A Campanha Nacional pelo Direito à Educação: estratégias de luta

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação: estratégias de luta
Advertisements

Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
XXIV Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação/RS
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
DEMOCRACIA E PODER LOCAL: A CIDADE COMO LUGAR PRIMEIRO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA CRISTIAN OLIVEIRA IRMES VILSON TRINDADE MONTEIRO.
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Orientações Gerais sobre Conferência. O que é uma Conferência? Uma Conferência de determinada Política Pública tem o objetivo de verificar como está o.
PRINCÍPIOS DO NOVO MODELO DO ENSINO MÉDIO POSICIONAMENTO CONSED Brasília, 03 de março de 2016.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS Plano Estadual de Saúde de Goiás /
Articulação com a Secretaria Municipal de Educação Funções e atribuições do Conselho Municipal de Educação.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Entrelaçando Ensino Médio e Ensino Superior. “Nós temos olhos que se abrem para dentro, esses que usamos para ver os sonhos” Mia Couto.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
INDICADORES EDUCACIONAIS
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2º semestre de 2016 FEUSP
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Aula 8: Plano Nacional de Educação
A REFORMA TRABALHISTA E O NEGOCIADO SOBRE O LEGISLADO: uma análise institucional do ministério público do trabalho Renan Bernardi Kalil Procurador do.
Relacionamento entre o CNAQ e as DPCTESTP
Atividade 7 - Estado e Governo
INSTRUÇÃO NORMATIVA MP/CGU Nº 01
Desafios do próximo PNE
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
Função, competências e responsabilidades de Conselheiros de RPPS
Benefícios de se tornar empresário Abril/2017.
O financiamento do PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Reforma do Ensino Médio
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Sessão 2: Mesa-redonda O desafio da formação de recursos humanos para a realidade da demanda do desenvolvimento brasileiro Antonio Simões Silva Coordenador.
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Relatório de Autoavaliação Institucional
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
É INÚTIL (QUASE INÚTIL?) TENTAR MUDAR A ESCOLA SEM, AO MESMO TEMPO, AGIR PARA MUDAR A SOCIEDADE! UMA SOCIEDADE ORGANIZADA PARA O BEM DE TODOS NÃO TERÁ.
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
SINAES ENADE.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
A Importância do Trabalho em Equipe na Proteção Social Básica
30anos CENPEC.
70ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação
Plano Nacional de Educação: Perspectivas e Desafios
Plano Nacional de Educação
Organização do Estado Democrático: A Nossa Democracia
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Movimentos Sociais Rurais na Globalização
O que é? O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas e que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente.
Avaliar desempenho de servidores
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Remuneração dos docentes em exercício na educação básica: um pareamento das bases de dados do Censo Escolar e da RAIS Brasília-DF | Junho 2017.
Avaliar desempenho de servidores
[Curso] Financiamento da educação no PNE
Monitoramento participativo dos planos de educação
Economia, política e valorização dos profissionais da Educação
Desenvolvimento sustentável para MPE
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
Encontros 2018 GT de Formação Continuada O QUE NÓS EM REGIME DE COLABORAÇÃO GOSTARÍAMOS DE ENTREGAR PARA O SECRETÁRIO(A) DE EDUCAÇÃO NO ANO QUE VEM? Novembro.
Auditoria da Dívida Pública Brasileira
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva
Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Transcrição da apresentação:

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação: estratégias de luta Daniel Cara Coordenador Geral Campanha Nacional pelo Direito à Educação XII ENJEA, Salvador - Bahia

O que é a Campanha? Rede, com mais de 200 entidades; 22 Comitês Regionais / representantes: falta AC, AM, RO, RR, GO; Principais conquistas: Fundeb (Prêmio Darcy Ribeiro), CAQi, Incidência na Coneb-Conae, Amicus Curiae em defesa do Piso; Novas pautas: PNE II e Rede Lusófona pelo Direito à Educação (ReLus).

Articulação Internacional Fundadora da Campanha Global pela Educação, dirigente entre 2007-2011; Fundadora da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (Clade), dirigente desde 2009; Articuladora da ReLus.

