Recrutamento Conjunto de técnicas e procedimentos para ATRAIR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma Estratégia para o 1º Emprego Proposta BEST. Projectos - III Job Passport Passaporte para a Vida Activa Num ambiente descontraído, pretende-se proporcionar.
Advertisements

FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Programa Aprendizagem. HUMANO DINÂMICA PARA INTEGRAÇÃO.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
Selecção de Pessoal Por Gonçalo Manuel Duarte Faria
PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
Introdução ao Comportamento Organizacional
AGENDA 1- O que ofereço: TREINAMENTOS CORPORATIVOS IN COMPANY e
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Convenção da Família Bonaparte Hotel Salinas – Maragogi
Recursos Humanos II Professora: Ana Paula Cossmann 4 período
Professora Ms. Mayara Abadia Contato:
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Avaliação de Desempenho Humano
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
METODOLOGIA DE PESQUISA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Docência Online: Funções e Competências do Professor
Planejamento de estratégias:
PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
A postura profissional é formada por aspectos como 
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Administração de Recursos Humanos
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Deficiência Visual e Seus Saberes Práticos
Márcia Figueiredo Consultor EAD
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
Benchmarking.
Descrição e Análise dos cargos
PLANEJAMENTO DE VENDAS
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
EEEM Profª Salomé Carvalho
Avaliação continuada.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
Aula 3.1.
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
Aula 3.2.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Recrutamento Conjunto de técnicas e procedimentos para ATRAIR
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
Planejamento Estratégico para Exportação
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Como Investigar um Acidente de Trabalho
Tema 6 Simons – Leverage of control
Planejamento de Recursos Humanos
Manuais Administrativos
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Administração de Carreira Varias opções de se mudar a carreira.
Nome ou título do caso Nome da Organização.
Orientação Profissisonal Entrevista inicial
PROJETO DE PESQUISA.
Construindo a intervenção psicossocial
Transcrição da apresentação:

Recrutamento Conjunto de técnicas e procedimentos para ATRAIR candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro de uma organização.

Métodos de Recrutamento Agências / Consultorias de RH; Divulgação em escolas; Sites corporativos; Divulgação em sites de RH; Banco de dados interno; Programa de indicação interna; Cartazes; Divulgação em jornais.

Estratégias de Recrutamento Vantagens Desvantagens Recrutamento Interno Divulgação de vagas para que os próprios funcionários se candidatem (Promoção Interna) Mais rápido; Maior segurança; Fonte de motivação interna; Perspectivas de crescimento para equipe; Conhecimento da Cultura Organizacional; Menor custo. Conflitos; Diminuição da criatividade e da inovação; Competição interna; Falta de qualificação técnica; Apadrinhamento. Recrutamento Externo Busca de candidatos no mercado Traz experiências novas; Renova e enriquece os recursos humanos; Profissionais mais atualizados / Qualificados; Visão dissociada da equipe; “Sangue novo” Mais demorado; Provoca desmotivação interna; Adaptação a cultura organzacional; Resistência da equipe; Maior custo. Recrutamento Misto Processo que envolve profissionais da empresa e candidatos no mercado.

Aula 2.2

O processo de recrutamento, diante de divulgações externas, gera subsídios para uma importante etapa do processo de seleção, a análise de currículos. De acordo com Chiavenato (2014, p. 106), o curriculum vitae (CV) funciona como catálogo, currículo ou portfólio do candidato.

idade – estado civil – endereço – cidade Modelo de Curriculo: DADOS PESSOAIS: Nome idade – estado civil – endereço – cidade telefones para contato (pelo menos 2) e-mail para contato

Modelo de Curriculo: OBJETIVO Destacar o cargo ou área desejada. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Destacar as experiências, as ferramentas, métodos, informática e idiomas conhecidos. ESCOLARIDADE OU FORMAÇÃO ACADÊMICA Curso / Instituição / ano de formação ou, se estudante, ano de término do curso. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Empresa / função / período em que trabalhou (mês de entrada e de saída). Obs.: As experiências profissionais devem ser colocadas da mais recente para a mais antiga. OUTROS CURSOS E ATIVIDADES Neste campo, destacar os principais cursos realizados. Identificar o curso, instituição, carga horária, ano de realização. Fonte: adaptado de Chiavenato (2014).

Como as empresas lidam com os currículos recebidos? Triagem: Nesta fase, são analisadas as qualificações gerais dos candidatos, sempre levando em consideração o perfil da vaga a ser preenchida. Após essas verificações, os candidatos que atendem ao perfil desejado pela empresa são convocados para a próxima etapa do processo de seleção

Seleção: Para Vieira (2012), a seleção consiste no processo sistêmico que tem por finalidade escolher, entre os candidatos recrutados, aquele que contemple o perfil traçado pela empresa para ocupar o cargo em questão.

