AULA 2.

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AULA 2

Negócios da Tecnologia da Informação: Objetivos deste tópico: Discutir as pressões corporativas e as reações que ocorrem na Era da Informação. Apresentar os objetivos do tópico.

Pressões: O ambiente empresarial na Era da Informação impõe pressões sobre as empresas. As organizações podem responder reativamente a uma pressão já existente, ou de modo proativo a uma pressão esperada. De modo mais claro, quais as pressões sobre as organizações no início deste século? Vamos a elas... Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

Pressões (cont.): Concorrência global A política mundial relativamente estável e a mudança no sentido da economias de alguns países criaram a base da economia global. As barreiras mais comuns foram quebradas e o lucro é ditado pelas vantagens competitivas entre os países. A Internet e os acordos comerciais foram fortes aliados ao crescimento dessa economia global. Alguns países: Rússia e China. Economia Global: Onde os negócios são menos afetados por barreias tradicionais (fronteiras, idioma, moeda ou política). Vantagens competitivas: Experiência em determinadas tecnologias e baixo custo de mão de obra. Internet: Amparada por uma grande rede de telecomunicações que liga computadores de todo o mundo. Acordos comerciais: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Canadá, USA e México), União Européia e a WTO – World Trade Organization).

Pressões (cont.): Necessidade de operações em tempo real; Atualmente as empresas não podem mais se dar ao luxo de ter “flutuação da informação”, assim como precisam utilizar as tecnologias de telecomunicações para a realização de operações financeiras para a tomada de decisão. Flutuação de informação: Intervalo de tempo entre uma operação comercial e a chegada da informação para os tomadores de decisão. As tecnologias permitem que este tempo seja reduzido a quase nenhum. Operações financeiras: Hoje o comércio eletrônico utiliza-se destas operações, e só tomam decisão de envio de produto após a confirmação do pagamento do mesmo.

Pressões (cont.): Mudança na força de trabalho; Hoje nas organizações pode-se notar um número crescente de mulheres, pais solteiros, estrangeiros, deficientes físicos, trabalhadores que preferem adiar a aposentadoria trabalhando nos mais diversos segmentos, isso torna ainda mais complexa a tarefa de administrar. A TI facilita a integração desses empregados.

Pressões (cont.): Orientação voltada para o cliente; Atualmente os clientes ficam mais exigentes à medida em que se interam da disponibilidade de produtos e serviços. As informações e conhecimentos sobre os produtos de concorrentes estão disponíveis. Os clientes exigem a cada dia informações mais detalhadas dos produtos. Produto de concorrentes: Faça uma pesquisa na internet sobre um determinado produto www.bondfaro.com.br ou www.buscape.com.br. Aponte os diferentes preços de cada produto e mostre as diferenças de informações fornecidas pelos vendedores. Detalhadas dos produtos: Querem saber sobre as garantias, a forma de financiamento e outros detalhes. E ainda querem isso imediatamente. Após a leitura do texto esquematizar com a classe um site que permita o cadastramento de fornecedores de produtos e serviços para a empresa e que a medida em que o sistema interno da empresa fosse apontando as necessidades, o banco de dados de fornecedores forneceria dados para o envio de e-mail (ou outras opções) diretamente para o fornecedor que através de um leilão reverso forneceria o produto ou serviço. Discutir os ganhos envolvidos neste processo.

Pressões (cont.): Novidades tecnológicas e obsolescência. Os clientes exigem das empresas melhores produtos e serviços, para isso, as empresas investem em tecnologia e quanto mais se busca a inovação, mais rápido se torna obsoleto a tecnologia de “ontem”. Melhores produtos e serviços: Os avanços da tecnologia permitem que os clientes conheçam as novidades mais rapidamente, obrigando as empresas a responder também rapidamente ou correm o risco de perder a fatia no mercado. Embora esse ciclo beneficie o consumidor, exige muito das empresas e tornam mais rápida a obsolescência dos produtos, ciclos de vida mais cursos e mais elevados custos para novos investimentos.

Pressões (cont.): Avalanche de Informações: Cada vez mais dados são coletados em todas as partes da empresa, da cidade e do mundo. Gerentes são verdadeiramente bombardeados com tantos dados para serem analisados, porém, nem tudo é relevante. Portanto, a acessibilidade, navegação e o gerenciamento das informações tornam-se mais críticos. Coletados: Informações sobre o mercado financeiro, informações de produção a cada segundo, produtos que estão com estoque baixo etc. Gerenciamento das Informações: Citar o exemplo de supermercados que se utilizam das compras efetuadas pelos clientes para determinar o perfil de cada um e assim permitir a elaboração de novas estratégias de venda e contato com os clientes.

Pressões (cont.): Responsabilidade social Regulamentações governamentais Questões éticas

Reações das Empresas: Sistemas Estratégicos As organizações buscam implementar sistemas que possam impactar positivamente suas operações, garantir seu sucesso ou a sua sobrevivência. Entretanto é comum as vantagens diminuírem com o tempo, fazendo assim com que essas mesmas empresas permaneçam sempre se atualizando.

Reações das Empresas (cont.): Foco no Cliente O aumento da força dos clientes e a concorrência força as empresas a olhar cada vez mais para os clientes. Dar ao cliente muito mais do que ele procura. Melhorias Contínuas Programas de qualidade como “Just in Time”, TQM (Total Quality Management), ISO 9000, 14000 etc.

Reações das Empresas (cont.): Reengenharia de processo de negócio Inovações organizacionais podem ser implementadas, envolvendo mudanças tecnológicas, humanas e processos. Delegando poderes Uma estratégia poderosa é fornecer poderes a funcionários para agir e tomar decisões e ainda buscar equipes que trabalhem de forma corporativa.

Reações das Empresas (cont.): Aliança entre empresas Algumas empresas se aliam até com concorrentes em busca de melhores condições mercadológicas. Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning – Sistemas Integrados de Gestão), apoiam estas alianças. Comércio eletrônico Atualmente giram anualmente US$ 100 bilhões anualmente, em 2030 estima-se que US$ 4 trilhões sejam movimentados (isso é 25 % da economia mundial).