ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo Cadete pm pereira jr Cadete pm vitor Cadete pm oliveira Cadete pm rodrigues Cadete pm diego Cadete pm rodrigo
PRINCIPAIS TEÓRICOS
CARACTERÍSTICAS GERAIS ENFOCO NO SUJEITO COMO PRINCIPAL ELABORADOR DO CONHECIMENTO ÊNFASE NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA VIDA PSICOLÓGICA E EMOCIONAL PREOCUPAÇÃO COM O AUTOCONCEITO CONTEÚDOS ADVÉM DA EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS FIM DA HIERARQUIA E RIGIDEZ
MUNDO SEGUNDO ROGERS, O MUNDO É PRODUZIDO PELO HOMEM, PARTINDO DE SUA PERCEPÇÃO, RECEBENDO OS ESTÍMULOS E ATRIBUINDO-LHES SIGNIFICADOS. APESAR DE SER CONSIDERADO ESPONTANEÍSTA, SUA OBRA RELATA MAIS A EXPERIÊNCIA E EXPOSIÇÃO DE IDÉIAS SOBRE O HOMEM, EDUCAÇÃO E VIDA DO QUE A PROPOSIÇÃO DE UMS SISTEMATIZAÇÃO.
MUNDO SEGUNDO PAULO FREIRE, O SER HUMANO É CAPAZ DE CAPTAR O MUNDO E TRANSFORMÁ-LO, DESDE QUE LHE SEJA POSSÍVEL OLHAR ESSE MUNDO COM SEU OLHAR, SENDO CAPAZ DE RECRIÁ- LO, TRANSFORMANDO NUM PROJETO DE SOCIEDADE, RECONSTRUINDO SUA CULTURA ATRAVÉS DE UM DEBATE CRÍTICO E CRIATIVO DAS VIVÊNCIAS MULTICUTURAIS ENTRE POVOS E COMUNIDADES DISTINTAS.
CONHECIMENTO CONSTRUÍDO NO PROCESSO DE VIR-A-SER DA PESSOA, INERENTE A ATIVIDADE DA PESSOA HUMANA
ALEXANDER SUTHERLAND NEILL EDUCAÇÃO CARL ROGERS SE OPÕE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA ÉPOCA; EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA; EXEMPLO DE EDUCAÇÃO; AUTODETERMINAÇÃO E AUTOCONFIANÇA. ALEXANDER SUTHERLAND NEILL CENTRADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; CRIOU A SUMMERHILL; ‘‘ GOSTARIA DE VER A ESCOLA PRODUZIR UM VARREDOR FELIZ DO QUE UM ERUDITO NEURÓTICO’’.
ESCOLA RESPEITA A CRIANÇA TAL QUAL ELA É OFERECE CONDIÇÕES PARA QUE O ALUNO TORNE-SE PESSOA POSSIBILITA A LIBERDADE DO ALUNO OFERTA CONDIÇÕES QUE POSSIBILITEM A AUTONOMIA DO ALUNO
ENSINO-APRENDIZAGEM ENSINO LIVRE E ESPONTÂNEO APRENDIZAGEM DEVE SER SIGNIFICATIVA, DECORRENDO DO INTERESSE DAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS
PROFESSOR-ALUNO PROFESSOR DEVE SER FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ALUNO DEVE APRENDER CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS
METODOLOGIA CLIMA FAVORÁVEL AO DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS INFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA OS ALUNOS E PERCEBIDAS COMO MUTÁVEIS PESQUISAS DOS CONTEÚDOS FEITAS PELO PRÓPRIO ALUNO
AVALIAÇÃO DESPREZO PELA PADRONIZAÇÃO DO ENSINO AUTOAVALIAÇÃO
“Não podemos ensinar, apenas podemos facilitar a aprendizagem” “Não podemos ensinar, apenas podemos facilitar a aprendizagem” (ROGERS, 1986 apud CAPELO, s/d) MUITO OBRIGADO!