ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER EDUCAÇÃO HÍBRIDA E RECURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O MERCADO DE TRABALHO ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER CRISTIANE RIPKA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER ELTON IVAN SCHNEIDER - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER IVONETE FERREIRA HAIDUKE - FACEL RICARDO ZANARDINI - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER ROBSON SELEME - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Introdução Avanços da comunicação implicam em necessidades na EaD Opção: educação híbrida Pesquisa qualiquantitativa Inovações no curso de formação de Tecnólogo em Logística
Educação Híbrida Melhorias no modelos educacionais vigentes Mudanças constantes e cada vez mais rápidas (Strieder, 2002) Carreiras flexíveis Formas educacionais flexíveis Lidar de forma racional com um grande volume de informações
Educação Híbrida Participação ativa do estudante Vantagens da educação online e benefícios da sala de aula tradicional Professor é o mediador entre o aluno e o conhecimento
Educação Híbrida Trabalho colaborativo na sala de aula Uso de tecnologias Trocas que ultrapassam os limites da sala de aula
A Educação Híbrida e a formação por competências No curso de formação de Tecnólogo em Logística busca-se a formação por competências Consonância com as exigências do mercado de trabalho
A Educação Híbrida e a formação por competências Duas aulas presenciais Realização de práticas que podem ser utilizadas na profissão: BMG Canvas; Vídeo aulas - livro impresso, atividades pedagógicas on line; Quizz;
A Educação Híbrida e a formação por competências Produção de maquetes; simulador de produção – montagem de Legos; confecção de mapas – rotas em modais de transporte; seminários e exposição do conteúdo pelo professor mediador.
Metodologia e discussão dos resultados Pesquisa qualiquantitativa 20 questionários 15 respondidos: 10 homens 5 mulheres
Metodologia e discussão dos resultados Gráfico 1 – Grau de importância dado aos recursos utilizados no curso de Tecnólogo em Logística
Metodologia e discussão dos resultados Gráfico 2 – Relação entre os recursos de ensino e aprendizagem e as competências a serem desenvolvidas
Considerações finais Planejamento para a implantação de um modelo novo de ensino Verificar aceitação Verificar aspectos a serem melhorados Busca por conhecimentos e práticas voltadas ao mercado de trabalho
Considerações finais É importante considerar a faixa etária dos estudantes Professor mediador é uma figura importante Faz a articulação entre aspectos teóricos e situações práticas Selecionar recursos utilizados no ensino híbrido de acordo com o perfil da turma
Principais Referências BACICH, Lilian e MORAN, José. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: <http://www.grupoa.com.br/revistapatio/artigo/11551/aprender-e-ensinar- com-foco-na-educacao-hibrida.aspx>. Acesso em 21 abr. 2017. CHRISTENSEN, C.M; HORN, M. B.; STAKER, H. Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute for Disruptive Innovation. Trad. da Fundação Lemann e Instituto Península. MAIO 2013. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. 3.ed. 2016.
PERGUNTAS? OBRIGADA!