INOVAÇÃO E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO POSSIBILIDADES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital São Paulo, 9 de junho de 2011 Coletivo virtual de educadores.
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. SETEC e IFSC estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais.
GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
CAMINHOS PARA EAD 57ª REUNIÃO DO GDFAZ. Objetivos Reunir informações que possibilitem às administrações fazendárias iniciar ações de capacitação e comunicação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Aprendizagem autêntica, Tecnologia e Inovação em Ciências –
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA MARA LISIANE DE MORAES DOS SANTOS VERA LUCIA.
WORKSHOP ESCOLA EM CASA: EaD PARA CRIANÇAS
Angelita Marçal Flores
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
PROBLEMATIZAÇÃO O IVV surge da:
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
(Ministério da Educação e Cultura)
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
Docência Online: Funções e Competências do Professor
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Consórcio CEDERJ modelo e inovações
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Imersivas e Interativas
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Dra. Carla Patricia da Silva Souza Me. Carolina de Souza Walger
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Recolha e análise de dados
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
ADAPTAÇÃO AO U-LEARNING E O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
Mesa Redonda: Educação Superior Mediada por Tecnologias
RESULTADOS E DISCUSSÃO
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS E DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA TUTORIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
TC Projetos de Estudos Integradores:
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
A EaD no Brasil e os novos arranjos institucionais: como fazer a modalidade de ensino à distância? Profa. Dra. Nara Maria Pimentel João Pessoa, outubro.
ENSINO ONLINE DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA INGLESA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Luciana Góis Barbosa.
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais CETEC
Elisabeth Hafner Facin
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
Orientações de estágio
Acolhimento Pedagógico 2019
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

INOVAÇÃO E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA BLENDED LEARNING Profa. Dra. Ivete Martins Pinto Secretária Geral de Educação a Distância e Coordenadora UAB Universidade Federal do Rio Grande - FURG Presidente da Associação Universidade em Rede – UniRede A apresentação discorre sobre a Inovação em termos de ensino digital, o que transcende a EAD e caminha para a convergência de modalidades ou como se investiga na literatura – o blended learning – aprendizagem mista - metodologias presenciais suportadas pela tecnologia

INOVAÇÃO O ensino híbrido está emergindo como uma inovação sustentada em relação à sala de aula tradicional. Sustentada porque combina as vantagens da educação online com todos os benefícios da sala de aula tradicional.    Algumas propostas de organização da aula no modelo de ensino híbrido são consideradas disruptivas em relação às salas de aula tradicionais. Isso porque elas não incluem a sala de aula tradicional em sua forma plena e tendem a ser mais difíceis para adotar e operar. >>

DOMÍNIOS NORTEADORES MOBILIDADE CONECTIVIDADE COLABORAÇÃO TECNOLOGIA GESTÃO PEDAGOGIA METODOLOGIA Quando se fala em INOVACAO, 3 dominios norteadores devem ser pensados: tecnologia, gestao e pedagogia – aspectos de mobilidade, conectividade e colaboração devem estar contemplados COLABORAÇÃO

INOVAÇÃO Etapas que devem ser planejadas para se pensar a inovação

QUAL CAMINHO?

Gestão, Pedagógica e Tecnológica AUTONOMIA AUTOMAÇÃO INOVAÇÃO Gestão, Pedagógica e Tecnológica

COMO CHEGAR LÁ?

Inovação de Gestão

Estrutura SEaD/FURG Estrutura da SEaD/FURG

Inovação Pedagógica

Curso Ciências Interdisciplinar Trabalho colaborativo entre as áreas do conhecimento e na organização da proposta pedagógica pelos docentes do curso O curso de Ciências na modalidade a distância apresenta inovações no que se refere ao trabalho colaborativo entre as áreas do conhecimento e na organização da proposta pedagógica pelos docentes do curso. O curso é organizado por interdisciplinas (conjunto de três disciplinas), em que os professores atuam coletivamente na produção de material e interação em um único espaço virtual de aprendizagem. O ambiente virtual de aprendizagem do curso EaD possibilita que os professores atuem de forma interdisciplinar na construção da proposta pedagógica e realizem o processo de formação em conjunto na mesma “sala de aula”, superando o modelo fragmentado e convencional do ensino disciplinar.

Pesquisa-Formação Online de Professores em Ciências Criação da disciplina Indagação Online na Experimentação em Ciências no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências – PPGEC/FURG Abrange uma comunidade de professores da Educação Básica e da Universidade. Atividades com os participantes geograficamente distantes Proposta emergente da tese de doutoramento sobre na EaD – Parceria entre PPGEC com a SEaD/FURG Disponível em: http://www.argo.furg.br/?BDTD10469

PIBID a distância Cursos de Licenciatura em Ciências e Letras – Espanhol na modalidade a distância envolvimento dos estudantes da EaD em projetos de ensino na FURG Encontros virtuais, atividades e relatos digitais das experiências de inserção na escola A experiência de oferta do PIBID nos cursos de Ciências e Letras – Espanhol na modalidade a distância tem se apresentado como uma proposta pedagógica inovadora de envolvimento dos estudantes da EaD em projetos de ensino na FURG. Os encontros são realizados semanalmente por web conferência e os relatos de experiência de inserção na escola são registrados no moodle através do webfólio. Os resultados preliminares desta experiência apontam para a contribuição desta ação inovadora para fortalecer o sentimento de pertencimento dos estudantes e a diminuição da evasão do curso no polo em que o projeto é ofertado