Missão Consagrar o direito à educação pública de qualidade para todos e todas. Por meio do/da: Financiamento adequado da educação Valorização dos profissionais da educação Gestão democrática

Referências constitucionais: Educação é um direito humano e é o primeiro direito social (CF/88 - Art. 6); A missão da educação é garantir o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (CF/88 - Art. 205) ;

Referências constitucionais: A educação deve ser consagrada com base nos seguintes princípios (CF/88 – Art. 206): I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; VII - garantia de padrão de qualidade.

Estratégias Produção de conhecimento (construção de posição política, qualificação dos argumentos) Articulação Institucional (reunir atores em torno da pauta política) Mobilização social (estabelecer legitimidade social)

Estratégias Comunicação (trocar informações na rede e pautar opinião pública) Pressão sobre autoridades (negociar e exigir o compromisso das autoridades públicas) Exigibilidade (ir à justiça para exigir ou defender o respeito às leis educacionais)

Aprendizados Pluralidade do Comitê Diretivo garante legitimidade política da Rede; A Rede só caminha por meio de relações de confiança; Mais importante que ocupar espaços políticos é dar respostas rápidas e qualificadas ao Poder Público e para a opinião pública;

Aprendizados Instituição da Coordenação Geral como representação política das deliberações do Comitê Diretivo distenciona posicionamentos; A Coordenação Geral representa o consenso e a posição conjunta da Rede, mas a deliberação é do Comitê Diretivo; A negociação política se dá com todos os atores sociais e partidários;

Caso PNE Posicionamento público: E educação não pode esperar (7/dez); Primeira leitura do PL 8035/2010 (15/dez – 3 horas após divulgação); 86 emendas (7/fev);

Caso PNE Posicionamento público contra Comissão Especial; Acordo Campanha-MEC sobre tramitação (março); 101 emendas (junho); Participação nas audiências públicas (abril-agosto);

Caso PNE Nota Técnica “Por que 7% do PIB é pouco?) (agosto) Nota Técnica “Como financiar 10% do PIB para a educação pública” (setembro)

Diferenças, por categorias Campanha (R$) (A) MEC (R$) (B) Diferença (A-B) Educação Infantil 23.656.775.160,00 9.683.635.930,00 13.973.139.230,00 Ensino Médio 3.643.905.000,00 - Educação Especial 3.589.867.120,00 Educação em Tempo Integral 23.964.400.000,00 3.766.240.130,06 20.198.159.869,94 EJA 21.256.661.768,20 Educação Profissionalizante 5.927.954.879,12 4.456.014.000,00 1.471.940.879,12 Educação superior 45.266.181.400,00 15.203.801.874,83 30.062.379.525,17 Formação docente 9.258.894.000,00 923.023.365,76 8.335.870.634,24 Remuneração docente* 16.932.959.061,66 27.025.805.706,30 -10.092.846.644,64 Padrão mínimo de qualidade - Norte e Nordeste 16.333.002.644,91 TOTAL 169.830.601.033,89 61.058.521.006,95 108.772.080.026,94

Maior participação da União Fonte: CDES, 2010 – Elaboração Luiz Araújo.

União investe pouco em educação Fonte: Inep, 2009 - Elaboração Luiz Araújo.

Tributar grandes fortunas Distribuição da carga tributária estimada por famílias em proporção da renda mensal. Fonte: Ipea, 2010.

Investir em educação colabora com a quebra do ciclo de desigualdade Fonte: Ipea, 2011.

Quais medidas tomar para os 10,403% do PIB Destinar 50% dos royalties de produção energética para a educação; Elevar para 20% a participação da União na complementação ao Fundeb; Estabelecer que 5% dos dividendos do governo federal auferidos via lucro das estatais seja destinado para a educação; Regulamentar o imposto sobre grandes fortunas, destinando 18% destes recursos para a educação.

Contatos Campanha Nacional pelo Direito à Educação http://www.campanha.org.br Email: coordenacao@campanhaeducacao.org,br Twitter: @camp_educacao