CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diferenças, desigualdades e violências: desafios éticos no processo de formação Profª. Vera Lúcia Bertoline E.mail: Núcleo Interinstitucional.
Advertisements

O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
“O lúdico na educação infantil”
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Nossos Números: Todos os projetos desenvolvidos pela G. C Todos os projetos desenvolvidos pela G.C. Cultural visam a inclusão social. A GC Cultural.
“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
Didática das Ciências Experimentais
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Currículo e planejamento
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
O Desenvolvimento do Imaginário, do Lúdico na Educação Infantil
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: INOVARE
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
Educação Musical e Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire De: Alan Caldas Simões Instituto Federal.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
30anos CENPEC.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
I Encontro de Licenciaturas da
SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Conteúdo Metodológico e Prática de Ensino em Creche e Educação Infantil Revisão 1 Cláudia Yazlle.
FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016.
Filme: As Aventuras do avião vermelho
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Curso Preparatório para Concurso Público IPET
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
BNCC: Mais um ataque à Educação!
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Educação no Brasil Tragédia.
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
– Abril/ 2018 – - ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA -
Aprendizagens Contextualizadas no Território
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Orientações de estágio
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO Karolyne Menezes Silva Luana de Oliveira Arruda Solange do Nascimento Rosa Sueli Nascimento de Matos 1

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EMEI EDGARD ROQUETTE PINTO 1

EDGARD ROQUETTE PINTO 1884 - 1954 PATRONO EDGARD ROQUETTE PINTO 1884 - 1954 MÉDICO, ANTROPÓLOGO E EDUCADOR ; ENSINOU HISTÓRIA NATURAL NO RIO DE JANEIRO ; CRIOU A PRIMEIRA ESTAÇÃO DE RÁDIO DO PAÍS RÁDIO SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO; CRIOU JUNTAMENTE COM HUMBERTO MAURO O INSTITUTO NACIONAL DO CINEMA EDUCATIVO. 2

EMEI “Edgard Roquette Pinto” Diretoria Regional de Educação – São Miguel Endereço: Rua Flor de Inverno Nº57 CEP: 08050-370 Telefone: (11) 4853-7602 Bairro: Jardim das Camélias LOCALIZAÇÃO 2

IDENTIDADE DA COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA A EMEI Edgard Roquette Pinto atende alunos vindos em sua maioria das CEI’s mais próximas. Os Professores tem grande responsabilidade e participação no processo de desenvolvimento das atividades, e de aprendizagem dos alunos. Os pais tem participação constante em nosso espaço escolar. 2

ORGANIZAÇÃO QUANTIDADE DE TURNOS QUANTIDADE DE SALAS QUANTIDADES DE CLASSES QUANTIDADE DE ALUNOS POR SALA 02 6 12 25 TOTAL 300 QUANTIDADES DE PROFESSORES QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS 15 08 2

CONCEPÇÕES Concepção de educador: Para a EMEI Edgard Roquette Pinto o educador tem em si um dever com o conhecimento adquirido em saber de qual forma utilizará esse conhecimento incentivando o aluno a ser curioso e buscar novas formas de aprendizado, de forma que ele entenda realmente o assunto abordado. O educador precisa estar apto para exercer com qualidade e clareza seu trabalho de forma a reconhecer as dificuldades de cada aluno, e dessa forma poder auxilia-lo. Concepção de aluno: Para a EMEI Edgard Roquette Pinto o aluno é a pessoa que vem com pouca ou nenhuma instrução de conhecimento didático de educação escolar, cheio de dúvidas, ele busca suprir seu desejo em aprender e seu entendimento sobre o mundo ao seu redor, na escola ele quer tirar suas dúvidas e quer aprender com as respostas recebidas. Concepção de cuidar e educar: Para a EMEI Edgard Roquette Pinto cuidar é acompanhar cada passo dado em caminha ao novo saber, é indicar o caminho a seguir, educar é mostrar que cada passo dado tem um motivo para acontecer, orientar que cada caminho te leva a um lugar diferente com aprendizados diferentes, cuidar e educar, um não existe em sua plenitude sem o outro, um depende e complementa o outro em todas as fazes da vida. 2

Respeitando as diferenças Poetizando PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA EMEI EDGARD ROQUETTE PINTO Respeitando as diferenças Poetizando Arte em Desenvolvimento 4

PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA EMEI EDGARD ROQUETTE PINTO PROJETO : DISCIPLINA ARTE EDUCAÇÃO NOME DO PROJETO ARTE EM DESENVOLVIMENTO ESTE PROJETO BUSCA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA ARTE EM NOSSAS ESCOLAS, TENDO EM VISTA QUE A ATIVIDADE ARTÍSTICA É UMA PRIORIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA; FAZ COM QUE A MESMA DESENVOLVA SUA SENSIBILIDADE E CRIATIVIDADE. A ARTE É UMA MANIFESTAÇÃO NATURAL DO UNIVERSO DA CRIANÇA. QUANDO SE FALA DE MANIFESTAÇÃO, É A VONTADE E O IMPULSO DE EXPRESSÃO DO UNIVERSO INFANTIL, A ARTE É TRANSFORMADORA PORQUE POSSIBILITA À CRIANÇA UMA LEITURA DE MUNDO DIFERENCIADA E CRÍTICA. 2

PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA EMEI EDGARD ROQUETTE PINTO PROJETO : DISCIPLINA METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NOME DO PROJETO POETIZANDO ESTE PROJETO BUSCAR MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA SALA DE AULA, ESSA FAIXA ETÁRIA ESTÁ EM CONSTANTE APRENDIZAGEM, PORTANTO INCENTIVAR O CONTATO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, E POSSIBILITA QUE A CRIANÇA CRIE APRESSO POR LER E ESCREVER, MESMO AINDA NÃO SENDO ALFABETIZADOS. O GÊNERO POESIA APRESENTA RITMOS E RIMAS. É UM TIPO DE TEXTO QUE ATRAI MUITO AS CRIANÇAS. A POESIA MEXE COM O IMAGINÁRIO DA CRIANÇA, LEVANDO-A A EXPRESSAR DESEJOS, SENTIMENTOS, DESCOBRINDO QUE SE PODE BRINCAR COM AS PALAVRAS. 2

PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA EMEI EDGARD ROQUETTE PINTO PROJETO : DISCIPLINA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS NOME DO PROJETO RESPEITANDO AS DIFERENÇAS ESSE PROJETO BUSCA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO MEDIANTE AS DIFERENÇA DE RAÇAS DENTRO DA SALA DE AULA. MOSTRANDO A CADA CRIANÇAS PASSO A PASSO A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO. ENSINAR A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO EM SALA DE AULA E NO COTIDIANO, ENSINAR QUE DEVEMOS RESPEITAR TODAS AS ETNIAS E CULTURAS E COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE SE VALORIZAR E RESPEITAR O OUTRO. 2

LEGISLAÇÃO BÁSICA CONSTRUÇÃO LDB 9394/1996 – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL; BNCC- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; PORTARIA 5930/ 2013 – DIRETRIZES DA POLÍTICA EDUCACIONAL; LEI 10.639/2003 – ACRESCIDA NA LDB, OBRIGATORIEDADE DA TEMÁTICA UNESCO CONSTRUÇÃO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DA EMEI EDGARD ROQUETTE PINTO REGIMENTO COMUM DA EMEI EDGARD ROQUETTE PINTO 2

40 s - Agradecemos a sua Participação!!!