inovação e design na educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
Advertisements

: CONSOLIDAR E INOVAR Pró-Reitora: Profa. Antônia Vitória Soares Aranha Pró-Reitor Adjunto: Prof. André Luiz dos Santos Cabral.
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
Secretaria de Administração GESTÃO ESTRATÉGICA COM PESSOAS: Caminho para uma Administração verdadeiramente pública.
Blended Learning e sua Aplicação no Ensino Superior Renato Dutra, D.Sc.
UNIDADE 1 A ESTRUTURA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Lidiane Farias Costa.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE NO PROCESSO DE CURSOS EAD. Mesa Redonda ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE - UNIFOR ANDREA.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Formação de Professores nas Realidades de Ibero-América
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estrutura Organizacional
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Curso Treinamento & Desenvolvimento Planejamento Estratégico de RH
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Helena Gemignani Peterossi é Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Filosofia.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
Carla Maria Maluf Ferrari Claudia D’Arco Raquel Acciarito Motta
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Documentos e Propostas legais

Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Design Instrucional para Disciplina de
Abrangência das ações aos municípios paranaenses
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
Grupos isolados que pesquisam EaD
Educação Profissional EaD Senac/SC:
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Autoras: Taize de Andrade M. Lopes e Janilse Fernandes Nunes
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
A Educação como Instrumento de Controle da Violência
Candidatura para Comissão de Pesquisa EACH/USP (Fev 2018 – Jan 2020)
DISCENTE: KAROLINE BRITO
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Professora Patrícia Assunção dos Santos Barreto, Especialista em Gestão Empresarial (CEAP-2005), Licenciatura Plena em Pedagogia (UNIFAP-2005) e Bacharelado.
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Carlos alberto saldanha da Silva Junior
MESAS REDONDAS DAS AULAS DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
Mesa Redonda: Educação Superior Mediada por Tecnologias
Realizar Formação Continuada
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Programa de Desenvolvimento Gerencial
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
Transcrição da apresentação:

inovação e design na educação Mesa redonda: inovação e design na educação Aprendizagem Ativa Significativa Colaborativa Metodologia Conteúdo Organização Tecnologia Carolina Costa Cavalcanti - UNASP Claudia Cristina Muller - Secretaria da Educação do Estado do PR João Paulo Bittencourt - Saraiva Somos Andrea Filatro - UNASP

Objetivo Inovação e design são temas presentes em praticamente qualquer debate contemporâneo. No contexto educacional, discussões relacionadas a arquiteturas pedagógicas inovadoras, tecnologias adaptativas, narrativas transmídia e processos de internacionalização traduzem desejos e necessidades por mudanças nas diferentes dimensões do aprender e ensinar. A mesa-redonda Inovação e Design em Educação pretende ser um espaço de troca de ideias e compartilhamento de experiências sobre esses temas, tendo por pano de fundo a perspectiva do design thinking, do design instrucional centrado no ser humano e da pedagogia da inovação.

Carolina Costa Cavalcanti - UNASP Doutora em Educação pela USP. Mestre em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Tecnológico e de Ensinos Superiores de Monterrey (ITESM), México. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro, jornalismo pela Southwertern Adventist University (EUA), Comunicação Social pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. É docente do Centro Universitário Adventista de São Paulo e coordenadora do curso de Pós-graduação “Inovação e Design em Educação. Ministra aulas de Design Thinking no curso de pós-graduação em Gestão Estratégica do Design de FMU. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP e da Rede Panamericana de Problem Based Learning (PANPBL). É autora do livro ”Design Thinking na Educação presencial, a distância e corporativa” (Saraiva / Somos Educação, 2017) e do “Formação de Tutores para EAD”; (Unaspress, 2017). Pprograma de pesquisa “Desenvolvimento de novas metodologias de ensino-aprendizagem para a produção de conhecimentos, habilidades e competências no século XXI”;(UNIVESP). Temas de pesquisa: Educação a Distância, Design Thinking, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Ambientes Vituais de Aprendizagem, Aprendizagem Baseada em Problemas, Inovação na Educação, Educação Digital, Design Instrucional, Tecnologia Educacional, Novas Arquiteturas Pedagógicas, Tutoria na EAD.

Andrea Filatro - UNASP Graduada em Pedagogia, é mestra e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, com formação em gestão de projetos pela FIA - Fundação Instituto de Administratora. É consultora da FIA - Faculdade de Administração e Negócios, ENAP, IRB e CEDDET. Professora convidada da FIA no curso Gestão da EducaÇão Corporativa, tem experiência na área de educação a distância, ensino superior, ensino profissionalizante e tecnologia educacional. Autora dos livros Design instrucional contextualizado (2004), Design instrucional na prática (2008), Produção de conteúdos educacionais (2015), Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa (2017) e Práticas inovadoras de educação mediadas pelas tecnologias da informação e da comunicação (2017).

Claudia Cristina Muller - Secretaria da Educação do Estado do PR Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR; Especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela UFPR e Formação de Professores para a EaD pela UFPR. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi Coordenadora-Geral de Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública e Coordenadora-Geral de Gestão da Informação e do Conhecimento na ENAP, onde implantou o Repositório Institucional da ENAP e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Coordenou o PAFC - Programa de Formação Continuada do do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância - NUTEAD / UEPG / Sistema UAB / MEC de 2010 a 2015. Autora dos livros: EaD nas Organizações Públicas, Recursos Multimídia para Educação, Inovações Educativas e Ensino Virtual: equipes capacitadas, práticas compartilhadas, Repositório Institucional da Enap: um processo de construção coletivo de construção do conhecimento e outros. Atua na Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da SEED-PR, em temáticas de Recursos Educacionais Abertos, MOOCs, Seed Lab. É pesquisadora do NUTEAD / UEPG na temática de gestão do conhecimento, espaço maker, ensino virtual e híbrido.

João Paulo Bittencourt – Somos Educação Graduado em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Pessoas, mestre em Gestão Estratégica das Organizações (UDESC) e doutor em Administração Pela Universidade de São Paulo (FEA-USP). Tem experiência profissional em empresas de grande porte, como Bunge Alimentos, Banco Santander Brasil e Brasil Foods (onde participou da implementação de programas como ‘Facilitadores de Treinamento’ ‘Gosto por Servir’ e ‘Conheça a Perdigão’). É consultor de organizações na área de Desenvolvimento Organizacional, Treinamento e Desenvolvimento, Formação de Facilitadores, Inteligência Emocional e Liderança Educadora e Design Thinking for innovative management solutions. Membro do grupo de Planejamento e Gestão Estratégica de Recursos Humanos da FEA-USP, tendo como foco a análise de resultados das diferentes configurações de políticas e práticas de Desenvolvimento Humano nas organizações. Membro do Grupo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo, onde estuda as arquiteturas pedagógicas inovadoras em mestrados profissionais.