Práticas musicais nos Pontos de Cultura: caminhos para uma cidadania cultural Mirtes Júlia de Sousa Ferreira (mirtes@gmail.com) VII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ETNOMUSICOLOGIA Florianópolis 2015
Práticas Musicais Nos Pontos De Cultura: Caminhos Para Uma Cidadania Cultural Thaís de Sousa Bocate Seminário apresentado na disciplina de Etnomusicologia, ministrada pelo Prof. Marcos Câmara de Castro
Delimitação da pesquisa e aspectos metodológicos Objetivo geral: práticas musicais viabilizadas pela criação dos Pontos de Cultura (Programa Cultura Viva) Metodologia principal: pesquisa documental Onde? No Estado de São Paulo Quando? Entre 2010 e 2013 Que espécies de documentos foram utilizados? Processos administrativos (projeto original e relatórios)
Fundamentação teórica Construção teórica após a coleta de dados Conceitos Cultura: concepção antropológica (Programa Cultura Viva) Educação musical Direito à cultura: Marilena Chauí: cidadania cultural UNESCO Diversidade cultural
Fundamentação teórica O objeto de estudo: O Programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura da Rede Estadual Paulista Surgimento do Programa Cultura Viva Ministério da Cultura: Gilberto Gil (2003-2008) e Juca Ferreira (2008-2010) Ponto de Cultura: Célio Turino PNC: meta de 15 mil Pontos de Cultura até 2020 Implementação em espaços diversos Autonomia para o desenvolvimento do trabalho IPEA (2010): 68% dos Pontos de Cultura desenvolveram trabalho com música
Discorrendo sobre os dados coletados Objetivos gerais dos Pontos de Cultura: Viabilizar o acesso à cultura Desenvolver habilidades musicais Valorizar o patrimônio cultural imaterial e fortalecer a cultura local Formar valores humanos para a melhoria da qualidade de vida Preocupação em inserir crianças e adolescentes no meio artístico (musical)
Discorrendo sobre os dados coletados Recomendação do edital: projetos enviados oriundos de ações preexistentes na comunidade Escolas de Música/Conservatório Musical: recursos da prefeitura, doações e trabalho voluntário Oficinas de música: parceria com escolas públicas (leis de incentivo ou iniciativa privada) Corporações Musicais/ Bandas de Música/Orquestras de Violeiros: integrantes mais antigos ensinam a técnica instrumental aos mais novos Exigência do edital: local fixo Kit multimídia: computadores, impressoras, scanner, ilha de edição de vídeo
Discorrendo sobre os dados coletados Verba destinada à aquisição de materiais permanentes e/ou à manutenção da estrutura física do local Instrumentos musicais de alto custo e de “primeira linha” Atividades principais desenvolvidas dos Pontos de Cultura estudados:
Discorrendo sobre os dados coletados
Discorrendo sobre os dados coletados Responsável pela condução dos processos de aprendizagem Há diversos nomes além de “professor” Função: auxiliar na “marcação de referenciais no ato de aprendizagem” (GOHN, 2010) Educador Social: ideia freireana
Discorrendo sobre os dados coletados Concepções de Educação Musical: Formação musical como compromisso social Inclusão de crianças e adolescentes, ocupação do tempo livre e criação de oportunidades de fruição artística Música como campo de atuação profissional Diversidade musical Integração da música com outras formas de linguagem artística Formação musical com compromisso ético, sem abandonar o estético Relacionada às apresentações musicais, evidenciando a importância da estética relacionada ao trabalho ético do projeto social Educação musical em rede
Considerações finais Programa Cultura Viva e Pontos de Cultura: política de cidadania cultural Ampliação de oportunidades para o exercício do direito à cultura (produção e fruição cultural) Participação em decisões sobre políticas culturais Há entraves político-partidários e jurídicos que dificultam o desenvolvimento do projeto Práticas musicais: ampliação dos espaços e maior diversidade de ações Limitações da pesquisa documental: Relatórios x realidade: falta de acompanhamento pelo Poder Público