Seleção: Na etapa de seleção, as entrevistas ganham papel de destaque, pois são as mais representativas no momento de escolha, além de estar entre as técnicas mais utilizadas. Apesar de serem muito utilizadas, apresentam pontos positivos e negativos.

Prós – permitem contato direto com o candidato, se pode conhecer as diferenças individuais e permite avaliar o comportamento e as reações. Contras – a subjetividade da técnica, que acaba dando margem para erros e variações. É difícil fazer comparações entre os candidatos e o entrevistador deve estar bem preparado, o que exige treinamento.

Os tipos mais utilizados de Entrevistas: Entrevista totalmente padronizada:  O roteiro é pré-estabelecido; busca respostas definidas e fechadas; perde profundidade e flexibilidade; assume variedade de formas: sim/não, verdadeiro/falso, múltipla escolha. Exemplo: Você já trabalhou em equipe? Sim ou não. Se sim, obteve bons resultados?  

Os tipos mais utilizados de Entrevistas: Entrevista padronizada apenas nas perguntas: As perguntas são previamente elaboradas; permite respostas abertas – as respostas do candidato são livres; o entrevistador se baseia numa listagem (checklist) de assuntos a questionar. Exemplos: Quais são suas habilidades e conhecimentos em relação à área em que atua? Quais foram seus trabalhos mais significativos ou de maior relevância?    

Os tipos mais utilizados de Entrevistas: Entrevista livre ou não diretiva: A entrevista é totalmente livre, não especifica perguntas nem respostas. As primeiras falas do entrevistador visam indicar sobre o tema que gostaria de ouvir a respeito. Exemplo: Eu gostaria de ouvir um pouco sobre você, seu trabalho atual, sua formação acadêmica, sua vida pessoal, enfim, conte-me um pouco da sua vida.  

Os tipos mais utilizados de Entrevistas: Entrevista por competência: De acordo com Rabaglio (2001), neste tipo de entrevista é feita a investigação do comportamento passado. As questões são planejadas com base no perfil de competência da função e da empresa; a entrevista é do tipo estruturada, já que há um planejamento de uma estrutura específica para cada processo seletivo; as perguntas são planejadas para obter respostas que tenham: contexto, ação e resultado. Estes aspectos devem ser identificados pois, do contrário, não se tem como avaliar se a competência é válida.  

Dicas de como consuzir uma entrevista (Milioni, 2012) Prepare um esquema de desenvolvimento, como vai iniciar, conduzir e concluir a entrevista. Estabeleça uma distribuição de tempo para cada área ou assunto. Todos sabem que as pessoas mantêm o foco durante certo tempo. Entrevistas muito demoradas oferecem o risco de perder-se nos temas e esgotar o candidato.

Dicas de como consuzir uma entrevista (Milioni, 2012) Elabore perguntas cujas respostas sejam analíticas e descritivas. Essas respostas oferecem maior riqueza de informações e é bem diferente de um sim ou não. Fale apenas o suficiente. Essa hora é mais para ouvir o candidato. Não caminhe em círculos. Ir e voltar nas mesmas questões apenas confunde e gera perda de energia.

Dinâmicas de grupo: As dinâmicas são técnicas lúdicas que visam colher dados comportamentais, potencialidades e dificuldades dos candidatos. Têm por objetivo identificar como as pessoas se comportam em grupo, além de ganhar tempo, uma vez que o número de candidatos interessados é geralmente mais alto do que o número de vagas oferecidas.

Dinâmicas de grupo: O número de candidatos por dinâmica varia entre 10 e 15 pessoas, Um número excessivo de candidatos para poucos avaliadores prejudica a acurácia do processo. Para conduzir as dinâmicas de grupo é necessária uma experiência prévia do facilitador com domínio das técnicas e sensibilidade para observar os comportamentos, características de personalidade, valores, formas de relacionamento, grau de maturidade e, dessa forma, comparar com as expectativas que se tem do escolhido para ocupar o cargo.

Dinâmicas de grupo: No processo da dinâmica, o objetivo não se trata de ter um ganhador ou perdedor, mas sim observar como os candidatos participam e interagem, demonstrando suas competências e habilidades a partir da resolução da situação apresentada.

Dinâmicas de grupo: No processo da dinâmica, o objetivo não se trata de ter um ganhador ou perdedor, mas sim observar como os candidatos participam e interagem, demonstrando suas competências e habilidades a partir da resolução da situação apresentada.