ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Advertisements

DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
O perfil dos alunos dos cursos de especialização (modalidade EAD) na área ambiental: realidade de uma instituição de ensino superior privada MSc. Augusto.
UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA DANILO LOPES FERREIRA LIMA ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE.
ENERGIA NUCLEAR: BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS? PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ESINO MÉDIO. Guilherme S. Jesus 1 (IC), Eduardo A. Silva 1,2 (IC), Icimone B. Oliveira.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
Formação de Professores nas Realidades de Ibero-América
Paulo Vinícius Rampinelli
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Introdução a Educação a Distância
1º semestre Plano de Formação
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
Universidade Federal do Espírito Santo
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
Introdução a Educação a Distância
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert
inovação e design na educação
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA): UM SISTEMA POTENCIALIZADOR DE CURSO NAS MODALIDADE EAD, CONVENCIONAL E HÍBRIDA Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Rogério Bandeira de Melo Moreira
DISCENTE: KAROLINE BRITO
EDUCAÇÃO HÍBRIDA – TEMA 32
APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO;
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Lidiane Moutinho Neves Celia Maria Haas Rita Maria Lino Tarcia
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
Metodologia SENAI de Educação Profissional
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Mônica Malacarne Stéla Piccin
UNIFATEA- Lorena /UNESP- Guaratinguetá/ FATEC- Cruzeiro
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Elisabeth Hafner Facin
O controle do ensino em suas mãos
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER EDUCAÇÃO HÍBRIDA E RECURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O MERCADO DE TRABALHO ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER CRISTIANE RIPKA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER ELTON IVAN SCHNEIDER - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER IVONETE FERREIRA HAIDUKE - FACEL RICARDO ZANARDINI - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER ROBSON SELEME - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Introdução Avanços da comunicação implicam em necessidades na EaD Opção: educação híbrida Pesquisa qualiquantitativa Inovações no curso de formação de Tecnólogo em Logística

Educação Híbrida Melhorias no modelos educacionais vigentes Mudanças constantes e cada vez mais rápidas (Strieder, 2002) Carreiras flexíveis Formas educacionais flexíveis Lidar de forma racional com um grande volume de informações

Educação Híbrida Participação ativa do estudante Vantagens da educação online e benefícios da sala de aula tradicional Professor é o mediador entre o aluno e o conhecimento

Educação Híbrida Trabalho colaborativo na sala de aula Uso de tecnologias Trocas que ultrapassam os limites da sala de aula

A Educação Híbrida e a formação por competências No curso de formação de Tecnólogo em Logística busca-se a formação por competências Consonância com as exigências do mercado de trabalho

A Educação Híbrida e a formação por competências Duas aulas presenciais Realização de práticas que podem ser utilizadas na profissão: BMG Canvas; Vídeo aulas - livro impresso, atividades pedagógicas on line; Quizz;

A Educação Híbrida e a formação por competências Produção de maquetes; simulador de produção – montagem de Legos; confecção de mapas – rotas em modais de transporte; seminários e exposição do conteúdo pelo professor mediador.

Metodologia e discussão dos resultados Pesquisa qualiquantitativa 20 questionários 15 respondidos: 10 homens 5 mulheres

Metodologia e discussão dos resultados Gráfico 1 – Grau de importância dado aos recursos utilizados no curso de Tecnólogo em Logística

Metodologia e discussão dos resultados Gráfico 2 – Relação entre os recursos de ensino e aprendizagem e as competências a serem desenvolvidas

Considerações finais Planejamento para a implantação de um modelo novo de ensino Verificar aceitação Verificar aspectos a serem melhorados Busca por conhecimentos e práticas voltadas ao mercado de trabalho

Considerações finais É importante considerar a faixa etária dos estudantes Professor mediador é uma figura importante Faz a articulação entre aspectos teóricos e situações práticas Selecionar recursos utilizados no ensino híbrido de acordo com o perfil da turma

Principais Referências BACICH, Lilian e MORAN, José. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: <http://www.grupoa.com.br/revistapatio/artigo/11551/aprender-e-ensinar- com-foco-na-educacao-hibrida.aspx>. Acesso em 21 abr. 2017. CHRISTENSEN, C.M; HORN, M. B.; STAKER, H. Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute for Disruptive Innovation. Trad. da Fundação Lemann e Instituto Península. MAIO 2013. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. 3.ed. 2016.

PERGUNTAS? OBRIGADA!