12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Advertisements

Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Cenário Internacional para o P&D Empresarial Crescimento do.
1 Prof º Marcello Utiyama. 2 ABORDAGENS Terceirização Single Sourcing x Multi Sourcing Estratégia de Suprimentos NOVO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES.
Certificação e Auditorias Benefícios internos: Melhoria dos processos de negócio; Melhorias na motivação e no desempenho dos colaboradores; Clarificação.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
REUNIÃO INTEGRADA MLD| Projetos 2016 MLD11 11 OBJETIVO: Facilitar o trabalho dos colaboradores; diminuir prazos de entregas; economizar recursos,
A Tecnologia de Informação passou a ser um fator crítico para os negócios das organizações; Gerenciar com qualidade e agilidade os serviços prestados.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Como aumentar a sua Maturidade em Governança de TI Everton Schonardie Pasqual Jose Crassuski Vieira.
Gestão de TI Aula 3 – PDTI Prof. Luís Fernando Garcia
Reunião de Análise Crítica dos Processos Corporativos Data: 20/02/2014 Local: Sala 7 – Subsolo – Bloco A Sistema de Gestão Integrada Processo: Gestão.
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
Comércio Eletrônico Faculdade de Tecnologia SENAC
Planejamento Estratégico
Portfólio de Serviços TI
Soluções inovadoras em governança de TI e de Central de Serviços compartilhados Falar brevemente sobre a empresa Logic IT.
Gestão Integrada.
Fundamentos da Inteligência de Negócios.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Decisões sobre terceirização
Prof. Adilson de Oliveira
O Modelo de Governança de TI
Disciplina: Sistemas de Informação
ITIL - Information Technology Infrastructure Library
Prof. José Paulo Hernandes
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
BIBLIOTECA ITIL V3 Uma fonte de boas práticas no Gerenciamento de Serviço; Padrão de mercado Guia de boas práticas aplicável a todos os tipos de Organizações.
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Surgimento e Objetivos Conceituando Características de uma parceria
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA GESTÃO
Fusões e Aquisições.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 5 Prof
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
Universidade Católica de Moçambique
Desenvolvimento Organizacional
Tema 1 Controle gerencial, contabilidade gerencial e controladoria
Segurança e Controle de Recursos de Sistemas e Informações
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
TI / NA GESTÃO DE TRANSPORTES
Gestão Estratégica de Operações
MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO – NAVEGAÇÃO ALIANÇA
Relacionamento com os fornecedores
CAPITAL INTELECTUAL Aline Fabíula Giancarlos João Paulo.
Execução e Controle
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Auditoria e Segurança de Sistemas – Cód
Gestão da Logística de Distribuição
Planejamento estratégico
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
Processo de incorporação de tecnologias no SUS
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
Gestão Estratégica de Operações
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Análise de Demandas Regionais
Sistemas de Informações Gerenciais
Stakeholders Profª Cynara Carvalho
Como fazer a integração de normas técnicas
Transcrição da apresentação:

12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI Introdução ● Fornecimento externo existe desde os primórdios da computação ● Crescimento da terceirização tem sido grande desde 1990 − Aumentar a eficiência organizacional − Aumentar a competitividade − Evolução crescente da TI ● Organizações precisam aprimorar seus modelos de fornecimento − Buscar um equilíbrio entre o fornecimento interno e o externo − Um bom modelo de fornecimento pode perder sua eficácia em pouco tempo Gestor de TI deve estar atento às mudanças da tecnologia e do ambiente organizacional para promover os ajustes necessários no modelo de fornecimento

12.1 FORNECIMENTO INTERNO (INSOURCING) Vantagens e Benefícios ● Redução de custo ● Aumentar o controle ● Atividades específicas da organização ● Reter conhecimento em TI Cuidados na Terceirização da TI ● A TI não é uma função homogênea ● A TI continua a evoluir de maneira vertiginosa ● Não há uma base simples na qual se possam avaliar economicamente as atividades de TI ● Boas práticas de gestão e economia de escala ● A substituição de fornecedores é um processo mais difícil

12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING) Conceito de terceirização

12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING) Razões para Terceirizar e seus Benefícios ● Redução de custo ● Acesso ao conhecimento e à tecnologia ● Atividades específicas da organização ● Flutuação na carga de trabalho ● Melhoria na prestação de serviço ● Atividades rotineiras ● Gestão de recursos humanos ● Atividades com alto grau de particularidade ● Maior disponibilidade ● Segurança da informação ● Promover mudanças ● Terceirizar riscos ● Imposições internas ● Imposições externas

12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING) Razões para Terceirizar e seus Benefícios

12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING) Classificação dos Serviços Terceirizados ● Atividades − Desenvolvimento − Implantação − Manutenção e suporte − Operação − Planejamento e organização − Controle − Outros (treinamento, documentação etc) ● Componentes − Hardware − Software − Processos − Dados

12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING) Classificação dos Serviços Terceirizados

12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING) Grau de Terceirização ● Recursos Humanos e Tecnológicos

12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING) Grau de Terceirização ● Orçamento da área de TI

12.3 MODELOS DE FORNECIMENTO Relacionamento entre Cliente e Fornecedor ● Comprometimento ● Consenso ● Compatibilidade cultural ● Flexibilidade ● Interdependência ● Confiança

12.3 MODELOS DE FORNECIMENTO O Papel da Confiança ● Tipos de confiança − Controle − Conhecimento mútuo − Objetivos compartilhados − Desempenho anterior Estratégias de Fornecimento ● Valor Agregado ● Compra Recíproca de Ações ● Multifornecimento ● Recursos de outro país (offshore) ● Cofornecimento ● Processos de Negócio ● Join Venture ● Serviços não cobertos pelo contrato ● Envolvimento gradual

12.3 MODELOS DE FORNECIMENTO Diversidade de Fornecimento Adaptado de Cohen e Young (2006)

12.4 GERENCIANDO OS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Arranjo Contratual

12.4 GERENCIANDO OS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Boas Práticas de Gerenciamento ● Conselho de supervisão ● Reuniões ● Relatórios Diferença dos Serviços Baseados em Hardware e Software

12.4 GERENCIANDO OS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Dificuldades Enfrentadas