  O controle passou por uma evolução na legislação e execução, que hoje segue com base na lei quando segue normas;  O controle interno estabelece importante ferramenta de gestão, auxiliando o gestor a reduzi riscos, desvios, irregularidades, visando a qualidade e economia dos gastos de modo transparente aumentando o compromisso com a população;

CONSIDERAÇÕES FINAIS  Conclui-se que o controle interno configura-se um importantíssimo aliado da gestão para tomada de decisão de maneira a estimular ao governo a executar atos de forma eficaz com foco na coletividade.

PESPECTIVAS Vantagens ou Desvantagens? O que há em nossos dias? O telegrama... O que podemos esperar? Podemos contribuir em algo? Qual a visão para futuro?

Estado lidera ranking de investimentos no País. E está entre os mais confortáveis em despesas com pessoal. Mauro Filho, titular da Fazenda declarou… Ceará tem a melhor situação fiscal do País “Nosso objetivo é manter o controle das despesas e, ao mesmo tempo em que trabalhamos com a receita, aumentar a eficiência da máquina. Não se trata de termos aumento de impostos neste ano” Fonte – O Povo online 01:30 | 07/04/201

TCM promove seminário sobre controle interno O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) realiza nesta segunda- feira, 26 de junho de 2017, o segundo Seminário de Orientação para Gestão Municipal. Fonte – O estado 26 de junho 2017 A Associação Cearense dos Controladores Municipais – ACECOM convida todos os interessados a participarem do Seminário “Sistema de Controle Interno Municipal frente aos novos Desafios”, a ser realizado no dia 14 de setembro. Fonte Sertões de Crateús - 12 de setembro de 2017

“Tudo de que um sonho precisa para ser realizado é que alguém acredite que ele possa ser realizado.” Roberto Shinyashiki