Assessoria de Imprensa História

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Advertisements

Palestrante: Maria Luiza Borges Editora-executiva
A organização e o jornalista
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Assessoria de Imprensa História
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
O que é Assessoria de Imprensa
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Assessoria de Imprensa
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
ATIVIDADE A Della Nina Assessoria começou o atendimento da Delikad em outubro de A partir desse momento foram desenvolvidas algumas ações, tais.
O DESAFIO SEREMOS LÍDERES EM ESPORTES NA INTERNET E JÁ COMEÇAMOS A ESCREVER ESSA HISTÓRIA...
OFICINA TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DE PROGRAMAS RADIOFÔNICOS PROGRAMAS RADIOFÔNICOS.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
LANÇAMENTO 24 de setembro. ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO.
Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Prof. Dr. Wellington Ribeiro Justo.
Administração das comunicações A Força da Comunicação Frank M. Corrado.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
FATEC – Americana Diagnóstico e solução de problemas em TI
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
OBJETIVO SOBRE ESSE MATERIAL
O que seria o símbolo? É o logo?
Título da apresentação
Prof CHUPA ESSA MANGA !!!.
GERENCIAMENTO DE CRISES COM A OPINIÃO PÚBLICA
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
Ações comemorativas Março/17 a Março/18
ESCOLA TÉCNICA MODELO DE TRABALHO COMO FAZER
BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
Leitura e Documentação
É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de.
I Curso Acerj de Jornalismo Esportivo
Diretrizes Apresentação formal por agência
Administrando a Comunicação de Marketing
Kit de ferramentas de Advocacy
TIME NACIONAL DE COMUNICAÇÃO
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
Introdução a Educação a Distância
NÚCLEO TEMÁTICO PROCESSOS E PRODUTOS JORNALÍSTICOS E DE PRODUÇÃO DE CONTEUDOS PARA TELEVISÃO.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Comunique-se, relacione-se, fique por dentro, participe!
Kit de ferramentas de Advocacy
HOUSE ORGAN.
XIX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFÍCA
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
OS DONOS DA MÍDIA NO BRASIL
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo.
Código de Ética – Regimento Interno Participantes:
LINKS PATROCINADOS NO GOOGLE ADWORDS E O MERCADO E-COMMERCE
Ferramentas de comunicação
Profs. Mozahir Salomão Bruck Ronaldo Martins
Aluno: Olívia Pessoa,Eliézer Silva, Tiffany Mello.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
Comunicação nas Organizações
Mídia, Mídia Digital e Pós Mídia Digital
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
OBJETIVO SOBRE ESSE MATERIAL
GESTÃO DE CARTEIRA CRÉDITO PF E PJ
O que é Comunicação?.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
Gerente Trainee “Prevenção de Perdas”. OBJETIVO PROJETO Identificar e desenvolver talentos para “Banco” de Sucessão para cargo de Sub Gerente.
Caso Pirelli Ketchum Estratégia.
.
Transcrição da apresentação:

Assessoria de Imprensa História Ivy Lee – 1906 – Jonh Rockfeller Tolerância aos acidentes e problemas de grande repercussão Relações Públicas = A.I.

Assessoria de Imprensa História No Brasil Anos 1980 – fim da ditadura – processo de redemocratização Empresas – portas abertas = Rhodia Debate público – se dá na mídia = Rádio, TV, Jornal, Internet

Assessoria de Imprensa Definição Serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio freqüente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral = Jornais diários; revistas semanais, revistas, rádio, agências, sites, portais e TV

Objetivos da AI A assessoria de imprensa visa: Criar relações com os meios de comunicação, tornando-se fonte de informação. Fazer com que a instituição assessorada seja pauta na imprensa Capacitar o assessorado e outras fontes de informação institucionais a entender e lidar com a imprensa.

Assessoria de Comunicação Responsável pela elaboração e aplicação da política de comunicação da instituição Prima pela integração: RP PP Marketing Imprensa

Assessoria de Imprensa criar um plano de comunicação; compreensão da sociedade do papel da organização; imagem comprometida com os seus públicos; criar canais de comunicação internos e externos; interesse público e material jornalístico; -

Assessoria de Imprensa relação de confiança; - avaliar freqüentemente a equipe de comunicação; mensurar os resultados das ações; - preparar as fontes de imprensa

O assessor de imprensa facilitar a relação entre o seu cliente e os formadores de opinião Nas relações assessoror-imprensa-cliente o que vale é a credibilidade baseada na ética informação com alto potencial de se transformar em notícia.

O assessor de imprensa orientar seu assessorado sobre o que pode ser notícia, o que interessa aos veículos e à sociedade - o que deve, ou não, ser divulgado. sua credibilidade depende de um bom relacionamento com os jornalistas - transparência e postura de colaboração

Alguns serviços da AI elaboração de releases, sugestões de pauta e press-kits; relacionamento formal e informal com os pauteiros, repórteres e editores da mídia; acompanhamento de entrevistas de suas fontes; organização de coletivas; edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos; preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos;

Alguns serviços da AI organização do mailling de jornalistas; clipping de notícias (impressos, Internet e eletrônicos) arquivo do material jornalístico participação na definição de estratégias de comunicação.

Release Texto elaborado pelo assessor de imprensa que sai da Assessoria e é encaminhado para os vários profissionais da imprensa

Release O que é notícia? Coisa nova – novidade Interesse público Conhecer a instituição é fundamental para estabelecer o que é e o que não é notícia

Release O texto Título que chame a atenção Um leade – Q.Q.Q.O.Pq? Objetividade Clareza Concisão Padrão – tamanho da fonte, espaçamento

Release O lead 4 ou 5 linhas Deve conter as principais informações do texto Segurar o leitor até o final do texto Todo o release - numa única página – 25 a 30 linhas Revisão Manual de redação

Mailling Lista de endereços Banco de dados no qual são armazenadas informações de um grupo de destinatários e que permite o envio de material para clientes

Mailling Lista de endereços Delimitar a área – município – estado – região Selecionar os tipos de veículos Definir para quem mandar o release/material – escolha o editor e o repórter da editoria Organize em planilha excel

Mailling Lista de endereços Cole o release no corpo do e-mail – não mandar como anexo Mande com cópia oculta

Bibliografia Fenaj – Manual de Assessoria de Comunicação – Imprensa 2007 4ª Edição Manual prático de assessoria de Imprensa – Claudia Carvalho e Léa Maria Aarão Reis – Campus – RJ, 2009.