CFO III – Dragões de Ferro

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Transcrição da apresentação:

CFO III – Dragões de Ferro ABORDAGENS DE ENSINO CFO III – Dragões de Ferro

ABORDAGEM TRADICIONAL Soeiro Omar João Alves Araújo Dutra Deyveth Alex

Abordagem Tradicional Características Gerais * Professor é imprescindível na transmissão de conteúdo * Aluno limita-se a executar o conteúdo proposto

Homem * Receptor passivo Mundo * É a realidade externa ao indivíduo

Sociedade-cultura * Os programas estabelecem os níveis culturais a serem adquiridos na educação formal * O diploma pode ser tomado, então como um instrumento de hierarquização dos individuos * Sistema individualista

Conhecimento * Acredita-se que a inteligência é capacidade de acumular e armazenar informações * Acúmulo de conhecimento por meio de transmissão * Ao aluno compete memorizar informações, definições que lhe são oferecidas no processo de educação

Educação * Está restrita à ação da escola * Educação como produto, já que os modelos a serem alcançados já estão pré- estabelecidos. Escola * É verticalizada; o professor é dono da verdade; cooperação entre os pares é quase nula * Atribui à educação o papel de ajustamento social

Ensino-aprendizagem * Ênfase dada às relações em sala de aula; * Modelo pedagógico: suma importância para a criança e sua educação; * Os conteúdos e as informações têm de ser adquiridos, e os modelos imitados; * Artificialidade dos programas dificultam a transferência de aprendizagem, pois ignora as diferenças individuais e não variam de acordo com as classes nem dentro da mesma; * A intervenção visa apenas a atuação do professor.

Professor-aluno * Professor detém o poder decisório * Exerce o papel de mediador entre o aluno e os modelos culturais

Metodologia * Baseia-se na aula expositiva * Qual o produto dessa metodologia de ensino ? * Didática tradicional: dar lição e tomar lição

Avaliação * Visa à reprodução exata do conteúdo ensinado em sala de aula * Para a sociedade, as notas obtidas funcionam como forma de medir a aquisição do patrimônio cultural

Considerações Finais * O método de recitação e as espécies de conteúdo ensinados derivam de uma concepção estática de conhecimento * O indivíduo nada mais é do que um ser passivo, um receptáculo de conhecimentos escolhidos e elaborados por outros para que ele deles se aproprie