ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Iêda Freire de Carvalho. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO MESTRADO PROFISSIONAL EM SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA E CIDADANIA COMUNICAÇÃO.
Advertisements

DIDÁTICAS DO ENSINO SUPERIOR Profa. Liane Saenger Unidade 1.
Profa. Therezinha Conde
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Projeto por tema Gerador
Didática das Ciências Experimentais
Comportamento Humano nas Organizações
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Docência do Ensino Superior
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Currículo e planejamento
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
Avaliação da aprendizagem
A ACÇÃO HUMANA.
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Metodologia do Ensino de Física I
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
A apreciação musical como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente em Música vinculado ao Pibid AUTORES: Jéssica.
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CFO III – Dragões de Ferro
O objetivo é elencar as contradições existentes nas Metodologias Ativas no contexto brasileiro.
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Érica Ramos rocha Silva Marcelo Menuzzi Tânia Filomena Knittel
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
8 Competências Essenciais do Professor Inovador
A EDUCAÇÃO ENVOLVE: COMPROMISSO AÇÃO DECISÃO comprometimento.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
I Encontro de Licenciaturas da
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
EDUCAÇÃO “Se você planeja para um ano, semeie milho.
Informática Aplicada à Educação Matemática Matemática
Comportamento Organizacional
Como se aprende História?
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
ANO 2 UNIDADE 1.
Professor reflexivo: construindo uma crítica
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
O triângulo didático: o saber e suas relações
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
O que é Educação Ambiental?
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Filosofia da Educação Filosofia da Educação.
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Capacitação Pedagógica Aula 02
APRENDIZAGEM COLABORATIVA UM EXPERIMENTOUTILIZANDO O GOOGLE DOCS
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR: a arte e beleza das células na construção das Ciências Morfológicas e sua interação com a sociedade Autor: Alisson.
Reflexividade e formação de professores
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Ronildo Pereira da Silva Mestrando em Ciências da Educação pelo Instituto Naturalis de Educação Superior.   . Advogado Público Municipal, Professor da.
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo Cadete pm pereira jr Cadete pm vitor Cadete pm oliveira Cadete pm rodrigues Cadete pm diego Cadete pm rodrigo

PRINCIPAIS TEÓRICOS

CARACTERÍSTICAS GERAIS ENFOCO NO SUJEITO COMO PRINCIPAL ELABORADOR DO CONHECIMENTO ÊNFASE NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA VIDA PSICOLÓGICA E EMOCIONAL PREOCUPAÇÃO COM O AUTOCONCEITO CONTEÚDOS ADVÉM DA EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS FIM DA HIERARQUIA E RIGIDEZ

MUNDO SEGUNDO ROGERS, O MUNDO É PRODUZIDO PELO HOMEM, PARTINDO DE SUA PERCEPÇÃO, RECEBENDO OS ESTÍMULOS E ATRIBUINDO-LHES SIGNIFICADOS. APESAR DE SER CONSIDERADO ESPONTANEÍSTA, SUA OBRA RELATA MAIS A EXPERIÊNCIA E EXPOSIÇÃO DE IDÉIAS SOBRE O HOMEM, EDUCAÇÃO E VIDA DO QUE A PROPOSIÇÃO DE UMS SISTEMATIZAÇÃO.

MUNDO SEGUNDO PAULO FREIRE, O SER HUMANO É CAPAZ DE CAPTAR O MUNDO E TRANSFORMÁ-LO, DESDE QUE LHE SEJA POSSÍVEL OLHAR ESSE MUNDO COM SEU OLHAR, SENDO CAPAZ DE RECRIÁ- LO, TRANSFORMANDO NUM PROJETO DE SOCIEDADE, RECONSTRUINDO SUA CULTURA ATRAVÉS DE UM DEBATE CRÍTICO E CRIATIVO DAS VIVÊNCIAS MULTICUTURAIS ENTRE POVOS E COMUNIDADES DISTINTAS.

CONHECIMENTO CONSTRUÍDO NO PROCESSO DE VIR-A-SER DA PESSOA, INERENTE A ATIVIDADE DA PESSOA HUMANA

ALEXANDER SUTHERLAND NEILL EDUCAÇÃO CARL ROGERS SE OPÕE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA ÉPOCA; EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA; EXEMPLO DE EDUCAÇÃO; AUTODETERMINAÇÃO E AUTOCONFIANÇA. ALEXANDER SUTHERLAND NEILL CENTRADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; CRIOU A SUMMERHILL; ‘‘ GOSTARIA DE VER A ESCOLA PRODUZIR UM VARREDOR FELIZ DO QUE UM ERUDITO NEURÓTICO’’.

ESCOLA RESPEITA A CRIANÇA TAL QUAL ELA É OFERECE CONDIÇÕES PARA QUE O ALUNO TORNE-SE PESSOA POSSIBILITA A LIBERDADE DO ALUNO OFERTA CONDIÇÕES QUE POSSIBILITEM A AUTONOMIA DO ALUNO

ENSINO-APRENDIZAGEM ENSINO LIVRE E ESPONTÂNEO APRENDIZAGEM DEVE SER SIGNIFICATIVA, DECORRENDO DO INTERESSE DAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS

PROFESSOR-ALUNO PROFESSOR DEVE SER FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ALUNO DEVE APRENDER CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS

METODOLOGIA CLIMA FAVORÁVEL AO DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS INFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA OS ALUNOS E PERCEBIDAS COMO MUTÁVEIS PESQUISAS DOS CONTEÚDOS FEITAS PELO PRÓPRIO ALUNO

AVALIAÇÃO DESPREZO PELA PADRONIZAÇÃO DO ENSINO AUTOAVALIAÇÃO

“Não podemos ensinar, apenas podemos facilitar a aprendizagem” “Não podemos ensinar, apenas podemos facilitar a aprendizagem” (ROGERS, 1986 apud CAPELO, s/d) MUITO OBRIGADO!