COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE Vinícius Ferreira
DEFINIÇÃO DE EQUIPE Equipe é um conjunto de pessoas com: Habilidades complementares; Atuando juntas numa mesma atividade; Com propósitos e objetivos em comum; Comprometidas Umas com as outras; Com a qualidade dos relacionamentos; Com os resultados da organização.
DEFININDO OS OBJETIVOS DA EQUIPE O que buscamos como resultado pro setor? Bom Planejamento das entregas, programação sólida e coerente (atendendo bem a produção), controle efetivo da produção, gerando informações rápidas aos clientes internos (ex.: comercial). O que irá indicar pra equipe se ela alcançou ou não os resultados? Isso é possível de atingir? O que deve ser feito pra atingir os resultados? Em quanto tempo? Qual o seu nível de comprometimento com a equipe pra alcançar os resultados em conjunto?
QUESTÃO CULTURAL Esqueça tudo que fez até hoje que não lhe agregou em nada... (Reset). Ficar reclamando e resmungando ajuda? Contribui pro seu desenvolvimento? A mudança parte de cada um de nós... O “sempre foi feito assim” ou “isso nunca vai mudar” deve ser BANIDO da nossa vida profissional... É um processo longo... (resiliência – capacidade de adaptação, mudança, capacidade de passar por um problema e ficar ainda mais forte)...
MUDE A empresa passa por uma enxurrada de mudanças que dependem da sua adaptação e ajuda... O que você precisa fazer pra acompanhar essas mudanças? Você sabe o tamanho da sua responsabilidade? Busque sempre algo novo... A MUDANÇA É UMA OPORTUNIDADE... A inovação trás prosperidade, competitividade e melhores perspectivas...
EQUIPE X GRUPO Diferenças entre equipe e grupo: Grupo: É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados (Ex.: Piscinão de Ramos); Equipe: É um conjunto de pessoas que oferecem suas competências e conjugam seus esforços para fazerem coisas que são da responsabilidade de todos, visando obter resultados comum (mesmo propósito) através da interatividade (Ex.: Circo de Soleil) ;
SINERGIA Valorização das diferenças; Investimento dos pontos fortes; Sinergia: Quando o resultado da equipe é maior que o resultado individual. Para formação de uma boa equipe de trabalho o líder precisa priorizar as habilidades profissionais dos colaboradores, levar em consideração competências necessárias. Considerar a existência da Sinergia, onde o todo é sempre maior do que a soma de suas partes. Valorização das diferenças; Investimento dos pontos fortes; Compensação das fraquezas;
COMUNICAÇÃO ZBN (APLICAÇÃO) Planejamento da Semana Se organizar com relação ao que tem que ser feito durante a semana; Verificar se ficou alguma pendência na semana anterior; Verificar com os colaboradores ao redor, se tem algo dependendo de você pra dar sequência; Utilizar Chat para transmitir aquilo que tem que ser “desenrolado” durante a semana.
COMUNICAÇÃO SEMANAL ZBN (APLICAÇÃO) Acompanhamento da Semana Atentar as atividades mais difíceis; Pedir ajuda quando necessário; Verificar os Chats pendentes em que esteja envolvido; Verificar com os clientes e fornecedores internos o desenvolvimento das atividades; Formalizar as informações... Posteriormente falar pessoalmente com o remetente.
COMUNICAÇÃO SEMANAL ZBN (APLICAÇÃO) Finalização da Semana Verificar se o que foi programado pra semana, não foi realizado; Analisar as possíveis falhas cometidas. Como pode desenvolver essa mesma atividade sem que ocorra problemas? O que você pode fazer pra melhorar um determinado desempenho? Você fez o melhor que poderia? Apontar algumas melhorias para próxima semana; Parabenizar as pessoas que tenham contribuído de alguma forma em alguma atividade no decorrer da semana.
TRABALHO EM EQUIPE Formar equipe é o começo. Permanecer juntos é um progresso. Trabalhar juntos é um SUCESSO! Trabalhar em Equipe é a coleção de talentos de vários indivíduos; O sucesso é o resultado da equipe e o fracasso é de minha própria responsabilidade; Trabalho em equipe é a habilidade de trabalharmos juntos para atingir um objetivo em comum. Com isso, nada é impossível.
IMPORTANTE Não precisamos estar no mais alto nível pra exercer o papel de liderança, nossa permanência no mercado depende de uma ação dos potenciais internos. O que é Liderança: É um processo de influência, através da interação interpessoal, pelo qual as pessoas, com suas ações, facilitam o movimento de uma equipe rumo a objetivos em comum; Liderança é conhecer a motivação humana e conduzir pessoas; Liderança é ter a capacidade de ver à frente com clareza, comunicar o que vê e a capacidade de assegurar o movimento naquela direção de maneira flexível.