Brinquedoteca Digital Ateliê da Infância Virtual ) Brinquedoteca Digital Projeto de extensão do Núcleo de Pesquisa e Educação da Infância – NEPE, em parceria com a SEaD Inicialmente um espaço físico com brinquedos, jogos e a organização de atividades pedagógicas para a formação inicial e continuada de professores, bem como para a promoção de interações lúdicas na infância O Ateliê da Infância é um projeto de extensão do Núcleo de Pesquisa e Educação da Infância – NEPE, financiado pelo PROEXT. É um espaço físico com brinquedos, jogos e a organização de atividades pedagógicas para a formação inicial e continuada de professores, bem como para a promoção de interações lúdicas na infância. Este Ateliê está localizado no anexo do prédio 04 do Campus Carreiros da FURG. A partir da experiência do curso de Pedagogia na EaD, emerge a necessidade de criar um Ateliê da Infância em ambiente virtual para a formação dos estudantes EaD que não tem acesso ao espaço físico do Ateliê. Com a parceria entre o NEPE e a SEaD, este espaço está em processo inicial de construção e servirá de repositório de vídeos, atividades pedagógicas, jogos virtuais e ferramentas de criação de objetos virtuais para a infância. A construção deste ambiente virtual servirá como uma possibilidade diante da exigência de brinquedoteca nos polos presenciais, apontada como item na avaliação dos cursos de Pedagogia a distância e que ainda não se constitui como uma realidade nos polos parceiros da FURG.

Curso on line para professores do ensino superior A experiência dos docentes nos cursos EaD tem proporcionado um novo olhar sobre o uso das tecnologias no ensino superior Transformação do AVA em um ambiente de criação e de mediação pedagógica, com Interação significativa entre docentes e estudantes Superação do uso instrumental do ambiente virtual como simples repositório de textos O interesse dos docentes da FURG em utilizar as tecnologias digitais de comunicação e informação no ensino presencial e a necessidade de incentivar a produção de material e aperfeiçoar as metodologias de ensino nos cursos a distância, são algumas das demandas para a formação continuada de professores no ensino superior. Tendo em vista o envolvimento dos docentes em diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e as dificuldades apontadas por estes profissionais na participação das oficinas promovidas pela SEaD, surgiu a necessidade de criação de um curso on line para professores do ensino superior. Este curso está em processo de elaboração, e terá como foco o uso das tecnologias digitais no ensino presencial e a produção de material para o ambiente virtual nos cursos e ações na modalidade a distância.

Inovação Tecnológica

RadioWeb Projeto que está sendo implementado para diversificar os materiais midiáticos de comunicação com/entre os estudantes Programas com conteúdos, entrevistas. música, entre outros

Proposta de Inovação - Projeto Edital03-CAPES HUMANO TECNOLOGIA INTELIGENCIA PRÁTICA Implantação de Curso On-line aberto e massivo Laboratórios Virtuais Jogos Educacionais interativos integrados ao AVA Rádio Web Atualmente o modelo de cursos a distancia é semi-presencial e operacionalizado via programa UAB – O Grupo de Pesquisas da Secretaria de Educação a Distância vem discutindo a elaboração de um curso online e totalmente a distância – no intuito de promover um modelo de educação aberta e online... Através de tecnologias de realidade virtual e mista estão sendo propostos em tese de doutorado e dissertação de mestrado Ambientes virtuais para experimentação laboratorial – a SEaD em parceria com o Centro de Ciências Computacionais pretende aplicar estes estudos em curso de EaD... Atualmente o ambiente virtual de aprendizagem Moodle restringe as possibilidades de interação e produção de material interativo, novas ferramentas vem sendo discutidas na Secretaria de Educação a Distância para prover cursos em plataformas interativas

Produção do Material Educacional Digital Mapa estratégico para integrar e potencializar as ações de produção do Material Educacional Digital Implantação de Curso On-line aberto e massivo Laboratórios Virtuais Jogos Educacionais interativos integrados ao AVA Rádio Web Atualmente o modelo de cursos a distancia é semi-presencial e operacionalizado via programa UAB – O Grupo de Pesquisas da Secretaria de Educação a Distância vem discutindo a elaboração de um curso online e totalmente a distância – no intuito de promover um modelo de educação aberta e online... Através de tecnologias de realidade virtual e mista estão sendo propostos em tese de doutorado e dissertação de mestrado Ambientes virtuais para experimentação laboratorial – a SEaD em parceria com o Centro de Ciências Computacionais pretende aplicar estes estudos em curso de EaD... Atualmente o ambiente virtual de aprendizagem Moodle restringe as possibilidades de interação e produção de material interativo, novas ferramentas vem sendo discutidas na Secretaria de Educação a Distância para prover cursos em plataformas interativas

Discussões EDUCAÇÃO NÃO É ABERTA GERAÇÃO DE DIFERENTES FORMATOS – (PORTABILIDADE PARA MOOCS) EDUCAÇÃO NÃO É ABERTA DISPOSITIVOS MÓVEIS VERSÃO OFFLINE ALTO NÍVEL DE INTERAÇÃO MATERIAIS INTUITIVOS NUVEM

QUAIS ESTRATÉGIAS PARA Discussões QUAIS ESTRATÉGIAS PARA PROPICIAR A INOVAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM???

AUTORIA AUTONOMIA AUTOMAÇÃO

OBRIGADA! Contatos ivetepinto@furg.br Ivetemartinspinto@gmail.com