Conscientização das crianças na reciclagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Advertisements

Lixo e Reciclagem Ivone Riquele UniGaia-Brasil.org brasil.org.
Este trabalho foi realizado pelos alunos da 3ª série B da profª Rosângela, Escola Municipal Carlos Murion, como avaliação final do PROJETO LIXO : Uma.
O que é Lixo??? Essa é uma pergunta que atualmente pode ter respostas diferentes. A princípio lixo é tudo aquilo que é descartado, que não é mais utilizado.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
XXV ENCONTRO DE JOVENS PESQUISADORES
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Base Nacional Comum Curricular
Projeto: De onde vem o alface?
Paulo Vinícius Rampinelli
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO EDUCACIONAL
EXPLOSÃO DE SONS NA NATUREZA E NA RECICLAGEM
Centro Educacional Usinas ou estação de reciclagens: Como funciona? São auto-sustentáveis? Gera renda? Grupo: Hilary nº 7 Maria E. Borges nº20 Maria.
FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E ENGENHARIA– FEBRACE
JARDIM DAS DESCOBERTAS
Desequilíbrio ambiental
Projeto Praça COC Escola: Cognus COC Araras Cidade: Araras
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
A TRAJETÓRIA DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL
Programa municipal de coleta Seletiva
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Jovens Empreendedores
Simpósio sobre Resíduos Sólidos na USP
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Transposição Didática
Tema: Desenvolvimento Sustentável. Professora:Pamela.
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Administração de Energia
1ª Reunião de Pais 9º ano
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos.
Tudo que Aprendemos Juntos
OFICINA DE BRINQUEDOS.
Currículos e Programas
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO EM CONCRETO NÃO ESTRUTURAL Tiago Aparecido de Oliveira, Ródney Silvério Costa Junior, Rafael Marçal.
Desapegue 2018.
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
Estagio Supervisionado em Docência
Composteiras em madeira e tela Composteira de apartamento
Análise do livro didático de Martha Reis Discentes: Abmael Furtado Oliveira Ariene Trindade Frank Aguiar Maria Luiza Zampieri Dominguez Fonte:
FUNDAMENTOS PARA O CUIDAR São Luís - MA Instituto Florence de Ensino Superior AUTORES: Ana Cleudes Alves dos Santos Elciene Jessyka Nascimento Santos Liziene.
Carta da Qualidade Ambiental Urbana: questões técnicas no cruzamento digital das cartas de uso e de cobertura da terra na parte superior da bacia do rio.
Lixo – uma História Antiga... Por causa da industrialização, do aumento da população e da febre de consumo que impera no mundo, estamos transformando.
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
REFERêNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
NORMATIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA A AP1
RECICLAGEM. O QUE É RECICLAGEM Reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo produto igual ou.
Projeto Pedagógico (PP) e os Novos Currículos como ação emancipatória e edificante do processo de ensino-aprendizagem nas escolas do Território Maranhense.
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Conscientização das crianças na reciclagem Alessandra de Lima Leide Nascimento de Matos Letícia de Oliveira Silva Ramos Maria Inês Mourão Paixão Raquel Rodrigues Silvério Vilela Stefane Adriene Morais Faria

Introdução A educação ambiental é uma questão bem estabelecida que enfatiza a relação dos homens com o ambiente natural, as formas de conservá-lo, preservá-lo e de administrar seus recursos adequadamente (NARCIZO, 2009. p. 2 apud UNESCO, 2005. p.44). Esse projeto tem como objetivo demonstrar às crianças a diferença entre o lixo reciclável e o não reciclável, com isto pode ser construído uma mente consciente sobre a necessidade de se reciclar e cuidar do nosso planeta.

Referencial Teórico Após muitos anos de debates, a educação tradicional absorveu a questão ambiental e trouxe para a grade curricular atual, a adoção de novas práticas didáticas, utilizando novas ferramentas pedagógicas para sensibilizar o estudante e preparando-o para a construção de uma sociedade melhor e adaptada aos preceitos da sustentabilidade, significando uma maior atenção aos currículos escolares. As características dos resíduos sólidos domiciliares podem variar em função de aspectos sociais, econômicos, culturais, geográficos e climáticos, ou seja, os mesmos fatores que também diferenciam as comunidades entre si e as próprias cidades (SCHALCH et al. 2001).

Objetivos O Objetivo deste projeto consiste em conscientizar as crianças de que qualquer ser humano é um produtor de lixo. Criar nas crianças uma percepção de que sua família e amigos também produzem lixo. Mostrar às crianças que os resíduos gerados em suas casas são passíveis de reciclagem e mostrar as crianças que esse lixo pode ser transformado em brinquedos e jogos.

Metodologia O projeto foi realizado no Instituto de Educação Pingo de Ouro, localizada na cidade de Piumhi – MG, com alunos do segundo período da educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental, com idades entre 4 a 6 anos. Inicialmente foi discutido com as crianças o que é o resíduo, levando ao conhecimento destas crianças que elas são geradoras de resíduos e convidamos todas para visualizar os cestos de lixos. Após a visualização foi pedido que elas anotassem todas as duvidas com ajuda de um adulto e também anotassem quais os tipos de lixos elas produzem em casa. Depois da entrega das anotações, nós trabalhamos temas como, reciclagem e coleta seletiva.

Para melhor compreensão das crianças, sobre a coleta seletiva, foi desenvolvido um jogo que intitulamos “LIMPANDO A SUA ESCOLA”, cujo objetivo é ensinar as crianças a como separar do lixo reciclável do lixo não reciclável. A meta deste jogo é que a criança pegue os papeis que estão sobre a sua mesa, com as descrições (plástico, papel, metal, vidro, resto de alimento, papel higiênico) e levar até os coletores de lixo, cada um em seu devido lugar. Os coletores utilizados foram dois recipientes de 25 litros, um com a descrição reciclável e o outro com a descrição não reciclável. Depois foi feita uma enquete verbal, para ter uma noção de quanto as crianças tinham aprendido sobre a reciclagem.

Os resultados Os resultados colhidos no projeto nós mostra que os alunos sempre se mostraram muito interessados e também interagiram mostrando todas as suas dúvidas e relatando cada acontecimento vistos por eles durante toda a aula. Durante a enquete verbal, os alunos informaram que não acreditavam que eles, suas famílias e amigos são geradores de lixo, que isso os preocupava muito. Com os dados obtidos no relatório que trouxeram de casa, montamos um cartaz com os nomes dos materiais que mais apareceram, e na frente de cada um colocamos se eram ou não recicláveis.

Um cartaz foi montado com a ajuda de todos os alunos Um cartaz foi montado com a ajuda de todos os alunos. Durante a aplicação do jogo ocorreu um grande envolvimento de todos os alunos e verificamos que a maioria das crianças acertou grande parte das papeis nos cestos. O que demonstra que entenderam as diferenças de reciclável e não reciclável. E com os materiais que as crianças trouxeram de casa confeccionamos dominó com caixinhas de leite, vai e vem com garrafa pet, cortinas também com garrafa pet e uma casinha para as crianças brincarem feita totalmente de caixinhas de leite

Considerações finais Podemos concluir, com este projeto, que a educação ambiental com foco direcionado para reciclagem é eficaz e de fácil aplicação com crianças, que ensinar artesanato para elas é uma forma de incentivar tanto a reciclagem quanto a inclusão da família nas atividades escolares e de recreação destas crianças, visando a prática diária de reutilização dos resíduos sólidos em suas casas. Nota-se também que as práticas ecológicas na qual nos referimos, não se tratam de invenções, mas sim de fatos que acontecem no cotidiano de cada uma delas.

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget