Assessoria de Imprensa História Ivy Lee – 1906 – Jonh Rockfeller Tolerância aos acidentes e problemas de grande repercussão Relações Públicas = A.I.
Assessoria de Imprensa História No Brasil Anos 1980 – fim da ditadura – processo de redemocratização Empresas – portas abertas = Rhodia Debate público – se dá na mídia = Rádio, TV, Jornal, Internet
Assessoria de Imprensa Definição Serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio freqüente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral = Jornais diários; revistas semanais, revistas, rádio, agências, sites, portais e TV
Objetivos da AI A assessoria de imprensa visa: Criar relações com os meios de comunicação, tornando-se fonte de informação. Fazer com que a instituição assessorada seja pauta na imprensa Capacitar o assessorado e outras fontes de informação institucionais a entender e lidar com a imprensa.
Assessoria de Comunicação Responsável pela elaboração e aplicação da política de comunicação da instituição Prima pela integração: RP PP Marketing Imprensa
Assessoria de Imprensa criar um plano de comunicação; compreensão da sociedade do papel da organização; imagem comprometida com os seus públicos; criar canais de comunicação internos e externos; interesse público e material jornalístico; -
Assessoria de Imprensa relação de confiança; - avaliar freqüentemente a equipe de comunicação; mensurar os resultados das ações; - preparar as fontes de imprensa
O assessor de imprensa facilitar a relação entre o seu cliente e os formadores de opinião Nas relações assessoror-imprensa-cliente o que vale é a credibilidade baseada na ética informação com alto potencial de se transformar em notícia.
O assessor de imprensa orientar seu assessorado sobre o que pode ser notícia, o que interessa aos veículos e à sociedade - o que deve, ou não, ser divulgado. sua credibilidade depende de um bom relacionamento com os jornalistas - transparência e postura de colaboração
Alguns serviços da AI elaboração de releases, sugestões de pauta e press-kits; relacionamento formal e informal com os pauteiros, repórteres e editores da mídia; acompanhamento de entrevistas de suas fontes; organização de coletivas; edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos; preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos;
Alguns serviços da AI organização do mailling de jornalistas; clipping de notícias (impressos, Internet e eletrônicos) arquivo do material jornalístico participação na definição de estratégias de comunicação.
Release Texto elaborado pelo assessor de imprensa que sai da Assessoria e é encaminhado para os vários profissionais da imprensa
Release O que é notícia? Coisa nova – novidade Interesse público Conhecer a instituição é fundamental para estabelecer o que é e o que não é notícia
Release O texto Título que chame a atenção Um leade – Q.Q.Q.O.Pq? Objetividade Clareza Concisão Padrão – tamanho da fonte, espaçamento
Release O lead 4 ou 5 linhas Deve conter as principais informações do texto Segurar o leitor até o final do texto Todo o release - numa única página – 25 a 30 linhas Revisão Manual de redação
Mailling Lista de endereços Banco de dados no qual são armazenadas informações de um grupo de destinatários e que permite o envio de material para clientes
Mailling Lista de endereços Delimitar a área – município – estado – região Selecionar os tipos de veículos Definir para quem mandar o release/material – escolha o editor e o repórter da editoria Organize em planilha excel
Mailling Lista de endereços Cole o release no corpo do e-mail – não mandar como anexo Mande com cópia oculta
Bibliografia Fenaj – Manual de Assessoria de Comunicação – Imprensa 2007 4ª Edição Manual prático de assessoria de Imprensa – Claudia Carvalho e Léa Maria Aarão Reis – Campus – RJ, 2009.