Renato Dutra, D.Sc. Manoela Tagliaferro, M.Sc. Aline Escarlate

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Terceirizada da FURB Rodrigo Antonio Müller Orientador: Francisco Adell Péricas.
Advertisements

SISTEMA DE INFORMAÇÃO APLICADO A INDÚSTRIA DE MÓVEIS ADOLFO GEREMIAS FERNANDO LANGA WILSON PEDRO CARLI - ORIENTADOR CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
GESTÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMERCIAL ABRIL/2015.
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
Produção de Material Didático para EaD Diferentes Modelagens Liberdade de escolha!
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
CIM – Computer Integrated Manufacturing Prof. Dr. Airton Nabarrete FEI / IECAT.
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
ENP – Engenharia do Produto
Decisões sobre terceirização
COMEX EMPREENDEDORISMO
Objetivo Alinhar as ações com a perspectiva de agilizar a produção e otimizar a execução dos cursos.
Programação Formação Continuada 2016
Introdução a Educação a Distância
Curso Treinamento & Desenvolvimento Planejamento Estratégico de RH
A aula essencial Uma análise, uma proposta
Engenharia de Software I Trabalho Final (Seminário 2)
Gestão Eficiente de Informática Aplicada
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Planejamento.
Engenharia de Software I Trabalho Final (Seminário 2)
A questão da Formação Profissional.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Ciência & Engenharia da Computação
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Tecnologia da Informação
Avaliação e validação de projetos educacionais online.
Projeto de Monografia Ana Thereza Meirelles
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Educação Profissional EaD Senac/SC:
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Educação Profissional a Distância no SENAI
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
O meu ou seu? O nosso! A era da Economia Colaborativa
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
Reunião CVM Reavaliação de processos que estejam sob a regulação da CVM e que enfrentam duplicidades e imponham custos ao  setor de intermediação Rio.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Avaliação continuada.
Uso de Objetos de Aprendizagem no Ensino da Disciplina de Estatística
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 8
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Profa. Dra. Inês Confuorto
Introdução ao Projeto na Engenharia
Engenharia de Software I Trabalho Final (Seminário 2)
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história. Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida.
A aula essencial Uma análise, uma proposta
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
CRM Play.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
O controle do ensino em suas mãos
Transcrição da apresentação:

Renato Dutra, D.Sc. Manoela Tagliaferro, M.Sc. Aline Escarlate Produção de Material Didático Institucional Produzir Internamente ou Terceirizar? Renato Dutra, D.Sc. Manoela Tagliaferro, M.Sc. Aline Escarlate

Estrutura de materiais didáticos para larga escala Livro base (impresso ou digital) Atividades objetivas Fóruns, estudos de casos e outras atividades subjetivas (em menor número) Vídeo-aulas ou vídeos de apoio Podcasts, objetos de aprendizagem e outros recursos Materiais complementares

Possibilidades Produção Interna Terceirização de Produção Licenciamento / Assinatura

Produção interna Vantagens Dificuldades Maior controle do processo Material exclusivo e com a ”cara” da IES Possibilidade de diversificar Uso de autores internos onde a IES tem grande reconhecimento Dificuldades Falta de autores com conhecimentos específicos Atrasos constantes de entregas Desistências Incidência de plágio e outras problemas

Produção terceirizada Vantagens IES se preocupa somente em acompanhar e manter a qualidade Mais foco nas atividades principais de EAD Maior escalabilidade Dificuldades Autores em algumas vezes com qualificação menor Equipe de trabalho pode não ter qualificação Falta de conhecimento do modelo e da cultura da IES Falta de flexibilidade na estrutura de materiais e atividades Troca de autores e dificuldade na aprovação dos mesmos Atrasos

Assinatura / Licenciamento Vantagens Materiais prontos (soluções ”Turn Key”) Sem necessidade de investimento alto inicial É uma despesa ao invés de um investimento Materiais bem acabados e validados por editoras Desvantagens Materiais padronizados para todas as IES Perda do diferencial Temas pré-definidos pelo fornecedor ”Despadronização” para IES que já tenham EAD Misturur materiais assinados com produzidos internamente

Assinatura Quando optar Produção Interna Produção terceirizada Grande quantidade de professores autores Custo de autoria baixo Foco em cursos ou materiais diferenciados Produção terceirizada Equipe reduzida Possibilidade de investimento Custo interno de autoria alto Assinatura Inicio de operações de EAD Sem orçamento de investimento Teste de cursos e mercados Necessidade de implantar em curtissimo prazo.

Estudo de Caso UP Funcionários antes da terceirização 36 Funcionários depois da terceirização 11 Disciplinas produzidas pelo terceiro 2016 - 52 2017 - 43

Maiores dificuldades encontradas - Terceirizado Entregas em atraso Transição sem tempo de planejamento, adequação dos processos e conhecimento do modelo da UP Muitas trocas de autores ao longo do processo de produção Falta de controle sobre os autores e pareceristas Resistência e desmotivação da equipe interna em relação ao novo modelo de produção. Não existe mais o sentimento de “responsabilidade” e “pertencimento” ao negócio Processo de validação não é concluído em tempo para a oferta da disciplina Falta de unidade no material como um todo, Algumas vezes há diversas pessoas trabalhando nele simultaneamente. Em alguns momentos o conteúdo se torna redundante

Maiores dificuldades encontradas - Licenciado Falta de unidade no material como um todo, Algumas vezes há diversas pessoas trabalhando nele simultaneamente. Em alguns momentos o conteúdo se torna redundante Materiais inicialmente desenvolvidos como materiais de apoio para os 20% Falta de um fio condutor quando se junta as diversas unidades Necessidade de validar cada material no detalhe Necessidade de desenvolver banco de questões adicional

Estudo de Caso UP Materiais produção interna Disciplinas práticas de Gastronomia, Estética e Educação Física Materiais produção interna Todas as disciplinas téoricas e de cursos de áresa comuns como gestão e pedagogia Materiais produção terceirizada Novos cursos 2017 oomo Engenharia da Produção, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Biomedicina Materiais assinados