ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Advertisements

O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
Seja bem-vindo ao Curso de Formação de Tutores em EaD, ministrado pela iCursos Arapiraca.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
ACADEMIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino de Piracicaba
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
Base Nacional Comum Curricular
Graduação em Enfermagem - EAD
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Elaboração de um projeto de pesquisa
O ensino de História: teoria e prática
Introdução a Educação a Distância
1º semestre Plano de Formação
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
AUTORES: Achiles Batista Ferreira Junior Diego Figueiredo Dias Elizabeth Ribeiro Martins Franco de Souza Juliane Marise Barbosa Teixeira Karin Sell Schneider.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso
Coordenação: Vani Kenski
Introdução a Educação a Distância
1.
Nome do AUTOR1, Nome do CO-AUTOR A2 , Nome do CO-AUTOR B2
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
PROFA. DRA. ANA BARBARA A. PEDERIVA PROF. MS. FABIO DOUGLAS FARIAS
TÍTULO: Subtítulo O apresentador do artigo deve estar destacado com sublinhado. Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal (orientador.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
DIRETRIZES CURRICULARES
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Realizar Formação Continuada
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
Metodologia SENAI de Educação Profissional
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Visita Técnica A Visita Técnica é um mecanismo de interação entre a ETEC/Empresa, caracterizado pelo contato no local entre os alunos e o local visitado.
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
VIII Fórum Institucional de Ensino
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
Nivelamento de Componentes Curriculares e
Transcrição da apresentação:

  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos Fernando Araújo Júnior; Julia de Cassia Pereira do Nascimento. Grupo Educacional Cruzeiro do Sul.

Em um mundo cada vez mais globalizado, as instituições de ensino têm se esforçado para desenvolver cursos e conteúdos alinhados com os tempos atuais. Isto envolve desenvolver estratégias de oferecimento de tal forma que leve o conhecimento e a formação a quem precisa, de forma flexível, rompendo limitações geográficas. É neste contexto que se inserem os cursos na modalidade a distância. O Estágio Curricular Supervisionado constitui-se como lócus de aprendizagens, onde os estudantes têm a oportunidade de articular as situações práticas do futuro campo profissional, com os conhecimentos teóricos provindos da Universidade, numa perspectiva critica reflexiva. Irrefutavelmente, o Estágio oferecido na modalidade a distância deve ser visto de maneira singular, dada a sua capilaridade e escalabilidade.

Objetivo: Este trabalho tem por objetivos apresentar características conceituais do Estágio Curricular Supervisionado e suas contribuições para a formação inicial docente, bem como as particularidades do Estágio Curricular Supervisionado realizado dentro da modalidade a distância e com o apoio de ambientes virtuais de aprendizagem. Metodologia: Para atingir os objetivos propostos, a metodologia consistiu em revisão bibliográfica, de modo a buscar entendimento sobre o tema, pois, como afirma Malheiros (2011, p.81): “A finalidade da pesquisa bibliográfica é identificar na literatura disponível as contribuições científicas sobre o tema específico”.

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: A legislação atual brasileira, lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, apresenta o Estágio Curricular Supervisionado como um ato educativo, desenvolvido no campo de trabalho, assegurando a inserção e preparação profissional do estudante. Pimenta (2010), parte do pressuposto de que o Estágio são as atividades que os estudantes deverão realizar durante o curso de formação de professores. Para essa autora, o Estágio é considerado “a parte mais prática”, em comparação as demais disciplinas do curso, intituladas como a parte mais teórica.

OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM EM LINHA DE APOIO NA ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA O ambiente virtual de aprendizagem proporciona aos integrantes uma estreita comunicação com outros estudantes, com o tutor responsável pela disciplina e com os conteúdos teóricos disponibilizados na plataforma. O desenho da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado deve repensar aspectos, tais como linguagem, uso de recursos multimídia, tipos de atividades de apoio e espaços para discussão.

A PLATAFORMA BLACKBOARD COMO MEDIAÇÃO NO ACOMPANHAMENTO E REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EAD: A EXPERIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Com a revisão de literatura, foi possível identificar que, fundamentalmente, o Estágio Curricular Supervisionado constitui-se em uma inserção do futuro profissional em situações reais de ensino-aprendizagem, a qual ocorre com a orientação, acompanhamento e avaliação de professores responsáveis e tutores com experiência no campo em que o estágio está sendo realizado. Suas contribuições vão no sentido de proporcionar ao estudante o conhecimento prático de sua futura profissão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Outro aspecto importante é a ação do tutor. A ação do tutor abarca desde o processo de orientação e esclarecimento de dúvidas quanto à realização do estágio, quanto à formação inicial do estudante a partir da prática pedagógica. Neste sentido, o tutor desempenha um papel importante na formação inicial docente. Obviamente, sem a mediação do tutor, a realização de qualquer atividade se torna árdua.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Decerto, o Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial docente na modalidade a distância revela alguns desafios, principalmente no que diz respeito ao arcabouço da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. O ambiente virtual de aprendizagem precisa oferecer os recursos necessários para que as competências estabelecidas no projeto pedagógico do curso possam ser desenvolvidas.