ENTREVISTA Profa. Gabriela R. Zinn.

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Transcrição da apresentação:

ENTREVISTA Profa. Gabriela R. Zinn

ENTREVISTA Estabelecimento de contato Coleta de dados? Estabelecimento de contato Desenvolvimento de relacionamento interpessoal Levantamento de dados importantes Quando ela acontece?

“Sempre seremos principiantes” ENTREVISTA “Sempre seremos principiantes” ATENÇÃO: Com as palavras e com o corpo: Apenas 7% dos pensamentos são expressos em palavras; 38% por sinais paralingüísticos (entonação, velocidade, etc.) e 55% pelos sinais do corpo Com os valores Com a imposição de autoridade: “Relacionar-se não é sobrepor-se nem subjulgar-se. É caminhar lado a lado”

Técnicas que facilitam o processo de comunicação verbal Expressão da mensagem: Permanecer em silêncio; Verbalizar aceitação; Repetir as últimas palavras ditas pela pessoa; Ouvir reflexivamente / escuta ativa; Verbalizar interesse; Clarificação da mensagem: Estimular comparações; Devolver as perguntas feitas; Solicitar esclarecimento de termos incomuns; Validação da mensagem: Repetir a mensagem dita; Pedir à pessoa para repetir o que foi dito

Comunicação não-verbal Paralinguagem: qualquer som produzido pelo aparelho fonador que não faça parte do sistema sonoro da língua usada. Cinésica: linguagem do corpo / movimentos. Proxêmica: é o uso que o homem faz do espaço. Tacêsica: é tudo que envolve a comunicação tátil. Características físicas: a própria forma e a aparência do corpo.

Fechamento da entrevista: FASES DA ENTREVISTA Introdução: Apresentações Contextualização da interação Corpo da Entrevista: O que devemos perguntar? Utilizar ou não formulário de anotações? Fechamento da entrevista: Sinalizar e dar oportunidade para outras informações Devolver a compreensão dos dados significativos Esclarecer dúvidas

FATORES QUE INFLUENCIAM A ENTREVISTA Habilidade técnica / Conhecimento Crenças e Valores Habilidade de relacionamento interpessoal Ambiente interno Ambiente externo

ABORDAGEM PSICOSSOCIAL Habilidades requeridas: Empatia: capacidade de uma pessoa se colocar no lugar da outra, podendo ou não experimentar os mesmos sentimentos dela, transmitindo esse entendimento de forma adequada. Habilidade de analisar conteúdos Capacidade de identificar os elementos apreendidos Os elementos apreendidos e constituídos podem ser: Reaprendidos Re-significados Modificados Existem perguntas relevantes?

ABORDAGEM PSICOSSOCIAL Resultados possíveis: Perpetuação, diminuição ou supressão do hábito / problema considerado desviante Investimentos no auto-cuidado Mobilização do auto-conceito Ampliação dos investimentos interativos

Lembrar que: Deve fazer parte da entrevista apenas questionamentos que contribuirão para o esclarecimento da situação apresentada pelo paciente ou que servirão como base para intervenções. Realizar perguntas apenas para satisfazer a curiosidade pessoal do profissional é “invasão de privacidade”.