12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI Introdução ● Fornecimento externo existe desde os primórdios da computação ● Crescimento da terceirização tem sido grande desde 1990 − Aumentar a eficiência organizacional − Aumentar a competitividade − Evolução crescente da TI ● Organizações precisam aprimorar seus modelos de fornecimento − Buscar um equilíbrio entre o fornecimento interno e o externo − Um bom modelo de fornecimento pode perder sua eficácia em pouco tempo Gestor de TI deve estar atento às mudanças da tecnologia e do ambiente organizacional para promover os ajustes necessários no modelo de fornecimento
12.1 FORNECIMENTO INTERNO (INSOURCING) Vantagens e Benefícios ● Redução de custo ● Aumentar o controle ● Atividades específicas da organização ● Reter conhecimento em TI Cuidados na Terceirização da TI ● A TI não é uma função homogênea ● A TI continua a evoluir de maneira vertiginosa ● Não há uma base simples na qual se possam avaliar economicamente as atividades de TI ● Boas práticas de gestão e economia de escala ● A substituição de fornecedores é um processo mais difícil
12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING) Conceito de terceirização
12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING) Razões para Terceirizar e seus Benefícios ● Redução de custo ● Acesso ao conhecimento e à tecnologia ● Atividades específicas da organização ● Flutuação na carga de trabalho ● Melhoria na prestação de serviço ● Atividades rotineiras ● Gestão de recursos humanos ● Atividades com alto grau de particularidade ● Maior disponibilidade ● Segurança da informação ● Promover mudanças ● Terceirizar riscos ● Imposições internas ● Imposições externas
12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING) Razões para Terceirizar e seus Benefícios
12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING) Classificação dos Serviços Terceirizados ● Atividades − Desenvolvimento − Implantação − Manutenção e suporte − Operação − Planejamento e organização − Controle − Outros (treinamento, documentação etc) ● Componentes − Hardware − Software − Processos − Dados
12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING) Classificação dos Serviços Terceirizados
12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING) Grau de Terceirização ● Recursos Humanos e Tecnológicos
12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING) Grau de Terceirização ● Orçamento da área de TI
12.3 MODELOS DE FORNECIMENTO Relacionamento entre Cliente e Fornecedor ● Comprometimento ● Consenso ● Compatibilidade cultural ● Flexibilidade ● Interdependência ● Confiança
12.3 MODELOS DE FORNECIMENTO O Papel da Confiança ● Tipos de confiança − Controle − Conhecimento mútuo − Objetivos compartilhados − Desempenho anterior Estratégias de Fornecimento ● Valor Agregado ● Compra Recíproca de Ações ● Multifornecimento ● Recursos de outro país (offshore) ● Cofornecimento ● Processos de Negócio ● Join Venture ● Serviços não cobertos pelo contrato ● Envolvimento gradual
12.3 MODELOS DE FORNECIMENTO Diversidade de Fornecimento Adaptado de Cohen e Young (2006)
12.4 GERENCIANDO OS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Arranjo Contratual
12.4 GERENCIANDO OS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Boas Práticas de Gerenciamento ● Conselho de supervisão ● Reuniões ● Relatórios Diferença dos Serviços Baseados em Hardware e Software
12.4 GERENCIANDO OS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Dificuldades Enfrentadas