ESTRATÉGIA INTERNACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAPÍTULO 14 ESTRATÉGIA E GESTÃO INTERNACIONAL A ESTRATÉGIA INTERNACIONAL: DIMENSÕES E DESAFIOS.
Advertisements

Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
Conteúdo da Seção  Conceitos fundamentais de estratégia de marketing  Análise do microambiente de negócios  Análise do macroambiente de negócios.
Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 19.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Luís Todo Bom 3ª Aula O Meio Envolvente de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
PROCESSO FUNDAMENTAL PARA TODOS OS SETORES! Regina Panazzo Processos Gerencias.
1 Dinâmica das Competências Estratégicas em Empresas Orientadas ao Mercado. Competitividade “Recursos - Competências” - Bases teóricas Nos últimos anos,
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo corporativo AULA 7 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
EMPRREENDEDORISMO NO COMEX
Critérios de Desempenho
TERCEIRIZAÇÃO NA LOGISTICA
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE POSITIVO.
Tamires Endringer Zorzal
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
COMÉRCIO EXTERIOR 4. internacionalização de empresas
Administração de serviços 7º período
Estruturas Organizacionais Tradicionais
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
ECONOMIA INTERNACIONAL
Estratégia em Corporações Multinacionais
INTCEX 3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
Manual do Participante
Exportação Prof. Felipe Borini.
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
Planejamento de estratégias:
TECNOLOGIA E COMPETITIVIDADE
Aula 6.1 O elo entre as estratégias da unidade de negócio e as estratégias funcionais WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica:
A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS DE EMPRESAS
Estratégia Internacional
Estratégias corporativas:
ECONOMIA INTERNACIONAL
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Introdução à Administração
o competidor estratégias
Tornando-se Global Lições dos Entrantes Tardios
IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
COMPETÊNCIAS E RECURSOS
Roteiro de Planejamento Estratégico
Administração de Novos Negócios
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Sucedido, dê o máximo de si.
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Geraldo augusto da silva
Aula 3 – Visão Estratégica
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
Prof. Alberto Martins Júnior
Planejamento Estratégico para Exportação
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PLANO DE MARKETING Áreas: Graduação Marketing / Turismo Pós-graduação
Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire.
I Exercício Escolar À luz das premissas do Prof. McGuire:
33º Encontros Tele.síntese Os efeitos no mercado das novas políticas governamentais Jorge Salomão Pereira CEO
Treinamento e Desenvolvimento
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
Logística e Gerenciamento da
Geografia, 3º Ano do Ensino Médio
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Região de intervenção |Programa Operacional Regional do Centro
Professor Flávio Toledo
Fluxo de Caixa É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados.
Estratégia Empresarial
Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIA INTERNACIONAL 11/09/2018 ESTRATÉGIA INTERNACIONAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AULA – 11 Prof. João Maurício G. Boaventura

Estratégias de internacionalização ESTRATÉGIA INTERNACIONAL “A estratégia de internacionalização corresponde a uma lógica de diversificação geográfica no processo de desenvolvimento da empresa” (Michael Porter, 1986. In: Changing Patterns of International Competition). The competitive advantage of the nations (Porter, 1990): as nações são bem sucedidas em setores particulares porque o seu ambiente doméstico é o mais dinâmico e o que apresenta mais desafios, estimulando as empresas a continuamente aumentarem suas vantagens competitivas. Qualquer empresa com operações internacionais tem de escolher a melhor via para balancear os interesses econômicos da integração global com as vantagens comerciais da adequação local. Michael Porter

Estratégias de internacionalização Processo de Internacionalização ONDE? Pesquisa de mercado e segmentação internacional O QUÊ? Posicionamento COMO? Modos de entrada Uma das principais razões para o fracasso de muitos negócios internacionais é a falta de preparo para enfrentar a complexidade e a incerteza decorrentes da crescente integração mundial. É imprescindível intensa investigação prévia à internacionalização.

Estratégias de internacionalização Motivos para Internacionalização Aumentar Market Share Mercados domésticos podem dificultar - por causa de seu tamanho - as escalas eficientes de estruturas de produção. Retorno sobre o Investimento Projetos de grandes investimentos podem requerer mercados globais a fim de justificar investimentos de capital.

Estratégias de internacionalização Motivos para Internacionalização Economias de Escala e Aprendizagem O aumento do tamanho ou escopo do mercado podem ajudar a alcançar economias de escala na produção, marketing, P&D ou distribuição. - Podem diluir custos sobre uma base maior de venda.

Estratégias de internacionalização Motivos para Internacionalização Vantagens de Localização Mercados de baixo custo podem ajudar no desenvolvimento de vantagens competitivas Facilita o acesso a: - Matéria-prima - Clientes chaves - Energia - Mão-de-obra barata - Fornecedores chaves - Recursos Naturais

Estratégias de internacionalização Tipos de Internacionalização A Forma de Entrada em mercados internacionais pode ser entendida em uma escala de comprometimento (recursos, investimento, controle e coordenação organizacional) A partir do modo de entrada com menor comprometimento de recursos no mercado internacional para o modo com maior comprometimento:

Estratégias de internacionalização Tipos de Internacionalização

Estratégias de internacionalização Opções de Internacionalização Segundo Bartlet (1986) existem quatro opções de internacionalização: Empresa Global Empresa Transnacional Elevada C. Bartlett Integração global Empresa Internacional Empresa Multinacional / Multidoméstica Reduzida Reduzida Elevada Adaptação Local

Estratégias de internacionalização Empresa Internacional Estratégia: extensão do modelo de negócios e do marketing-mix do país de origem a mercados externos. Os produtos são vendidos nos mercados externos de uma forma relativamente independente e sem alterações significativas. Assume que o uso da inovação originada na sede lhe permitirá reduzir custos e aumentar receitas. Modelo de organização: federação coordenada, com descentralização de tarefas e responsabilidades. Porém, tudo é controlado pela sede (na divisão internacional). Mecanismos de coordenação: formalização. Orientação: etnocêntrica.

Estratégias de internacionalização Empresa Multinacional Estratégia: a empresa procura desenvolver produtos adequados às preferências dos clientes dos diversos mercados geográficos, isto é, opta por dar resposta às diferenças e exigências locais. Modelo de organização: a configuração é de federação descentralizada, caracterizada por ter os recursos descentralizados e auto-suficientes, e uma delegação de responsabilidades. Mecanismos de coordenação: socialização. Orientação: policêntrica.

Estratégias de internacionalização Empresa Global Estratégia: a empresa procura desenvolver vantagens competitivas e capitalizando nas economias associadas ao desenho normalizado do produto, produção em economias de escala mundiais (liderança em custos), além de controle centralizado das operações. Modelo de organização: núcleo centralizador, isto é, verifica-se um apertado controle central das atividades que geram valor: recursos, capacidades e saber. Mecanismos de coordenação: centralização. Orientação: geocêntrica.

Estratégias de internacionalização Empresa Transnacional Estratégia: integração global e resposta local. O desafio atual é: Eficiência global como forma de atingir a competitividade global. Capacidade de resposta local como forma de atingir a eficiência das operações globais. Modelo de organização: estrutura híbrida - federação descentralizada e uma gestão integrada e interdependente. Mecanismos de coordenação: o saber é desenvolvido conjuntamente e partilhado por todas as unidades. Orientação: geocêntrica.

F I M