O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO

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Transcrição da apresentação:

O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. O papel do brinquedo no desenvolvimento . 6ªEd. São Paulo: Martins Fonte, 2000 Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira O Termo Brinquedo é empregado por Vygotsky num sentido amplo, se refere à ação, atividade, ao ato de Brincar. Por meio do brinquedo a criança expressa algumas necessidades, que inclui tudo aquilo que é motivo para a ação sobre o mundo. No princípio a tendência de uma criança é satisfazer seus desejos imediatamente. Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira Na idade escolar Surge uma grande quantidade de tendências e desejos não possíveis de serem realizados imediatamente. Para resolver essa tensão, a criança se envolve em um mundo imaginário onde os desejos não realizáveis podem ser realizados e esse mundo é o que Vygotsky chama de brinquedo. Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

No brinquedo a criança cria uma situação imaginária No brinquedo a criança cria uma situação imaginária. Mas, devemos lembrar que no princípio o brinquedo é muito mais a lembrança de algo que aconteceu, do que imaginação e nessa situação há regras. A ação numa situação imaginária dirige a criança a um comportamento direcionado para o significado da ação. Por meio do brinquedo a criança projeta-se nas atividades dos adultos, procurando ser coerente com os papéis assumidos. Assim no primeiro momento, suas ações se direcionam ao significado da situação. Ex: alimentar o seu bebê Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira A estrutura da percepção: Adulto Objeto Toda percepção humana é feita Significado percepções generalizadas e não isoladas Na Criança, o objeto é dominante na razão Objeto Significado Posteriormente essa razão se inverte e o significado passa a predominar: Significado Objeto No brinquedo, o pensamento está separado dos objetos e a ação surge das ideias e não das coisas. Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira A criança reconhece numa palavra a propriedade de um objeto: ela vê não a palavra, mas o objeto que ela designa. Para uma criança, a palavra “cavalo” aplicada ao cabo de vassoura significa “eis um cavalo”, porque mentalmente ela vê o objeto por trás da palavra (o sentido) No brinquedo a criança usa sua capacidade de separar significado do objeto sem saber o que esta fazendo. Desta forma a criança atinge uma definição funcional de conceitos ou de objeto, e as palavras passam a se tornar parte de algo concreto. A criação de algo imaginário na vida da criança é a primeira manifestação da sua emancipação em relação as restrições de uma situação vivida pela criança. Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira Ao brincar, a criança faz o que mais gosta de fazer, porque o brinquedo está unido ao prazer e ao mesmo tempo, aprende a seguir os caminhos mais difíceis, aceitando as regras e assim renunciando ao que ela quer, para mais tarde obter um prazer maior. Para a criança é mais importante participar da atividade, do que ganhar o jogo. A cada situação a criança vê-se frente a um conflito entre as regras do jogo e o que ela faria se pudesse agir espontaneamente. No jogo a criança age de maneira contrária ao que gostaria de agir e a subordinação a uma regra e a renuncia de agir sob impulso imediato é o meio de atingir o prazer máximo da situação. Assim, o atributo essencial do brinquedo é que uma regra torna-se um desejo. Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira Desta forma temos na atividade da criança: No inicio Objeto Ação Significado Significado Na idade escolar Significado Ação A criança é capaz de fazer mais do que ela pode compreender Uma criança que corre montado em um cabo de vassoura fazendo upa .. upa.. cavalinho Inverter a razão: Ação Significado Significado Ação Maneira pela qual o comportamento humano passa a depender de operações baseadas em significados, onde as motivações que iniciam o comportamento estão separadas da realização. Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira Conclusão 1- O brinquedo não é o aspecto preponderante da infância. Mas é um fator muito importante no desenvolvimento infantil. Assim o brinquedo cria uma ZDP da criança. No brinquedo a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário; no brinquedo é como se ela fosse maior do que é na realidade. “Ela desempenha um papel” . Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira 2- No início, o brinquedo é muito mais lembrança de alguma coisa que realmente aconteceu do que imaginação. A medida que o brinquedo se desenvolve, observa-se um movimento em direção a realização do propósito da criança. Assim é que nos esportes o propósito do jogo é um dos seus aspectos dominantes, tal como o objetivo de vencer Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira No final do desenvolvimento surgem as regras, e, quanto mais rígidas elas são, maior a exigência de atenção da criança, maior a regulação da atividade da criança, mais tenso e agudo torna-se o brinquedo. “para uma criança com menos de três anos de idade o brinquedo é um jogo sério” (...)”para uma criança pequena, brinquedo sério significa que ela brinca sem separar a situação imaginária da situação real.” Para uma criança na idade escolar o brinquedo não desaparece, mais permeia a atitude em relação à realidade. Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira A principal essência do brinquedo é a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre situações no pensamento e situações reais. Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

Referência bibliográfica: VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. O papel do brinquedo no desenvolvimento . 6ª Ed. São Paulo: Martins Fonte, 2000 Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira